Continuamos a dar-lhe a conhecer um pouco melhor quem trabalha no setor da hotelaria nacional. Hoje estamos com Fernando Assis Coelho, diretor geral do Icon Duplo Ribeira.
Atual cargo: Diretor Geral – Icon Duplo Ribeira – Hotelatelier
Data de nascimento: 22 de Março de 1984
Local onde nasceu: Viseu
Formação: Licenciado em Geografia pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Turismo, com formações executivas na Porto Business School, SDA Bocconi e AESE Business School.
1º emprego: Sales Associate Trainee [IEFP Program] na Speculum SA.
Última função antes de assumir a atual: Hospitality and F&B Manager na Symington Family Estates.
Qual o foco da sua função profissional: Como gestor hoteleiro cresci com o foco no trinómio Equipa, Reputação e Resultado Financeiro. Tem sido desafiante perceber a relação que estabelecem entre si e a predominância e influencia que o privilégio de um, frui nos outros. Este ano cumpro 16 anos desde que iniciei em 2007 a minha carreira profissional, e à luz do meu conhecimento e experiência atual diria que se nos focarmos nas pessoas, conseguimos influenciar positivamente a reputação e o resultado financeiro. Se nos focarmos no resultado financeiro prejudicamos a reputação e a equipa. Por último, uma obsessão com a reputação e indiferente aos custos associados, pode fazer perigar o resultado. O que me leva a cimentar e reforçar a certeza de que o sucesso de um negócio está na nossa capacidade de gerir pessoas, num exercício constante de manter o critério e os valores humanos. Talvez a forma mais simples de o dizer seja: um aplicar diário de empatia em todas as decisões, equilibrando-o com o critério da equidade.
O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: Tempo. Aos meus 39 anos julgo ter aprendido e solidificado que o tempo é um valor irrecuperável. É necessário tempo para pensar e estruturar decisões, estar com as pessoas e tempo para se fazer outras coisas que nos dão prazer e se refletem positivamente no nosso bem-estar e felicidade. A nossa capacidade de bem gerir e desfrutar do nosso tempo é fundamental para o equilíbrio profissional, pessoal e familiar, e sobretudo para uma eficiência e qualidade na resposta profissional. Apesar de algum esforço nas lideranças, sobretudo das latitudes mais quentes europeias, ainda confundimos eficiência com pouco trabalho. Se alguém fizer o mesmo em menos tempo, isso só deverá ser valorizado.






















































