Os hotéis já integram a sustentabilidade na sua operação do dia-a-dia. A Ambitur publicou um trabalho extenso na sua edição 354, onde falou com várias cadeias hoteleiras para perceber como lidam com a questão da sustentabilidade na operação diária. Publicamos hoje o primeiro trabalho no nosso site, abordando a estratégia do Pestana Hotel Group nesta matéria e os desafios com que se depara. José Theotónio, CEO do grupo hoteleiro português

Desde sempre que o Pestana Hotel Group assume a sustentabilidade ambiental como um eixo estruturante. Aliás, é um tema que se integra, de forma transversal, na estrutura organizacional do grupo, com a comissão executiva a acompanhar diretamente esta área, sendo responsável pela definição da estratégia e pela supervisão dos planos de ação, garantindo o alinhamento com os compromissos globais assumidos. Já a implementação das iniciativas é assegurada por equipas multidisciplinares, compostas por elementos de diversos departamentos, desde os Recursos Humanos ao Financeiro, passando pela Manutenção, Operações e Business Intelligence. As medidas são implementadas e monitorizadas por engenheiros com formação nas áreas do ambiente, energia e gestão de recursos que, em conjunto com os operacionais, asseguram que cada unidade hoteleira aplica as medidas definidas, garantindo a coerência com a estratégia e os princípios definidos pelo grupo.
desde 2015, a cadeia hoteleira já investiu mais de 16 milhões de euros em projetos de eficiência energétic
E, nos últimos anos, frisa José Theotónio, o investimento nesta área foi reforçado de forma significativa para “uma abordagem mais estratégica, sistematizada e orientada a resultados mensuráveis”. Assim, desde 2015, a cadeia hoteleira já investiu mais de 16 milhões de euros em projetos de eficiência energética, comprovando o seu “compromisso com uma transição progressiva para operações hoteleiras mais eficientes e com menor impacto ambiental”.
Estes investimentos têm-se traduzido em resultados concretos, garante o responsável. Até 2024, só em Portugal, o Pestana Hotel Group reduziu em 27% as emissões de gases com efeito de estufa, de àmbito 1 e 2, face a 2019. Um marco relevante deste percurso foi, destaca o gestor, a medição da pegada carbónica de todo o grupo, em todas as geografias onde opera, um exercício que permitiu, não só, consolidar a informação sobre o seu impacto ambiental, como também, e sobretudo, estabelecer uma base objetiva para o acompanhamento contínuo, a identificação de oportunidades de melhoria e a definição de planos de ação ambiciosos

A estratégia do Grupo Pestana está pois alinhada com os compromissos europeus, no âmbito do pacote Fit for 55, e a meta é atingir 55% de reduções de emissões de âmbito 1 e 2 até 2030. Uma ambiçáo que, indica José Theotónio, “reforça o nosso alinhamento com os objetivos de descarbonização do setor e com a construção de um modelo de turismo mais responsável, resiliente e adaptado aos desafios ambientais do presente e do futuro”.
Para tal, a cadeia hoteleira estruturou a sua atuação em cinco pilares essenciais: energia, água, resíduos, compras e mobilidade. Cada um destes eixos orienta a implementação de soluções concretas, adaptadas à realidade das unidades, com impacto mensurável na redução da pegada ambiental. explica o responsável.
A verdade é que a estratégia de sustentabilidade ambiental do Pestana Hotel Group se encontra numa fase sólida de execução, com mecanismos de monitorização e avaliação plenamente operacionais. “Trabalhamos com ciclos anuais que nos permitem ajustar objetivos, afinar o plano de ação e responder de forma ágil a novos desafios ou oportunidades, garantindo sempre alinhamento com as melhores práticas do setor”, aponta o CEO.
Como objetivo transversal, foi apontada a redução de 15% no consumo de energia por unidade operacional (POR – per occupied room) e, mais recentemente, este desafio foi alargado aos hotéis do Algarve, com a mesma meta.
Desde 2023 que o grupo definiu metas concretas de redução de consumos, sobretudo ao nível da eficiência energética e da gestão da água. Como objetivo transversal, foi apontada a redução de 15% no consumo de energia por unidade operacional (POR – per occupied room) e, mais recentemente, este desafio foi alargado aos hotéis do Algarve, com a mesma meta.
Por outro lado, e porque também é fundamental envolver as equipas e reforçar a cultura de sustentabilidade no terreno, o Pestana Hotel Group criou um sistema de reconhecimento interno através do qual as unidades que atingem os objetivos definidos são distinguidas com um prémio de desempenho.
“Os resultados falam por si. Temos conseguido reduzir de forma efetiva os consumos — e, por consequência direta, as emissões — reforçando uma atuação ambientalmente responsável, assente em dados fiáveis, práticas consistentes e uma cultura organizacional comprometida com a melhoria contínua”, destaca José Theotónio.
Os desafios pela frente
Mas naturalmente que surgem desafios e, para o CEO do Pestana Hotel Group,o principal é mesmo a dimensão e diversidade do portefólio existente, que abrange 16 países e inclui edifícios com diferentes níveis de antiguidade e complexidade técnica. Estamos a falar de edifícios históricos, como os das Pousadas, a resorts de mais de 400 quartos na Madeira. E, em muitos casos, a modernização das infraestruturas implica investimentos significativos bem como soluções ajustadas às especificidades de cada unidade.

