• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
10/12/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Famtrip Lusanova: Maurícia by Bestravel Cascais

    Lusanova lança campanha “Neste Natal, ofereça uma praia exótica”

    Barceló inaugura hotel 5 estrelas no centro histórico do Funchal

    Barceló Hotel Group é “Melhor Empresa Gestora de Hotéis do Mundo”

    Agências de viagens parceiras da Travelport passam a ter conteúdo expandido da easyJet

    easyJet com mais de 11 mil voos de e para Portugal no inverno 2026

    Emirates começa a voar diariamente para Tunes

    Solférias volta a apostar na Tunísia no verão de 2026

    APAVT 2023: “Precisamos de consolidar uma estrutura que torne a TAP estruturalmente rentável e sustentável para sempre”

    TAP não garante processo de privatização concluído em 2026 e “perímetro” de negociação é do Governo

    Tivoli Coimbra reabre em abril 2026 após renovação total

    RIU Hotels & Resorts inaugura sexto hotel em Cancún

    RIU Hotels & Resorts inaugura sexto hotel em Cancún

    BTL desafia… Anabela Almeida, da Consolidador.com

    Consolidador.com vence prémio “World’s Best Airline Consolidator 2025″

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política

    Paris volta a ser destino preferido dos portugueses na época mais mágica do ano

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Um terço dos portugueses encontrou o amor numa viagem

    Barómetro IPDT: Níveis de confiança mantêm-se no 2º valor mais elevado de sempre no 4º trimestre

    Eurofirms: Natal impulsiona o turismo no Centro do país

    Eurofirms: Natal impulsiona o turismo no Centro do país

    Presidente da ANAV  integra nova direção da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas

    ANAV expectante em relação ao anúncio do fim da dupla tributação em sede de IVA

    WOTELS: “Queremos afirmar-nos como o maior grupo híbrido nacional”

    WOTELS: “Queremos afirmar-nos como o maior grupo híbrido nacional”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Madeira reconhecida mais uma vez como Melhor Destino Insular do Mundo

    Lisboa eleita Melhor Cidade Património Mundial pela primeira vez

    Lisboa eleita Melhor Destino MICE da Europa

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências

    Brunch de Natal no InterContinental Porto regressa todos os fins-de-semana de dezembro

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Famtrip Lusanova: Maurícia by Bestravel Cascais

    Lusanova lança campanha “Neste Natal, ofereça uma praia exótica”

    Barceló inaugura hotel 5 estrelas no centro histórico do Funchal

    Barceló Hotel Group é “Melhor Empresa Gestora de Hotéis do Mundo”

    Agências de viagens parceiras da Travelport passam a ter conteúdo expandido da easyJet

    easyJet com mais de 11 mil voos de e para Portugal no inverno 2026

    Emirates começa a voar diariamente para Tunes

    Solférias volta a apostar na Tunísia no verão de 2026

    APAVT 2023: “Precisamos de consolidar uma estrutura que torne a TAP estruturalmente rentável e sustentável para sempre”

    TAP não garante processo de privatização concluído em 2026 e “perímetro” de negociação é do Governo

    Tivoli Coimbra reabre em abril 2026 após renovação total

    RIU Hotels & Resorts inaugura sexto hotel em Cancún

    RIU Hotels & Resorts inaugura sexto hotel em Cancún

    BTL desafia… Anabela Almeida, da Consolidador.com

    Consolidador.com vence prémio “World’s Best Airline Consolidator 2025″

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política

    Paris volta a ser destino preferido dos portugueses na época mais mágica do ano

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Um terço dos portugueses encontrou o amor numa viagem

    Barómetro IPDT: Níveis de confiança mantêm-se no 2º valor mais elevado de sempre no 4º trimestre

    Eurofirms: Natal impulsiona o turismo no Centro do país

    Eurofirms: Natal impulsiona o turismo no Centro do país

    Presidente da ANAV  integra nova direção da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas

    ANAV expectante em relação ao anúncio do fim da dupla tributação em sede de IVA

    WOTELS: “Queremos afirmar-nos como o maior grupo híbrido nacional”

    WOTELS: “Queremos afirmar-nos como o maior grupo híbrido nacional”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Madeira reconhecida mais uma vez como Melhor Destino Insular do Mundo

    Lisboa eleita Melhor Cidade Património Mundial pela primeira vez

    Lisboa eleita Melhor Destino MICE da Europa

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências

    Brunch de Natal no InterContinental Porto regressa todos os fins-de-semana de dezembro

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Biosphere (III): “Sustentabilidade não é um extra, é gestão estratégica com impacto”

A CEO e cofundadora da Biosphere Portugal, Patrícia Araújo, esteve à conversa com a Ambitur e conta-nos de que forma a empresa que lidera procura fazer a diferença no setor turístico.

