Esta foi uma das afirmações de Francisco Calheiros, presidente da CTP (Confederação do Turismo de Portugal), durante a sessão de abertura dos IWRT – International Workshops on Religious Tourism, nesta quinta-feira, 6 de março.
“Através da indústria, de bens e de serviços, especialmente do setor da hotelaria e da restauração, o turismo religioso faz movimentar milhões de turistas. O turismo religioso em Portugal tem crescido muito consideravelmente”, especialmente junto dos turistas internacionais, com destaque para os sul-coreanos, que chegam a Fátima devido ao voo direito entre Seul e Lisboa. E também os turistas nacionais continuam a chegar em número crescente a Fátima e ao seu Santuário, movidos pela fé.
Numa análise mais geral ao turismo em Portugal, Francisco Calheiros referiu que a previsão indica que o setor continuará a crescer, mas que é preciso atenção ao contexto geopolítico atual, envolvido em grandes conflitos, que pode afetar alguns mercados-chave para o turismo nacional, como é o caso da Alemanha e da França.
“Penso que Portugal continuará a ter bons indicadores turísticos, já que continua a ser um país atrativo pela sua diversidade, pela qualidade dos seus programas e serviços turísticos e um país onde quem visita se sente seguro. Acredito que este ano o mercado interno continuará a ter bons indicadores e o número de turistas estrangeiros continuará a crescer, nomeadamente os turistas norte-americanos, graças às novas ligações aéreas diretas entre Portugal e os Estados Unidos, previstas ainda para este ano”, acrescentou.
Também neste evento participou Lídia Monteiro do Turismo de Portugal, em representação do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que não conseguiu estar presente. Na sua intervenção, apelou a que os IWRT “possam trazer para as vossas empresas e para os vossos países uma satisfação maior e, naturalmente, maior competitividade”, visto que o “turismo religioso tem expressão em todo o país”.
O evento irá decorrer ainda na Guarda no dia 9 de março, com a Bolsa de Contactos de Turismo de Herança Judaica, que juntará 42 buyers e 47 suppliers, permitindo mais de 500 reuniões relacionadas com esta vertente turística.
Por Diana Fonseca
Ler mais sobre:
IWRT é um “acelerador de oportunidades” para o turismo religioso






















































