O Bairro Alto Hotel começa o ano com um novo diretor-geral. Com uma extensa carreira de mais de 25 anos na área da hotelaria e da hospitalidade, Jorge Cosme regressa à liderança do boutique hotel de 5 estrelas, após ter ocupado o mesmo cargo de 2011 a 2018.
O “regresso a casa” acontece após muitas conquistas alcançadas nesse período. Aqui incluem-se vários marcos, como o trabalho que contribuiu para o reconhecimento do Bairro Alto Hotel enquanto membro da The Leading Hotels of the World, ou para os prémios alcançados – Melhor Boutique Hotel da Europa, Melhor Hotel Lifestyle e Virtuoso Preferred, a título de exemplo.
Com um conhecimento abrangente de operações hoteleiras, gestão estratégica e desenvolvimento de negócios, cultivado através de uma trajetória profissional que integra marcas internacionais de renome e empreendimentos independentes, Jorge Cosme possui valências consolidadas de liderança. É um gestor focado em oferecer aos hóspedes uma experiência excecional, em otimizar resultados financeiros e qualitativos através dos indicadores de referência do sector, assim como melhorar a excelência do serviço, promovendo ambientes dinâmicos, modernos e equipas de alto desempenho.
O seu percurso profissional inclui ainda passagens noutros projetos hoteleiros de renome. Recentemente, de 2021 a 2025, foi Diretor-Geral e, depois, CEO do São Lourenço do Barrocal, onde geriu uma equipa pluridisciplinar de 160 pessoas. Durante a passagem por este hotel no Alentejo potenciou e consolidou o empreendimento e as suas várias áreas de negócio, conquistando prémios relevantes para a unidade, como o Condé Nast Traveler Best Hotel Iberian Penisula 2023 ou o Condé Nast Travel Choice Award 2024. No período referido, a unidade integrou ainda os 50 Best Hotels Discovery e alcançou a platina no prestigiado guia Boa Cama Boa Mesa.
Jorge Cosme geriu outras unidades de referência, nomeadamente o Hotel Hotel, junto à Avenida da Liberdade, que projetou e desenvolveu desde a conceção à entrega da unidade, enquanto consultor. Foi Diretor-Geral do Fontana Park Hotel, abrindo este design hotel™ em 2005, sendo que preparou e assumiu a transição posterior para a DoubleTree by Hilton. Geriu ainda o Farol Design Hotel, em Cascais. Fez outras passagens por várias funções e outros departamentos em hotéis, seja em alojamentos, food & beverage e na área de vendas & marketing, como a abertura do Praia D’El Rey Marriott golf & Beach Resort, em 2003.
Em 2025, comemorou duas décadas de direção de hotéis.
Da sua formação fazem parte um Curso Executivo em “Revenue Management” na École Hotelière de Lausanne, em 2017, e um Curso Executivo em “Gestão de Marcas de Luxo” no ISEG, em colaboração com o London College of Fashion, já em 2013. Concluiu a sua graduação “Diretor de Hotel”, dado pelo INESP em parceria com a ADHP, em 2009. O percurso académico decorreu entre 1997 e 2001, com a licenciatura em Gestão Hoteleira e Empresas Turísticas na Universidade Lusófona (pelo Instituto Superior de Novas Profissões).
No seu tempo livre, viaja à procura de novas referências e tendências em hotéis, restaurantes e bares, para se inspirar, seja em Portugal ou em geografias mais distantes. O gosto pelas atividades ao ar livre, como o jogging, caminhadas & trekking e surf são a sua prioridade.
“Regresso ao Bairro Alto Hotel como quem regressa a casa, com a vontade de manter este boutique hotel na sua trajetória ascendente, potenciando as experiências e o compromisso com a hospitalidade de quem aqui fica hospedado”, considera Jorge Cosme.
Desde 12 de janeiro de 2026 abraçou este novo desafio no Bairro Alto Hotel.


















