08/09/2025
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas, Home
Tempo de leitura: 7 minutos
Home Advisor Entrevistas
0
PARTILHAS
71
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A CEO e cofundadora da Biosphere Portugal, Patrícia Araújo, esteve à conversa com a Ambitur e conta-nos de que forma a empresa que lidera procura fazer a diferença no setor turístico. Desde 2010 que a Biosphere Portugal ajuda a fazer do turismo um setor que respeita, educa e cuida, garante a empresária. Olhando para trás, admite que o maior desafio terá sido despertar nos players do setor uma verdadeira consciência sobre o valor estratégico da sustentabilidade. E assume que “cada passo dado está a semear algo maior, mas sobretudo melhor”. Leia aqui a 3ª e última parte desta Grande Entrevista, que pode ser lida na íntegra na nossa edição 353.

Que tendências emergentes vê no turismo sustentável para os próximos anos?

Além do contexto real de incerteza, que se vai manter e é nele que temos de aprender a navegar, vejo várias tendências a consolidarem-se, mas há três que, no curto e médio prazo, acredito que vão marcar fortemente o setor. A Digitalização da gestão da sustentabilidade. Não é só o marketing do turismo que está a digitalizar-se – é também a gestão interna da sustentabilidade. Cada vez mais, as empresas e os destinos vão ter que usar plataformas e ferramentas digitais para monitorizar os seus indicadores ambientais, sociais e económicos em tempo real. Isso permite uma gestão mais eficaz e transparente, e uma comunicação mais credível para quem visita e para quem investe. Os tempos em que a sustentabilidade se baseava apenas em boas intenções e relatórios anuais estão a acabar – hoje é preciso dados, dashboards e decisões baseadas em evidência. Depois a Personalização da experiência turística com impacto positivo, o viajante do futuro (e já de hoje) procura mais do que experiências passivas. Quer participar, quer aprender, quer deixar um contributo positivo nos lugares por onde passa. Isto vai obrigar os destinos e operadores a repensar de forma dinâmica os seus produtos turísticos, mais contacto com a comunidade local, mais envolvimento em causas ambientais e sociais. O turista quer sentir-se parte do ecossistema social e natural e não apenas um visitante passageiro. Esta tendência obriga a um redesenho das experiências turísticas e a uma nova narrativa de comunicação, criará mais pressão sobre as empresas, mais desgaste numa procura constantes por inovação e design de serviço. Finalmente a terceira tendência em afirmação e intimamente ligada com as anteriores, o aumento da procura por destinos com políticas de sustentabilidade verificadas e sentidas.

Os tempos em que a sustentabilidade se baseava apenas em boas intenções e relatórios anuais estão a acabar – hoje é preciso dados, dashboards e decisões baseadas em evidência.

A consciência dos consumidores e dos investidores está a subir. Já não basta ter um selo ou uma menção à sustentabilidade num site. O público quer perceber o que está realmente a ser feito, sentir que a sustentabilidade tem expressão prática e impacto local. Os Destinos que não integrarem a sustentabilidade na sua governação e que não demonstrem resultados concretos vão perder competitividade, quer no mercado turístico, quer na captação de investimentos. Esta pressão vem dos consumidores mais informados e exigentes, mas também dos investidores institucionais e privados, que cada vez mais integram critérios ESG nas suas decisões. Estas tendências não me parece que sejam modas passageiras. São sinais claros de mudança estrutural neste setor, mas também nos outros setores económicos se sente esta mudança, por isso digo que não é apenas uma moda. E quem não se começar a preparar agora, corre o risco de ficar fora dos mercados mais dinâmicos e conscientes.

Que papel acha que a tecnologia pode desempenhar na promoção do turismo sustentável?

Confesso que não sou especialista em tecnologia nem em ferramentas digitais, mas hoje já não consigo imaginar o nosso trabalho sem elas. A tecnologia tornou-se um aliado absolutamente central para quem quer gerir a sustentabilidade de forma séria e consistente.

