A LATAM Airlines inaugurou ontem, 7 de abril, a rota Fortaleza-Lisboa. A rota sazonal será operada até 20 de outubro e o voo inaugural bateu o recorde de 94% de ocupação. Antes do embarque dos passageiros, foi realizada uma cerimónia de corte de fita no Aeroporto de Fortaleza com a presença de Eduardo Bismarck, secretário do Turismo do Ceará; Denise Carrá, secretária do Turismo de Fortaleza; Wagner Silva, coordenador de Apoio a Projetos de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo; Fábio Montanheiro, gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur; Eduardo Macedo, Head of Public Affairs da LATAM Brasil; e Leonardo Carnielle, vice-presidente da Fraport Brasil.
Com um voo por semana com 7h30 de duração média, a rota é operada às segundas-feiras em aviões Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy). Parte de Fortaleza às 6h15 (hora local do Brasil). No sentido inverso, parte de Lisboa às 18h30 (hora local de Portugal). Os bilhetes podem ser adquiridos em latam.com e nos habituais canais de venda.
Além de passageiros, a rota também tem a estimativa de realizar o transporte semanal de mais de 20 toneladas de frutas partindo de Fortaleza com destino ao mercado europeu, o que reforça a expertise da LATAM Cargo no transporte internacional de perecíveis.
“A LATAM reconhece a importância da aviação para o Brasil, sobretudo em um estado estratégico como o Ceará. Por isso, procuramos de forma ativa estar atentos à procura regional e às oportunidades de ampliação de nossa operação. A nova rota sazonal Fortaleza-Lisboa foi planeada neste contexto, para levar mais brasileiros e mercadorias à Europa e vice-versa, aproximando pessoas e negócios entre o Ceará e o mundo”, comenta Eduardo Macedo, Head of Public Affairs da LATAM Brasil.
“Portugal é, historicamente, o país que mais envia turistas internacionais para o Ceará e essa nova rota operada pela LATAM, com quem temos uma parceria muito importante, vem para facilitar ainda mais este acesso. Sabemos que Portugal é um hub importante da Europa, e queremos que cada vez mais visitantes europeus venham para o nosso Nordeste, conheçam a diversidade, a gastronomia, a cultura e as praias. O Ceará reúne tudo isso, faz parte da Rota das Emoções, um roteiro que temos promovido em ações no exterior, e com certeza receberá mais estrangeiros com esta nova rota, gerando emprego e renda para os empreendedores locais”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Esta nova rota mostra que o Ceará se está a consolidar como um destino turístico no cenário internacional. Tenho a certeza de que, a parceria com a LATAM tem contribuído para impulsionar ainda mais o turismo e os negócios do Ceará. Seguiremos investindo na promoção do nosso estado e em outros mercados para continuarmos fortalecendo a nossa cadeia do turismo, gerando mais oportunidades para o nosso povo”, comenta Elmano de Freitas, Governador do Ceará.
“A chegada deste novo voo da LATAM, conectando Lisboa diretamente ao Ceará, representa um avanço significativo para o nosso turismo e reforça a relevância da LATAM em nosso estado. Através desse voo, passageiros de todo o país poderão se conectar com a Europa através de Fortaleza, bem como passageiros europeus poderão conectar outros destinos no Brasil pelas mesmas asas. Facilita, portanto, que turistas europeus e domésticos conheçam ainda mais as nossas belezas naturais, cultura e hospitalidade, impulsionando ainda mais a economia local. Só temos a agradecer à LATAM por investir no Ceará”, diz Eduardo Bismarck, secretário do Turismo do Ceará.
LATAM garante ser companhia aérea que mais investe no Ceará
Atualmente, a LATAM afirma ser a maior operadora do aeroporto de Fortaleza (CE), com cerca de 200 voos (aterragens e descolagens) por semana. Adicionalmente, opera as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte (10 voos por semana) e Guarulhos-Jericoacoara (10 voos por semana).
A rota Fortaleza-Lisboa chega para coroar uma sequência de investimentos da LATAM no estado nos últimos meses: em fevereiro, anunciou a nova rota Fortaleza-Juazeiro do Norte, que começa a voar em 23 de junho, com voos diários na temporada alta até agosto, quando passa a quatro voos por semana. Ainda nesta temporada, Fortaleza terá a continuidade da rota sazonal para Belo Horizonte/Confins, com voos diários a partir de 30 de junho.
Na operação internacional, a LATAM inaugurou em dezembro a rota Fortaleza-Santiago, com um voo semanal aos sábados e duração média de 6h20, ligando a capital cearense à capital chilena, destino turístico muito visado pelos brasileiros. A companhia opera ainda a bem-sucedida rota Fortaleza-Miami, trazendo turistas dos EUA ao Ceará e vice-versa.
Como parte das estratégias integradas de promoção internacional do Brasil, a Embratur e a LATAM incluíram o destino Fortaleza na campanha publicitária voltada ao mercado europeu, realizada em parceria pelas duas instituições. Para esta ação específica de divulgação da nova rota Lisboa–Fortaleza, o Governo do Ceará e o Consórcio Nordeste aliam-se como parceiros, fortalecendo o alcance e a relevância da iniciativa.
A campanha contempla a veiculação de peças criativas e vídeos promocionais em canais digitais estratégicos, com o objetivo de impulsionar a visibilidade da nova rota direta, reforçar o posicionamento da capital cearense como uma importante porta de entrada de turistas internacionais e promover o turismo no Nordeste brasileiro. A ação é direcionada tanto ao mercado português quanto a outros países da Europa, com o objetivo de atrair novos fluxos turísticos para a região.
A expansão da rede da LATAM também passa pela parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), para ampliar a conectividade internacional do país e promover os destinos turísticos brasileiros nos países de origem dos voos operados pela companhia aérea. “A LATAM é parceira do turismo brasileiro, e esse investimento na ampliação da frequência dos voos que nos conectam com a Europa e Estados Unidos está unida com as ações da Embratur de promoção do Brasil no exterior, que vão garantir que esta oferta crescente de voos resulte em muito mais turistas internacionais chegando ao nosso país”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.






















































