• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
20/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Grupo Lufthansa formaliza interesse no processo de privatização da TAP

    Ryanair vai encerrar voos para os Açores a partir de março de 2026

    Autoridade do Turismo de Malta marca presença na BTL 2019

    Soltrópico anuncia Malta como novo destino para o verão de 2026

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Grupo Lufthansa formaliza interesse no processo de privatização da TAP

    Ryanair vai encerrar voos para os Açores a partir de março de 2026

    Autoridade do Turismo de Malta marca presença na BTL 2019

    Soltrópico anuncia Malta como novo destino para o verão de 2026

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

(II) Alentejo: “Temos uma oferta que está muito ancorada numa imagem de qualidade, numa imagem premium”

José Santos, o presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo, recebeu a ambitur.pt na sede da Entidade em Évora, para uma conversa, que visou dar a conhecer o seu percurso pessoal e profissional ((I) “O Alentejo é uma região que é preciso conhecer, é preciso conhecer devagar”), mas não só.

11/06/2025
em Destaque_Newsletter, Destino do mês, Entrevistas, Explore, Home
Tempo de leitura: 7 minutos
Home Destaque_Newsletter
0
PARTILHAS
88
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

José Santos, o presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo, recebeu a ambitur.pt na sede da Entidade em Évora, para uma conversa que visou dar a conhecer o seu percurso pessoal e profissional ((I) “O Alentejo é uma região que é preciso conhecer, é preciso conhecer devagar”), mas não só. Neste segundo bloco da entrevista iniciamos a análise ao desenvolvimento do turismo na região e a alguns dos seus desafios. “Quase” sem se dar por ele, o desenvolvimento, hoje a região dá cartas no turismo nacional e internacional, alcançando índices de receita média por quarto que o colocam no pódio nacional. Reforça José Santos que “o Alentejo é hoje o destino com o maior potencial turístico do país, e há um denominador comum, que é a qualidade”. No entanto, com o seu pragmatismo, deixa o aviso: “No turismo, contrariamente aquilo que às vezes podemos pensar, nem tudo está adquirido”. Esta é a nova dinâmica do Turismo do Alentejo, que é o destino do mês na Ambitur.pt.

Dizemos sempre que o Alentejo tem uma identidade muito própria, mas a verdade é que esta se tem alterado, tem evoluído… Como se define hoje a identidade do destino, tendo em conta o desenvolvimento de uma multiplicidade de novos produtos e a melhoria dos tradicionais?

Costumo sempre dizer que, em 2010, o Alentejo tinha menos camas do que a freguesia de Fátima e que o Alentejo, durante a primeira década, enfim, diríamos que de 1989 até ao final do século XX, era um destino muito ancorado na cultura, no turismo cultural – claro que a classificação de Évora como Património da Humanidade em 1986 foi um bocadinho o ignitor do turismo na região -, já havia a comissão de Troia, que era mais associada, ainda que esteja localizada no Alentejo, a Setúbal, e tinha pequenos polos turísticos como o triângulo Marvão, Castelo de Vide e Portalegre, mas tínhamos um turismo muito incipiente.

O Alentejo, entre 2011 e 2023, é a região turística do país que apresenta uma taxa de crescimento média, anual, maior, quer na oferta quer na procura. Claro que partimos de uma base mais baixa do que outros destinos nacionais, mas é muito interessante verificar que fomos a região que mais cresceu todos os anos, do lado da oferta e do lado da procura. Até com taxas superiores à média nacional. E a região diversificou o seu produto turístico. Temos uma oferta que está muito ancorada numa imagem de qualidade, numa imagem “premium”. O Alentejo, enfim, procuro sempre estudar os vários indicadores estatísticos e indicadores de desempenho da hotelaria, tem o terceiro ADR (rendimento médio por quarto ocupado) mais alto do país, logo a seguir ao Algarve e a Lisboa; e no mês de agosto temos mesmo o ADR superior a Lisboa.

O Alentejo criou uma imagem, uma identidade turística de destino de muita qualidade, mais qualidade do que quantidade, é verdade. Já temos 28 mil camas e agora vamos crescer mais rapidamente na oferta e temos este desafio grande para o futuro.

O Alentejo criou uma imagem, uma identidade turística de destino de muita qualidade, mais qualidade do que quantidade, é verdade.

Esse é um dos grandes desafios turísticos da região…

Nós crescíamos mais na procura do que na oferta, agora vamos enfrentar um grande desafio, que nos vai exigir um esforço de promoção mais significativo: é que tendencialmente a oferta vai começar a crescer mais do que a procura, porque todos os projetos que estavam em pipeline, não só no litoral, mas especialmente no litoral, vão entrar em operação comercial, nós, para mantermos um bom nível de crescimento de taxa de ocupação, vamos ter que fazer maior promoção, vamos ter que trazer mais mercado internacional para a região.