Em primeiro lugar, permite-nos aceder a dados e informação de forma rápida. Depois medir e monitorizar. Antes, muitas destas questões baseavam-se em perceções ou boas práticas pouco documentadas. Agora temos dashboards que nos mostram, em tempo real, o consumo de recursos, o envolvimento das comunidades, ou o impacto económico local. Esta capacidade de ter dados fiáveis e atualizados transforma completamente a forma como podemos tomar decisões e orientar a estratégia.

Depois, a tecnologia ajuda-nos a analisar melhor esses dados. Se inteligência artificial, por exemplo, já permite identificar padrões de comportamento, prever tendências de procura e antecipar riscos ambientais ou sociais, ajudando a que os destinos e as empresas atuem de forma mais proativa, porque não usá-la de forma mais intensiva e menos preconceituosa?

E, por fim, há um lado muito interessante que é o da experiência do visitante. A tecnologia pode ajudar a tornar a sustentabilidade mais próxima, mais interativa e mais participada. Através de apps, gamificação ou realidade aumentada, podemos envolver os turistas em desafios ambientais locais, mostrar-lhes o impacto positivo das suas escolhas e criar experiências mais memoráveis e transformadoras.

No fundo, a tecnologia não substitui a visão nem o compromisso humano, mas pode e deve amplificá-los. Ajuda-nos a fazer melhor, com mais transparência e mais eficácia. E quem quer gerir sustentabilidade sem tecnologia está a limitar muito o seu potencial de impacto. MAS, seria ingénuo pensar que a tecnologia é só solução. Há riscos claros. O primeiro é o da ilusão dos números: medir muito não significa necessariamente compreender melhor. Se não soubermos interpretar e contextualizar os dados, corremos o risco de criar relatórios bonitos mas vazios de impacto real.

O segundo é o da desigualdade: nem todos os territórios ou empresas têm acesso aos mesmos recursos tecnológicos, e isso pode acentuar desigualdades entre quem tem capacidade de digitalização e quem não tem. O terceiro risco, talvez mais subtil, é o de nos afastarmos do essencial: o turismo é feito de pessoas para pessoas, de emoções e de relações. A tecnologia deve servir este propósito humano, e não o contrário.
Portanto, sim, a tecnologia é fundamental, mas tem que ser usada com equilíbrio, ética e sentido crítico. É uma ferramenta que amplia a nossa capacidade de fazer bem, pode ser um bom copiloto, mas a responsabilidade continua a ser, sempre, nossa.

A tecnologia tornou-se um aliado absolutamente central para quem quer gerir a sustentabilidade de forma séria e consistente.

Como vê o futuro da Biosphere nos próximos cinco a 10 anos?

Gostaria que, daqui a cinco a 10 anos, a Biosphere fosse reconhecida como uma referência europeia em inteligência e gestão da sustentabilidade no turismo. Não apenas como uma entidade certificadora, mas como uma plataforma integradora de boas práticas, inovação e, acima de tudo, ação concreta. Vejo-nos a expandir a nossa atuação para áreas onde, hoje, ainda não temos uma presença tão forte, como a restauração e a organização de eventos, setores que terão um papel cada vez mais relevante na cadeia de valor do turismo sustentável.

Em termos de cooperação internacional, e agora centrando mais na Biosphere Portugal gostava muito que conseguíssemos contribuir mais ativamente para a formação e capacitação, nomeadamente através do sistema de ensino, onde há ainda um longo caminho a percorrer no que toca à integração da sustentabilidade no turismo como competência prática e estratégica.

Outra ambição importante é reforçar o nosso papel no apoio a geografias e territórios e empresas onde a sustentabilidade ainda está a dar os primeiros passos. Gostaríamos de colaborar, numa lógica de responsabilidade corporativa e social, com empresas e destinos em contextos menos desenvolvidos, ajudando a criar bases sólidas de crescimento sustentável, inclusivo e justo. Por isso, mais do que ser uma referência ou uma marca, queremos também ser parte da mudança e fazer parte dos que concretizam, dos que colocam as ideias em prática e que ajudam outras organizações a fazerem o mesmo, num caminho de colaboração e partilha de conhecimento.

Claro que tudo isto será sempre um processo em construção, porque a sustentabilidade, tal como a gestão, nunca está acabada. Mas mais uma vez, acredito que, passo a passo, podemos deixar um contributo relevante e inspirar outros a fazer o mesmo.

Mas o verdadeiro primeiro passo não custa dinheiro – custa vontade. E essa vontade faz toda a diferença.

Que conselhos daria a empresas ou destinos turísticos que querem começar o caminho da sustentabilidade?

O primeiro conselho é simples: que nos contactem! Se quiserem, deixo já o meu número direto… (risos).

