A região algarvia apresentou-se em peso na edição de 2025 da IMEX, com o objetivo de se promover no segmento MICE. Marta Cunha, diretora de Vendas do Centro de Congressos do Algarve, contou ao Ambitur.pt quais as expectativas.
Admitindo que esta infraestrutura tem tido muita procura por parte de vários mercados, incluindo o americano, a mesma tem sido também procurada pela capacidade que oferece: “a nível de reuniões, tive várias empresas que mostraram interesse em falar connosco; algumas que já conhecem e têm alguns pedidos, outras que querem realmente conhecer porque já ouviram falar”.
“Portanto, a expectativa para a IMEX é grande, porque é uma feira que traz sempre muita gente da área”, afirmou a responsável.
Sobre o impacto da sazonalidade na procura deste produto, explicou que não é sentida de forma muito acentuada. No verão, o Centro de Congressos do Algarve é usado para espetáculos e lazer, e no inverno é mais procurado para eventos corporativos e congressos. Além disso, “a época de eventos corporativos está mais alargada a meses como junho e início de setembro, que antigamente não eram tão requisitados”. “Neste momento, temos uma procura muito grande para julho e agosto, que não são, de todo, meses tipicamente virados para o MICE”.
E apesar de agora existirem ligações diretas entre Faro e os EUA, um mercado estratégico em crescimento, a diretora de Vendas comentou que esses voos deveriam ser estendidos a todo o ano e não só ao verão. Mesmo assim, congratula a posição da região, pois os empresários que visitem o Algarve em lazer, poderão depois procurá-lo para negócios.
Mas na confirmação de que 2024 foi um bom ano e que 2025 se espera igualmente positivo, Marta Cunha admitiu que a agenda do Centro de Congressos do Algarve já está nas páginas seguintes: 2026,2027 e até 2028.
A IMEX é uma feira anual, focada no turismo de negócios, onde Portugal se tem apresentado nos últimos anos. Este ano, o evento aconteceu de 20 a 22 de maio, na Messe Frankfurt.
Por Diana Fonseca, na IMEX Frankfurt (Alemanha)





















































