A Kyndryl, fornecedor de serviços tecnológicos empresariais críticos, anunciou o lançamento da Aviation Industry Cloud Solution, uma solução baseada em inteligência artificial generativa concebida para ajudar as companhias aéreas a modernizar as suas operações, potenciar o valor dos dados e oferecer experiências de nova geração a clientes e colaboradores. A nova solução apoia também o ecossistema mais alargado do setor de aviação – incluindo agências de viagens, departamentos de turismo e companhias de cruzeiros – na implementação de avanços tecnológicos e na criação de ofertas integradas de ponta a ponta para os seus clientes.
Desenhada para funcionar na Google Cloud, a solução combina a experiência da Kyndryl e as suas ferramentas especializadas no setor para fornecer às companhias aéreas acesso seguro a dados e insights que lhes permitem otimizar operações, elevar o envolvimento com os clientes e inovar continuamente para se manterem competitivas.
“A nossa nova solução com tecnologia de IA vai permitir que as companhias aéreas ofereçam experiências personalizadas aos viajantes e melhorem as operações de voo”, afirma Azi Handley, vice-presidente de Alianças Estratégicas Globais da Kyndryl. “A combinação entre a experiência da Kyndryl em IA generativa e as capacidades de dados e análise da Google Cloud ajudará as companhias aéreas a modernizar os seus sistemas centrais, reinventar a relação com os clientes e acelerar a transformação digital”.
A Aviation Industry Cloud Solution da Kyndryl oferece uma base poderosa que transforma dados de viagens em insights em tempo real, simplifica operações e cria experiências mais personalizadas. A solução liga os sistemas essenciais de negócio – desde finanças e recursos humanos a reservas e retalho – permitindo que as companhias aéreas aumentem a eficiência em toda a sua operação. Com ferramentas integradas que aceleram a implementação e reduzem riscos, a Kyndryl ajuda as companhias aéreas a abrir novos canais de crescimento enquanto modernizam sistemas críticos, mantendo-se fiáveis e competitivas.
Entre as companhias aéreas que já estão a explorar o potencial da nova solução está a TAP Air Portugal, que tem vindo a investir de forma consistente na modernização dos seus sistemas digitais e na adoção de novas tecnologias. “Vejo muitas empresas a investir na transformação digital e a explorar como a IA pode redefinir os seus negócios”, refere Sérgio Ribeiro, diretor sénior de Serviços Digitais e Tecnológicos da TAP Air Portugal. “Na Kyndryl, observo um forte compromisso em investir nas pessoas, nos parceiros e na tecnologia – uma combinação que acredito poder apoiar as organizações na sua jornada de adoção de IA”.
A Kyndryl está a tirar partido dos produtos, serviços e dados dos principais fornecedores cloud para criar ofertas e serviços digitais personalizados para o setor de aviação, unindo todo o ecossistema – desde passageiros e transportadores de carga a engenheiros de manutenção, agentes de viagens e companhias de cruzeiros.
A empresa aplicará ainda as capacidades do seu Agentic AI Framework para disponibilizar às companhias aéreas um modelo seguro e escalável para adoção e implementação de agentes inteligentes de IA. O Agentic AI Framework servirá de base para futuras aplicações especializadas no setor, incluindo soluções para viagens, descoberta de negócios e novas experiências digitais voltadas para o cliente.
Ao permitir que as companhias aéreas utilizem IA generativa para modernizar sistemas críticos, a Kyndryl está a ajudar o setor a planear e a construir bases sólidas para o crescimento e resiliência a longo prazo.



















