A este desafio estrutural junta-se um desafio comportamental pois “a sustentabilidade depende do envolvimento ativo de todas as partes interessadas”, adianta. Deste modo, o grupo tem investido, de forma consistente, na sensibilização e formação contínua de colaboradores, parceiros e clientes, promovendo práticas de consumo consciente e estimulando um compromisso coletivo com a redução do impacto ambiental.
Incidindo sobre os domínios da água, resíduos e energia, quisemos saber o que tem feito o grupo em cada uma destas áreas. Assim, no que diz respeito à energia, o grupo tem vindo a implementar projetos de eficiência energética e a apostar na modernização de equipamentos, complementados pela instalação de sistemas de produção fotovoltaica para autoconsumo, contribuindo para a redução da pegada carbónica das operações.
o grupo tem investido, de forma consistente, na sensibilização e formação contínua de colaboradores, parceiros e clientes, promovendo práticas de consumo consciente e estimulando um compromisso coletivo com a redução do impacto ambiental.
Já na água, a abordagem cruza tecnologia e inovação. Implementaram-se sistemas de controlo de caudal e investiu-se em soluções de reutilização, como unidades de dessalinização e o reaproveitamento de águas residuais para rega, o que tem permitido reduzir, de forma significativa, o consumo de água potável, esclarece José Theotónio. O responsável recorda que, neste âmbito, “poderíamos ir ainda mais longe, não fossem as limitações impostas pela legislação portuguesa, que atualmente restringe o uso de água dessalinizada em áreas como as casas de banho — ao contrário do que acontece noutras regiões onde também estamos presentes”.
Por fim, no que toca aos resíduos, o grupo tem reforçado os mecanismos de monitorização, memso em unidades onde não existe recolha contratada, bem como estabelecido parcerias que asseguram a valorização e encaminhamento adequado dos resíduos gerados. O gestor acredita que “apesar dos progressos significativos já alcançados, continuamos a ver nesta área uma oportunidade para evoluir, especialmente no aprofundamento das práticas de circularidade e na implementação de modelos alinhados com os princípios da economia regenerativa”.
Neste momento, o Pestana Hotel Group conta com a certificação Green Key, que renovou em todas as unidades em Portugal e, pela primeira vez, conseguiu esta distinção para os três hotéis em Espanha.
Cliente mais sustentável?
Já conhecido todo o trabalho que o Pestana Hotel Group tem feito rumo a ser mais sustentável, a Ambitur quis saber se também do lado do cliente se nota essa preocupação. E José Theotónio garante que a exigência tem aumentado, tendo a transparência e o compromisso ambiental passado a ser fatores determinantes na escolha das marcas com que os clientes se identificam.
A cadeia hoteleira portuguesa incorporou esta realidade na sua estratégia através da inclusão sistemática de questões sobre sustentabilidade nos inquéritos de satisfação pós-estadia. Isso permite “obter insights valiosos para ajustar as nossas práticas e reforçar a comunicação das nossas ações nesta área, garantindo alinhamento com as expectativas do mercado”, defende o gestor.
Mas além do cliente externo, José Theotónio lembra que este tema é cada vez mais sensível também para os cerca de cinco mil colaboradores que fazem parte hoje do universo Pestana, bem como para aqueles que o procuram como entidade empregadora. “O talento preocupa-se cada vez mais com o impacto que as empresas têm no Planeta, nas Pessoas e nas Comunidades Locais e isso traz-nos também uma responsabilidade acrescida”, resume.
Por Inês Gromicho




















































