O Chef João Oliveira, distinguido em 2017 com uma estrela Michelin pelo trabalho desenvolvido no VISTA, o restaurante do Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Châteaux, localizado na Praia da Rocha, em Portimão, vai integrar a equipa de Chefs do Presidential Train, nos dias 27 e 28 de outubro.
O evento arranca no fim-de-semana de 29 e 30 de setembro, com o menu a cargo de Miguel Laffan. Nos dias 6 e 7 de outubro, o Chef convidado é Vincent Farges. A 13 e 14 de outubro, é a vez de Tiago Bonito. Nos dias 20 e 21 de outubro, o menu é preparado a duas mãos pela dupla Ana Moura e Manuel Maldonado. E o evento termina com chave de ouro com a participação do Chef João Oliveira, a 27 e 28 de outubro.

Gonçalo Castel-Branco, fundador e curador do projeto afirma que “será das edições mais ecléticas que já tivemos a bordo, marcada não só por Chefs Michelin consagrados, mas também por um regresso antecipado e a nossa primeira mulher a cozinhar a bordo do Presidencial”.
Na 5ª edição da melhor experiência de luxo em Portugal, vencedora do prémio de “Melhor Evento Público do Mundo 2017” nos BEA (Best Events Awards, considerados os “Óscares dos Eventos”), regressam também os melhores vinhos, a cargo da Niepoort e os melhores produtos do país. Desde a loiça Vista Alegre aos sabonetes Castelbel, passando pela banda sonora da Casa da Música, aos livros da Fundação de Serralves e à cozinha da Küpperbush.
Para este ano, o Chef João Oliveira desenhou uma carta que tem marcado os sabores do VISTA Restaurante. 75% do alinhamento do menu é, atualmente, dedicado aos produtos do mar, essencialmente da costa portuguesa.
O Chef João Oliveira apresenta ainda uma novidade em matéria de conceito: o Menu do Mar e Sustentabilidade, um “movimento” criado para o VISTA que se rege pelos valores da sustentabilidade dos ingredientes, da sua criação, bem como da sua captura, levando a um renovado ‘Portugal Sustentável’ à mesa do VISTA.
“Falamos de um menu sustentável, sem hidratos de carbono, sem glúten, com respeito pelos sabores, pelos seus produtores, 95% de origem portuguesa e, claro, pautado pela exigência do consumidor do século XXI. Mais do que um movimento, esta é uma ideologia que se vive na nossa cozinha e que agora é elevada a menu, podendo encontrar todo o tipo de peixes da costa nacional, desde os chamados nobres, aos correntes, bem como mariscos, crustáceos e vegetais, onde a terra e o mar se cruzam numa degustação purista no sabor experiência”, garante João Oliveira.
E acrescenta: “Foram centenas de horas dedicadas à procura e escolha dos ingredientes perfeitos, ao respeito pelos mesmos na forma como os trabalhamos e ao desenvolvimento de técnicas inovadoras de confeção, para que estes mesmos produtos apresentem, no prato, o pleno das suas qualidades”.
A partir de dia 29 de setembro, a viagem parte de São Bento com destino à Quinta do Vesúvio – uma das mais emblemáticas e exclusivas do Douro, onde terá lugar uma prova de vinhos do Porto da Grahams. De regresso ao Porto, e de novo a bordo do comboio, os convidados terão à sua espera várias surpresas, entre elas uma carruagem-bar com música ao vivo e uma carruagem-salão de chá. Já nos pacotes de 2 e 3 dias, os clientes podem optar por upgrades de luxo como a descida de barco com almoço e a noite nos melhores hóteis da região do Douro. O pack de um dia custa 500€ por pessoa, com um programa que inclui a viagem no The Presidential, o menu de degustação de 4 pratos preparados pelo Chef a bordo, harmonização de vinhos, acesso à Quinta do Vesúvio com prova de portos, bar com música ao vivo, salão de chá e gift bag com livro de coleção autografado pelo Chef.


















