Agora mais a sério: comecem por onde estão e com os recursos que têm. Não precisam de esperar por condições ideais.

Façam um diagnóstico honesto, definam metas realistas e, sobretudo, envolvam as pessoas – ouçam mais, decidam juntos. Sustentabilidade não é um extra, é gestão estratégica com impacto.

E não se esqueçam: medir é essencial para transformar. Mas o verdadeiro primeiro passo não custa dinheiro – custa vontade. E essa vontade faz toda a diferença.

Qual é a sua visão ideal para o setor do turismo em 2030?

Sou daquelas pessoas que tende a ver o copo meio cheio e que acredita, por isso tenho uma visão mais otimista do que catastrófica.

Imagino um setor um bocadinho mais consciente, mais responsável e mais equilibrado, que gera valor não só para quem visita, mas também para quem vive nos territórios e para o ambiente que sustenta toda a atividade. Vejo redes colaborativas de destinos sustentáveis, sistemas digitais que monitorizam em tempo real o impacto da atividade turística e, acima de tudo, desejo uma nova geração de líderes empresariais e públicos que entendem a sustentabilidade como o centro da estratégia e não como um apêndice opcional.

Agora… saindo do sonho e entrando na realidade prática. Acredito que vamos ter mais empresas envolvidas nestes processos, a gerar mais eficiência coletiva e maior força de tração nos destinos e territórios. Porque, a bem ou a mal, todos vão ter de avançar. Basta olhar para os regulamentos europeus, as novas exigências verdes no acesso a financiamento, ou as condições para manter equipas motivadas e estáveis. Tudo isto cria uma pressão clara para mudar. Se não for por vontade própria, será por pressão externa.

E se ainda assim não for evidente, basta olhar para a realidade: as alterações climáticas, as temperaturas a aumentar, as ondas de calor que já nos impedem de sair de casa durante dias seguidos. Se isto não nos desperta, então teremos mesmo de recorrer ao discurso mais catastrófico: se o desconforto e o medo pelo futuro não forem suficientes para nos acordar da dormência do negacionismo do óbvio e da velha máxima do poker do ‘pagar para ver’, então talvez nada o consiga.

Mas prefiro acreditar que ainda vamos a tempo de agir e que o turismo pode, deve, e já é parte da solução.

Por Inês Gromicho

Leia também…

Biosphere (II): “Na Biosphere, acreditamos que a certificação não é um ponto de chegada, é uma etapa de caminho contínuo”

Tags: Biosphere PortugalPatrícia Araújosustentabilidadeturismo
Artigo anterior

Holiday Inn Porto Gaia tem novo general manager

Próximo artigo

GEA disponibiliza minutas jurídicas e reforça formação na área jurídica

Artigos Relacionados

APAVT 2023: “Precisamos de consolidar uma estrutura que torne a TAP estruturalmente rentável e sustentável para sempre”
Transportes

TAP não garante processo de privatização concluído em 2026 e “perímetro” de negociação é do Governo

10 de Dezembro, 2025
51
Inquéritos/Estatísticas

Paris volta a ser destino preferido dos portugueses na época mais mágica do ano

9 de Dezembro, 2025
35
Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”
Entrevistas

Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

9 de Dezembro, 2025
104
Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024
Inquéritos/Estatísticas

Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

9 de Dezembro, 2025
37
Próximo artigo
GEA disponibiliza minutas jurídicas e reforça formação na área jurídica

GEA disponibiliza minutas jurídicas e reforça formação na área jurídica

Notícias Populares

  • Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Bruno Veiga?

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • TAP não garante processo de privatização concluído em 2026 e “perímetro” de negociação é do Governo

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Tivoli Coimbra reabre em abril 2026 após renovação total

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Novo Verde lança campanha “MEU” para cumprir metas de reciclagem
10 Dezembro 2025
Novo Verde lança campanha “MEU” para cumprir metas de reciclagem
Biond lança Manual de Colheita Florestal para modernizar operações no setor
10 Dezembro 2025
Biond lança Manual de Colheita Florestal para modernizar operações no setor
Comissão Europeia propõe modernização das infraestruturas energéticas para reduzir faturas e reforçar independência
10 Dezembro 2025
Comissão Europeia propõe modernização das infraestruturas energéticas para reduzir faturas e reforçar independência
Mobilidade elétrica poupou 144 mil toneladas de CO2 em 2025
10 Dezembro 2025
Mobilidade elétrica poupou 144 mil toneladas de CO2 em 2025

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC