A pouco mais de uma semana da realização de mais uma edição da DECORHOTEL, este ano no Porto, entre 24 e 26 de outubro, a Ambitur.pt esteve à conversa com Paulo Amaral, diretor comercial da Exposalão, para perceber o que podemos esperar do evento. A feira contará com 300 expositores, um crescimento de 15% face a 2022, último ano em que se realizou no Porto, e prevê entre 10 a 12 mil visitantes profissionais.
O que podemos esperar desta edição da DECORHOTEL que se realiza no Porto?
A DECORHOTEL afirma-se como um ponto estratégico para empresas que oferecem soluções inovadoras para o setor hoteleiro, reunindo marcas de ponta com produtos e tecnologias de vanguarda. A feira proporciona um ambiente rico em oportunidades para todos os participantes. Um dos principais pilares da DECORHOTEL é a possibilidade de transformar ideias em projetos concretos. Um empresário pode chegar à feira com o desejo de construir um hotel e sair com um projeto completo, graças à expertise e aos serviços oferecidos pelos expositores. Esta capacidade de transformar ideias em realidade é um reflexo da qualidade excecional dos nossos expositores, que são essenciais para o sucesso da feira.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais a experiência da DECORHOTEL, procuramos investir fortemente na divulgação das marcas participantes, procurando atrair um número crescente de novos e mais visitantes. Esta estratégia garante um retorno positivo para as empresas presentes, impulsionando as suas vendas e consolidando a feira como um evento de referência para o setor.
Qual o número de expositores nesta edição e área total?
A DECORHOTEL deste ano conta com 300 expositores, o que representa um aumento de 15% em comparação com a edição de 2022. Esta é uma boa notícia para toda a feira, uma vez que a experiência do visitante é enriquecida pelo acesso a toda a área de exposição. Estamos muito satisfeitos com a realização desta nova edição da DECORHOTEL no Porto, em simultâneo com a EXPOALIMENTA/EXPOCARNE. Acreditamos que o evento continuará a crescer a cada nova edição. A DECORHOTEL é uma feira muito dinâmica e esperamos contar com a energia de todos os expositores, visitantes e parceiros para continuar a elevar a sua notoriedade em Portugal e no estrangeiro.
Quais as perspetivas para a edição deste ano e que novidades iremos encontrar?
A principal diferença reside na sinergia com a EXPOALIMENTA/EXPOCARNE, que traz inúmeros benefícios para os visitantes. Ao incluir expositores da indústria alimentar para a restauração, oferecemos uma resposta completa aos empresários e gestores que nos visitam e procuram soluções e novidades no canal HORECA. Esta união das duas feiras em simultâneo é crucial, pois dinamiza o evento e torna-o ainda mais interessante. Durante três dias, o certame adquire uma dinâmica única, incentivando os visitantes a prolongar a sua estadia. Um visitante pode estar inicialmente interessado num determinado produto ou empresa, mas graças à variedade de empresas expositoras, tem a oportunidade de conhecer outras propostas que inicialmente não estavam nos seus planos.
De que forma podem as empresas / entidades tirar melhor proveito da sua presença na DECORHOTEL?
A cada edição, o nosso objetivo é superar os resultados anteriores. No entanto, reconhecemos que realizar a DECORHOTEL em Lisboa apresenta desafios diferentes do que no Norte, por isso, preferimos manter expectativas realistas. Mesmo assim, acreditamos que conseguiremos atrair entre 10 e 12 mil visitantes profissionais, um público altamente qualificado e especializado. A meta é proporcionar uma experiência completa e imersiva aos visitantes, oferecendo uma visão abrangente do mercado representado na feira. Para isso, estamos a preparar um programa com diversas entidades e parceiros, incluindo conferências e seminários, que complementam a oferta em exposição e proporcionam uma perspetiva mais ampla deste segmento.
De que forma é o certame um investimento rentável para os seus expositores?
Acima de tudo por tratar-se de uma feira para visitantes profissionais, sendo um segmento de público altamente especializado e que interessa ao expositor. O nosso principal objetivo é atrair o maior número possível de visitantes à Exponor durante os três dias do evento. Vamos intensificar a nossa comunicação com os clientes e as empresas também vão promover a sua participação junto dos seus parceiros. Acreditamos que desta vez conseguiremos atingir um público ainda maior do que na edição anterior. Esta é, como sabemos, uma feira profissional, direcionada para um público especializado. Por isso, faz todo o sentido convidarmos também os futuros profissionais da indústria. Estamos a trabalhar para ter um público diversificado que atenda às expectativas das empresas expositoras.
Quais são as datas e horários desta edição da Decorhotel?
A feira acontece de 24 a 26 de outubro, na Exponor, em Matosinhos (Porto). Os visitantes podem aceder à exposição ao longo dos três dias a partir das 10 horas. Fechamos sempre pelas 19 horas, pelo que todos terão a oportunidade e tempo para conversar e conhecer de perto as novidades disponíveis.
Qual a importância de participar numa feira deste género?
A DECORHOTEL reúne tudo o que é essencial para construir um hotel, desde a fase inicial de planeamento e projeto até à construção propriamente dita. É um espaço especialmente pensado para gestores e empresários hoteleiros, permitindo-lhes, em poucas horas ou ao longo dos três dias do evento, encontrar as empresas e marcas com as melhores soluções para os seus negócios.
Por Inês Gromicho





















































