A Ambitur.pt continua a reconhecer que a inovação é uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de dar a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.
É o caso da RateIntel.io, que nasceu, como produto, no seio da KOI Systems, no segundo semestre de 2022, devido à necessidade sentida no mercado de uma solução diferente das existentes na área dos “Rate Shoppers” e Inteligência de preços.

O produto foi idealizado por José Silva, com formação em Engenharia Informática e mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria hoteleira, e Cristina Pita, com formação em Gestão Hoteleira e mais de 20 anos de experiência dividida por áreas comerciais de unidades hoteleiras e de empresas de tecnologia para hotelaria. De realçar que ambos já haviam trabalhado juntos por mais de sete anos num outro projeto tecnológico hoteleiro no passado.
A RateIntel é especializada em fornecer soluções para as unidades hoteleiras com o objetivo de otimizar a receita. As principais atividades incluem o fornecimento de um serviço de “Rate Shopper” avançado, que envolve monitorização diária dos dados dos concorrentes até 365 dias. Isso permite que os hotéis tenham acesso às informações necessárias para ajustar as suas próprias estratégias de preços e maximizar a receita.
Em resumo, a principal atividade da empresa é fornecer aos hotéis informações detalhadas e atualizadas sobre as tarifas praticadas pelos concorrentes, ajudando-os a tomar decisões mais informadas e estratégicas para melhorar sua receita.
Assim, o público-alvo são os hotéis e estabelecimentos relacionados à indústria hoteleira – isso inclui diretores de hotéis, proprietários de hotéis, profissionais de receita e vendas em hotéis, bem como outros profissionais que trabalham na gestão e operação de propriedades hoteleiras.
“Estes clientes estão interessados em maximizar a receita dos seus hotéis e estão à procura de soluções que os ajudem a entender e responder eficazmente às flutuações do mercado, especialmente em termos de preços praticados pelos concorrentes. Portanto, a RateIntel destina-se a oferecer os seus serviços para atender às necessidades específicas desse público, fornecendo informações atualizadas e ferramentas para ajudá-los a tomar decisões informadas e estratégicas para aumentar a receita de seus estabelecimentos”, explica Cristina Pita.

“Os nossos clientes e parceiros expressaram grande satisfação com a capacidade do nosso rate shopper em adaptar-se dinamicamente às suas necessidades em constante evolução e fornecer insights valiosos para maximizar a receita dos seus hotéis. Estamos empenhados em continuar a desenvolver a nossa plataforma de acordo com as sugestões e necessidades dos nossos clientes e também em superar as suas expectativas”, diz ainda.
Até ao momento, a empresa tem investido no desenvolvimento da tecnologia, na contratação de talentos qualificados e na expansão da operação. Quanto aos investimentos futuros, “estamos a direcionar os recursos adicionais para aprimorar ainda mais a nossa plataforma, investir em marketing e vendas para aumentar a nossa base de clientes e expandir a nossa oferta de serviços para atender às necessidades em evolução do mercado”.
E para o sucesso desta startup, o papel do NEST na divulgação da empresa “é crucial para ampliar a visibilidade e promover a adoção de tecnologia inovadora no setor hoteleiro. O NEST oferece oportunidades para a RateIntel participar em eventos, workshops e programas de capacitação, permitindo que a empresa se conecte com outros players do mercado, estabeleça parcerias estratégicas e fortaleça a sua presença no ecossistema empreendedor”.
Por Diana Fonseca





















