Portanto, hoje o Alentejo é uma região charmosa, é uma região muito aspiracional, é uma região que tem muita qualidade, é uma região que cruza uma dimensão de praias de qualidade no interior – as nossas oito estações náuticas -, com as praias do litoral, com o glamour do eixo de Troia/Comporta/Melides, até um litoral mais selvagem, mas também com projetos de muita qualidade nos concelhos de Sines, que está com uma dinâmica turística incrível e Odemira; e depois temos o eixo de interior, já não só polarizado em Évora, com ofertas turísticas que se vão distribuindo muito à volta do enoturismo, obviamente com a gastronomia como uma dimensão inseparável. O enoturismo é um grande porta-estandarte do nosso turismo. Depois com ofertas muito ligadas ao turismo outdoor, seja no autocaravanismo, seja no cycling, seja nas caminhadas, seja depois em produtos de nicho que trabalham muito o património, a natureza, como o Dark Sky. O Alentejo é hoje o destino com o maior potencial turístico do país e há um denominador comum que é a qualidade. Hoje qualquer investidor que venha a falar connosco, não vale a pena pensar em algo que não seja premium, não é isso que o cliente vê.

Poderá dizer-se que o Alentejo está a afunilar muito o seu produto para um segmento médio alto/alto, eventualmente está. Temos produtos turísticos diversificados, que também são produtos que estão à disposição e que estão ao alcance de um segmento médio português e médio internacional, é verdade, mas não é isso que alavanca o destino, não é isso que posiciona o destino. E hoje, o Alentejo caminha… Estava a comentar consigo, que hoje estive com um promotor que tem um investimento de referência em Montemor-o-Novo, ele está a preparar dois projetos que ainda vão posicionar mais este Alentejo interior, também.

Poderá dizer-se que o Alentejo está a afunilar muito o seu produto para um segmento médio alto/alto

É possível um desenvolvimento em todo o território?

É importante que a região mantenha alguma homogeneidade do seu produto turístico. Temos uma grande concentração de camas, 60% das camas do Alentejo estão apenas em 12 concelhos, estamos a fazer um esforço para diversificar as camas para que também o turismo possa, ao fim e ao cabo, contribuir como um fator de coesão territorial. Este ano vamos ter hotéis a abrir em Viana do Alentejo, Ourique, um segundo hotel a abrir em Monforte. Isso é muito importante para nós, tentar que o turismo possa ser um fenómeno capilar e que se possa estender por todo o território, sabendo que há, obviamente, polos de desenvolvimento turísticos que são dinâmicos e que lideram e que acabam por difundir muito o turismo para as áreas adjacentes como Évora, Troia, Comporta e Melides. O Baixo Alentejo neste momento está com um padrão de desenvolvimento muito interessante, pequenos hotéis muito ligados à vinha e ao vinho, em que acabamos por vender muito o charme alentejano.

Uma expressão muito curiosa de um tour operador que nos acompanhou numa visita teste a algumas amendoeiras em flor, há dois meses, dizia-nos que o Alentejo vende o charme do campo, o charme das herdades. Temos hoje uma identidade turística muito alicerçada na autenticidade e na qualidade. O que não significa que não possam existir alguns perigos a essa autenticidade, que existem, e que nós dificilmente conseguimos gerir, porque isso foge muito aquilo que são as atribuições e competências de uma Entidade Regional do Turismo. Só podemos intervir numa parte do turismo. Repare que, gerindo o destino turístico, não conseguimos influenciar nos grandes fatores e grandes variáveis que afetam a competitividade do destino turístico. É uma posição muito ingrata, mas o próprio Turismo de Portugal, enquanto autoridade turística nacional, também está nessa posição. O Turismo de Portugal só consegue interferir na promoção. Veja-se o crescimento desmesurado das mega centrais fotovoltaicas, que estão a colocar dificuldades imensas e que estão a prejudicar muito a atratividade turística de alguns territórios. Mas confiamos que o Alentejo vai continuar a trabalhar nesse caminho de qualidade, de identidade e um destino que vai crescer e agora a mais na oferta.

O Alentejo promove-se como um dos destinos mais sustentáveis da Europa. Para a região tem sido fácil conciliar este caminho, ou se haverá uma maior exigência daqui para a frente?

