A Lusanova realizou ontem “A festa que não existe” onde apresentou a nova programação para 2025. Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova, esteve à conversa com a imprensa e garantiu que a procura, neste momento, “está a ser muito boa”, com um crescimento entre 5% a 10% face a igual período do ano passado. E prevê que “este ano podemos continuar a crescer ao mesmo ritmo de 2024”.
Em jeito de balanço, o responsável adiantou que o ano passado teve um comportamento dentro do previsto, com um crescimento global de 10%. A faturação deverá fechar nos 31 a 32 milhões de euros, o que significará um crescimento de 10%. Este crescimento verificou-se a nível dos circuitos europeus (+10%). Os circuitos ibéricos consolidaram, sendo que os Açores e a Madeira registaram um aumento de 1%, com uma forte procura sentida pelo destino Açores. Os aumentos mais significativos, segundo Tiago Encarnação, foram no Reino Unido e Irlanda, mas também na Islândia, Escandinávia, Malta, Grécia ou Turquia. A Índia recuperou os níveis de 2019 e o Sudeste Asiático também registou um crescimento, tendo sido talvez aquele que mais se vendeu em 2024. A grande novidade foi o Japão, que teve um “crescimento considerável” de 80%, com muitas reservas. Em termos de destinos de proximidade, o Egito e Marrocos também cresceram, mas não tanto. Já as Praias do Índico e os Safaris sentiram mais procura, assim como a América do Norte.
Para 2025, Tiago Encarnação afirma que a Lusanova irá manter a sua estratégia, com uma aposta no aumento da diversidade em novos destinos e a especialização em destinos que considera estratégicos.
De acordo com os três grandes grupos em que a Lusanova distribui a sua programação, os circuitos regulares com partidas garantidas para a Europa são o primeiro, incluindo os circuitos ibéricos. Neste nível, o operador aumentou os itinerários para a Itália disponibilizando três novidades: Lagos do Norte com Bernina Express, Os Segredos da Calábria e Milão, Ligúria e Cinque Terra. Houve também um aumento dos circuitos para a Albânia – Albânia com Montenegro: Albânia com Macedónia e Bulgária; e Albânia com Macedónia do Norte e Grécia – e para o Mediterrâneo é para manter a programação para a Sicília, Malta, Chipre, Grécia e Turquia. Os Açores e a Madeira terão a sua programação normal, havendo aqui a possibilidade de pacotes mais dinâmicos nos quais os agentes de viagens podem personalizar ainda mais a experiência dos seus clientes, explicou o responsável.
No segundo grupo, dos Grandes Destinos, verificou-se um aumento da programação para o Sudeste Asiático, nomeadamente Indonésia, Malásia e Singapura. Já Marrocos, Egito, Índia, Vietname, Camboja, Canadá, Dubai, Japão e Brasil são para continuar, com mais itinerários.
Por fim, o terceiro grande grupo abrange o catálogo Lusanova Plus, que inclui os circuitos de grupos para a Europa e Grandes Destinos e os circuitos ibéricos temáticos em Espanha e Portugal.
Na parte da formação, Tiago Encarnação referiu que as ações de formação são para prosseguir através do Lusanova 25, no sentido de “dar apoio aos agentes de viagens, para que saibam vender os nossos produtos e consigam melhorar a sua rentabilidade”. Esta iniciativa iniciou-se em fevereiro, nos Açores e terminará na próxima semana na Madeira. Mas a Lusanova promete ações de formação periódicas, com vários parceiros, ao longo de todo o ano, bem como webinares.
Por Inês Gromicho






















































