Em maio de 2025, aterraram nos aeroportos nacionais 23,5 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a 6,9 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos) e foram movimentadas 22,8 mil toneladas de carga e correio (+5,3%, +5,7% e +8,1%, respetivamente, face a maio de 2024). No mês anterior tinham-se registado variações de: +6,7%, +8,1% e +1,7%, pela mesma ordem.
Neste mês, 83,1% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,9 milhões de passageiros (+7%), na maioria provenientes do continente europeu (69,3% do total), correspondendo a um crescimento de 5,7% face a maio de 2024. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,4% do total de passageiros desembarcados (+12,2%).
Relativamente aos passageiros embarcados, 82,6% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,8 milhões de passageiros (+6%), tendo 70% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 4,7% face a maio de 2024. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (8,6% do total; +11%).
O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e, no ano 2024, o domingo foi o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados.
Desde o início de 2025 que se registaram máximos mensais históricos, com exceção do mês de fevereiro, tendo sido atingidos novos máximos mensais históricos do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais nos meses de abril e maio. Em termos de chegadas, registou-se o desembarque médio diário de 112,9 mil passageiros em maio de 2025, valor superior ao registado em maio de 2024 (106,4 mil), correspondendo a um crescimento de 6,1%.
Tráfego acumulado nos aeroportos nacionais
Entre janeiro e maio de 2025, o aeroporto de Lisboa movimentou 51,1% do total de passageiros (cerca de 14 milhões), +2,8% comparando com o período homólogo de 2024. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 7,6% no movimento de passageiros (3,4 milhões; 12,4% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 22,9% do total de passageiros movimentados (6,3 milhões) e aumentou 5%.
Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e maio de 2025, o Reino Unido manteve-se o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado um crescimento do número de passageiros desembarcados e embarcados face ao mesmo período de 2024 (+2,8% e +2,2%, respetivamente). França manteve a 2.ª posição (-0,1% no número de passageiros desembarcados e -1,1% no número de passageiros embarcados). Espanha e Alemanha mantiveram a 3ª e 4ª posição. Itália, na 5ª posição, registou os maiores crescimentos entre os cinco principais países (+8,9% no número de passageiros desembarcados e +8,4% no número de passageiros embarcados).
Entre janeiro e maio de 2025, registou-se um acréscimo (+2,3%) no movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, totalizando 104,3 mil toneladas. O movimento de mercadorias no aeroporto de Lisboa representou 78,3% do total, atingindo 81,7 mil toneladas (+3,9% face ao mesmo período de 2024).
No conjunto dos restantes aeroportos, o movimento de carga e correio diminuiu 3,3%.






















































