A Solférias realizou ontem, dia 10 de março, o seu habitual roadshow em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes. Depois de ter tido casa cheia no Porto na passada sexta-feira, com a presença de 550 agentes de viagens, o sucesso repetiu-se na capital onde cerca de 80 fornecedores de todo o mundo puderam apresentar as suas novidades a 560 agentes de viagens inscritos. Algo que Sónia Regateiro, Chief Operating Officer (COO) da Solférias, considera “muito gratificante” pois trata-se de “um momento de partilha e de convívio entre o trade, estrategicamente realizado antes da BTL”, que começa amanhã, na FIL
O evento realiza-se numa altura em que a Solférias tem tudo para estar otimista relativamente ao ano em curso já que “a velocidade e antecipação da venda tem sido muito grande”, referiu a responsável à imprensa. Sónia Regateiro frisou que “as vendas estão a correr muito bem”, e a grande novidade deste ano, por exemplo, a Costa Norte do Egito, já apresenta ocupações acima dos 50%. A nível global, comparativamente ao ano transato, e à data de hoje, a projeção de vendas em número de passageiros está já 30% superior.
Um crescimento da procura que tem sido acompanhado, na mesma proporção, pelo aumento da oferta, já que o operador turístico não reduziu a sua capacidade charter. Face a 2024, a Solférias conta com uma oferta 28% superior: “com mais lugares, temos mais vendas, mais passageiros”, remata Sónia Regateiro, acrescentando que para o verão, por exemplo, muitas partidas estão já cheias. O que eleva ainda mais as expectativas para a BTL, onde o operador contará com um stand próprio.
Além do Egito, também Cabo Verde tem sido um dos destinos com melhor desempenho de 2025, ambos com uma taxa de ocupação acima dos 50% neste momento. Já Saïdia está para já nos 30%, algo que não preocupa a COO da Solférias pois trata-se de um destino de curta duração e mais barato, cujo segmento de mercado irá provavelmente comprar mais tarde.
No que diz respeito ao reforço da oferta do operador, Cabo Vede conta com mais dois voos e a Tunísia também tem dois novos voos para Enfidha, do Porto e de Lisboa.
Do lado do Brasil, que contou com vários fornecedores presentes no roadshow, o interesse também tem sido correspondido pela procura e Sónia Regateiro não hesita em afirmar que “há uma resposta efetiva do mercado”. Algo que atribui também à integração automática das tarifas Omnibees, que passou a ser uma realidade no final do ano passado.
O TOP 10 dos destinos com maior procura na Solférias é encabeçado por Cabo Verde, Egito e Disneyland Paris, seguindo-se o Senegal, Tunísia, Marrocos, São Tomé, Brasil, Maldivas e, finalmente, Madeira/Porto Santo.
Por Inês Gromicho






















































