Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2023, realizar-se-á a segunda edição da conferência Madeira Blockchain no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF) que, à semelhança da primeira edição, irá debruçar-se sobre a tecnologia blockchain e as suas diversas e potenciais aplicações no mercado.
Em Portugal, bem como pelo resto do mundo, são cada vez mais as empresas que estão a trabalhar nesta tecnologia e reflexo disso é o número de empresas, startups e ideias que nascem em território português. A conferência Madeira Blockchain assume, portanto, um caráter relevante para a comunidade regional, nacional e internacional, sendo uma das poucas que se debruçam inteiramente sobre este tópico.
Esta conferência, composta por cerca de 30 oradores oriundos de vários países da Europa, Índia e Estados Unidos da América, será palco de várias apresentações e mesas redondas. Entre os objetivos da iniciativa está a introdução às diversas tecnologias e conceitos básicos (como wallet, NFT ou smart contracts); dar a conhecer a regulamentação existentes para os criptoativos, mais concretamente o MiCA (Markets in Crypto-Assets); discutir vários casos de utilização desta tecnologia em diferentes contextos, desde a música, a moda ou a bilhética; e aprofundar a utilização da blockchain na área do gaming, com a partilha de diversos cenários de uso.
Serão dinamizados, ao contrário da primeira edição, diversos workshops, cujos participantes terão a oportunidade de implementar smart contracts, criar um non-fungible token (NFT) ou ainda, para os fãs de jogos, aplicar os fundamentos na criação de um jogo.
Além disso, e sendo o networking uma das componentes desta conferência, haverá ainda diversos momentos de convívio de modo a que os participantes tenham oportunidade de conhecer as empresas que estarão presentes e que trabalham com esta tecnologia. O Three House Hotel é um parceiro desta conferência e alguns dos momentos de convívio irão decorrer neste espaço.
Os bilhetes para a conferência Madeira Blockchain incluem o acesso, em ambos os dias, a toda a programação, desde os workshops, mesas redondas, apresentações e os diversos momentos de networking, incluindo o almoço e os coffee-breaks. Os estudantes têm acesso a um preço exclusivo — válido até à data do evento — enquanto que, caso o participante não seja estudante, o preço aumentará quanto mais tarde for adquirido.

















