O Alentejo, diria que é sustentável por natureza, fruto de um menor desenvolvimento industrial e uma menor massificação. Isso está muito ligado à filosofia dos projetos de hospitalidade que nós hoje olhamos. São projetos de baixa escala, não temos hotéis de três andares, nem nas cidades, quanto mais no espaço rural. Temos projetos muito na horizontal, projetos muito ligados à terra, muito ligados ao «farm to table», muito ligados ao território. Projetos que combinam a hospitalidade alentejana com alguns fatores mais cosmopolitas, que começam a revelar-se na oferta da gastronomia. O importante é que essa sustentabilidade não seja prejudicada e influenciada por fatores externos àquilo que é atividades que podem alterar a paisagem…

A paisagem muda. Estamos num processo acelerado de mudança da paisagem, já não vendemos o Alentejo como vendíamos, como uma região de campos de trigo. O Alqueva mudou radicalmente a paisagem numa grande parte do Alentejo e agora vai avançar a barragem do Pisão na zona do Crato, no norte-alentejano, que vai fazer o mesmo. E, portanto, hoje temos amendoal, que não tínhamos, mas temos mais área de amêndoas em flor do que do Algarve. E isso é um produto turístico que também estamos a começar a vender. O que não significa que essa agricultura de regadio, essa agricultura intensiva, não possa aqui e ali colocar algumas dificuldades por vezes à estruturação de alguns produtos turísticos de base territorial e de base empresarial ou outras atividades. A que me preocupa mais, é de facto as mega centrais fotovoltaicas que podem causar prejuízos sérios na competitividade do turismo do Alentejo, que continua ainda a ter como grande fator de venda lá fora a paisagem. É quase como se imaginasse agora, olhando para dois destinos, os Açores e a Madeira, poder imaginar o que é que os Açores começarem a ficar salpicados das mega centrais fotovoltaicas… Pois é, isso é o que começa a acontecer no Alentejo. Isso preocupa-me bastante. E lá está uma parte que eu não consigo influenciar, mas que ainda muito recentemente exprimi a minha grande preocupação ao Presidente do Turismo Portugal convidando-o para que na estratégia do Turismo 2035, que está a ser preparado, essa questão possa ser tida em consideração.

No turismo, contrariamente aquilo que às vezes podemos pensar, nem tudo está adquirido. Nós achamos que o turismo está sempre bem, que está a crescer tudo bem. Não é assim. Há riscos, há fatores que são preocupantes e cabe-nos, a entidade que gera o destino, garantirmos que o turismo é sustentável, porque eu não posso dizer a um empresário, às 2ª, 4ª e 6ª, para ele investir aqui e às 3ª e 5ª aparecer-lhe uma central de fotovoltaica; e eu não estou a falar de coisas que podem acontecer. Isto já aconteceu. Depois eu tenho um empresário hoteleiro que tem um hotel cercado por uma floresta de vidro e que tem que ir comprar a Itália e gastar meio milhão de euros para trazer arbustos para tapar o hotel.

Os turistas não vêm para os territórios para ver florestas de vidro, vêm para ver paisagens, biodiversidade, natureza, animais, flora, fauna, montanhas, rios. Eles vêm para ver isto. Esse é um fator que me preocupa.

Leia também…

(I) “O Alentejo é uma região que é preciso conhecer, é preciso conhecer devagar”

Tags: alentejoJosé Santos
Artigo anterior

IndiGo, Delta Air Lines, Air France-KLM e Virgin Atlantic anunciam parceria para ligar Índia à América do Norte e Europa

Próximo artigo

The Editory by the Sea Lagos já foi inaugurado

Artigos Relacionados

Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação
Destino do mês

Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

20 de Novembro, 2025
48
World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã
Eventos

World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

20 de Novembro, 2025
34
INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025
Inquéritos/Estatísticas

INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

20 de Novembro, 2025
37
Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo
Destino do mês

Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

19 de Novembro, 2025
98
Próximo artigo
The Editory by the Sea Lagos já foi inaugurado

The Editory by the Sea Lagos já foi inaugurado

Notícias Populares

  • easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Portuguesa distinguida como Melhor Jovem Agricultora da Europa
20 Novembro 2025
Portuguesa distinguida como Melhor Jovem Agricultora da Europa
ENEG 2025: “Investimento para digitalizar uma infraestrutura tem de ser justificado”
20 Novembro 2025
ENEG 2025: “Investimento para digitalizar uma infraestrutura tem de ser justificado”
SMAS de Leiria investem 890 mil euros na expansão da telemetria
20 Novembro 2025
SMAS de Leiria investem 890 mil euros na expansão da telemetria
APEMETA organiza seminário no Dia Mundial do Solo sobre desafios na remediação de locais contaminados
20 Novembro 2025
APEMETA organiza seminário no Dia Mundial do Solo sobre desafios na remediação de locais contaminados

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC