O Real Hotels Group (RHG) acaba de anunciar a nomeação de Simão José Simão como o novo diretor comercial do Grupo e diretor de Operações das unidades de cinco estrelas, reforçando assim a liderança estratégica do RHG e a aposta num modelo de gestão integrado, orientado para resultados e sempre com foco na experiência única dos clientes e visitantes nas suas 20 unidades hoteleiras.
Nesta nova etapa no Grupo, Simão José Simão terá a seu cargo um orçamento de vendas superior a 120M euros e a liderança de cerca de 300 pessoas, das quais 17 são chefias – e a coordenação global da estratégia comercial. Em 2026, o Grupo entrará numa nova fase de estratégia comercial relacional para os segmentos MICE, Corporate e Grupos, assim como uma nova fase de transformação digital do setor e eficiência operacional.
Simão José Simão acumula ainda a sua experiência consolidada na Direção de Operações das unidades cinco estrelas do grupo, as marcas icónicas Real e Grande Real do RHG como o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa (Cascais), o Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa (Albufeira), o Real Marina Hotel & Spa (Olhão) e o Real Palácio Hotel, em Lisboa.
Com mais de 40 anos de carreira na hotelaria nacional, Simão José Simão traz consigo um percurso sólido e transversal, marcado pela direção de operações e liderança de equipas em alguns dos mais prestigiados grupos hoteleiros do país. Formado com o curso de Gestão e Técnica Hoteleira na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, bem como Bacharelato de Gestão e Técnica Hoteleira na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, Simão José Simão é natural do Norte, mas iniciou o seu percurso profissional no Algarve, na cadeia Dom Pedro Hotels, onde começou como rececionista e ascendeu consistentemente a Diretor Comercial do grupo, cargo que lhe abriu as portas para uma trajetória de excelência no setor.
Simão José Simão venceu, este ano, um dos mais prestigiantes prémios que a IHG atribui anualmente em Berlim, num universo de General Managers que gerem cerca de 7.000 hotéis mundialmente, que é o General Managers Impact Awards. Um prémio pessoal, de carreira e que todos ambicionam ser selecionados no universo hoteleiro.
A relevância deste prémio não só destaca os líderes que demonstraram excelência em diversas áreas, como a gestão de pessoal, inovação, sustentabilidade, desempenho operacional, mas acima de tudo, porque foram nomeados ou selecionados pelos seus colegas, pelos seus peers e por aqueles que foram nomeados nos anos anteriores. É um prémio que se constrói ao longo do tempo, um prémio de altíssimo reconhecimento, só atribuído a um número muito restrito de profissionais na indústria hoteleira, o que representa para o Real Hotels Group, uma promoção de standards de competência na gestão de hotéis IHG a nível global.
Segundo Eurico de Almeida, o CEO do RHG, “Simão José Simão é um profissional de referência a nível global, um exemplo de liderança sólida e competência em todo o ecossistema da indústria hoteleira. O seu profundo conhecimento da operação, torna esta nomeação para diretor comercial, uma aposta muito sólida e inovadora para o contínuo crescimento do Grupo, que, em 2026, trará importantes novidades na inovação do produto hoteleiro de Luxo, novos investimentos e uma forte aposta na nova era digital, assim como na valorização dos nossos colaboradores e parceiros, trazendo novidades e experiências de repetir para o nosso cliente final. O Real Hotels Group conta hoje com cerca de 20 unidades, todas com identidade própria, mas unidas pelo mesmo cunho ‘Real’, desde a hotelaria de cinco estrelas às propostas mais essenciais do nosso portfólio. Estar entre os cinco principais grupos hoteleiros em Portugal é uma conquista que reforça a nossa responsabilidade e o nosso compromisso com a excelência e o Simão José Simão faz parte dela.”






















































