A Ambitur.pt está a acompanhar de perto a evolução do Programa Empresas Turismo 360º, do Turismo de Portugal, e traz a esta rubrica as entidades distinguidas pela sua aposta na sustentabilidade. Hoje vamos conhecer a Story Studio, com Márcia Vilar, uma das fundadoras.
Qual o significado de receber o selo Engaged do Programa Empresas Turismo 360º?
A adesão da Story Studio foi uma decisão desafiante e de enorme responsabilidade, pois percebemos o esforço que teríamos que empreender para responder às exigências deste Programa. Apesar de já sermos certificados pela Biosphere, e por essa via já cumprirmos um conjunto de procedimentos alinhados com os ODS’s e os princípios da sustentabilidade, esta nova etapa exigiu um maior aprofundamento deste trabalho e uma mais intensa colaboração com os nossos parceiros estratégicos, sendo assim possível cumprir os requisitos do Programa e obtermos o reconhecimento formal do Turismo de Portugal. Este reconhecimento é sobretudo o resultado do trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos, onde a sustentabilidade emerge como valor do nosso projeto, consequentemente, um vetor estratégico da marca Story Studio, mas é também a certeza de que estamos no caminho certo para afirmarmos a nossa marca no mercado global.
Qual é a principal atividade da empresa?
A Pausa do Costume Lda é uma empresa especializada na gestão de unidades de alojamento turístico de perfil unifamiliar (moradias e apartamentos), sob a marca Story Studio, localizadas em lugares identitários e de reconhecida notoriedade turística (aldeias rurais, áreas protegidas, centros históricos, vilas piscatórias e lugares com ‘estórias’).
Quando foi fundada e por quem?

Por mim – Márcia Vilar – e pelo meu marido, no final de 2017, ambos com formação superior na área da hotelaria e turismo e uma vasta experiência profissional num dos grupos hoteleiros de referência mundial – Grupo ACCOR – onde desempenhei cargos de direção em vários hotéis do grupo em Portugal. O desejo de construir um projeto pessoal nesta área levou-me a abraçar a ideia de criar uma rede de alojamento turístico com uma identidade própria e um perfil exclusivo. Atualmente, temos em operação as unidades de alojamento turístico Story Studio COIMBRA CENTRO e Story Studio PIÓDÃO.
O que diferencia a empresa a nível de oferta?
A empresa, apesar de recente, tem um posicionamento exclusivo na gestão e exploração das unidades de alojamento turístico – check-in online, entrada nas unidades através de códigos de acesso, gestão inteligente dos equipamentos energéticos; wi-fi; amenities certificados (bio, ecológicos); produtos de limpeza certificados e ecológicos; lareiras a bioetanol; aquecimento radiante dos pisos. Na decoração das unidades de alojamento, privilegiamos a reutilização do mobiliário dando-lhe uma nova roupagem e com isso um renovado ciclo de vida, usamos produtos endógenos (ex. burel). As localizações das unidades de alojamento são em territórios de elevado valor patrimonial. E estabelecemos parcerias locais. Além disso, a unidade de alojamento turístico Story Studio PIÓDÃO tem a certificação Biosphere, desde 2022.
Porque aderiu ao Programa Empresas Turismo 360º?
Deu-nos a oportunidade de conhecermos e respondermos aos desafios que estão subjacentes à ‘Avaliação de Desempenho ESG – Environment, Social and Governance’. Como também estamos em processo de expansão da marca, sentimos que era oportuno consolidar a nossa estratégia e o compromisso com a sustentabilidade enquanto pilar do nosso modelo de negócio. Complementarmente, e do ponto de vista operacional propriamente dito, o Programa permite-nos avaliar as práticas empresariais e o desempenho da empresa nas dimensões mais relevantes (ambiente, social e gestão) éticas e sustentáveis, assim como monitorizar de forma constante os riscos e oportunidades do respetivo negócio.
Qual foi o benefício do Programa?
O Programa 360º, e a plataforma FOREST que o Turismo de Portugal criou para fazer a mediação do processo de adesão a este programa, auxiliam os empresários a avaliarem e a monitorizarem o seu posicionamento e as metas definidas para os diferentes indicadores de sustentabilidade da empresa. Também obtemos um relatório de desempenho ESG, o qual todos os anos pretendemos melhorar, quer na qualidade da informação submetida, quer no alcance das metas preconizadas e no consequente desempenho da empresa. De certa forma, este programa valida e credibiliza ainda mais o nosso compromisso com a sustentabilidade, com a comunidade, e com todos os stakeholders com quem dialogamos. Atualmente, e cada vez mais, os hóspedes, investidores e parceiros procuram empresas que priorizam estes valores. Ao abordar estas temáticas ESG, podemos mostrar que estamos também a implementar medidas para reduzir a nossa pegada de carbono e a desenvolver a economia local.
Qual é a principal missão da empresa, tendo em conta este programa?
A arquitetura do Programa, objetivada nos formulários de suporte – segmentados pelas três dimensões estruturais do ESG (Environment, Social and Governance) –, constitui um importante instrumento de apoio à decisão e de alinhamento da proposta de valor da empresa e da marca, promovendo ajustamentos e eventuais medidas corretivas, com maior ou menor profundidade, em função da avaliação dos respetivos relatórios.
De que forma a pandemia atrasou o progresso da empresa?
Como a generalidade das empresas do setor do turismo e, especificamente, do subsetor do alojamento, a pandemia impactou significativamente a atividade da empresa assim como o processo de expansão. No entanto, estamos certos que nestes últimos dois anos temos vindo a recuperar o “tempo perdido” e é com confiança e entusiasmo que projetamos o futuro imediato da empresa e expetativa positiva para o médio/ longo prazo.
Como está a ser a recuperação?
A recuperação da atividade e, simultaneamente, o processo de expansão da rede Story Studio está a evoluir muito positivamente e acreditamos que os índices médios de ocupação previstos para 2023 nas nossas unidades de alojamento sejam alcançadas, visto que a evolução dos preços médios/noite têm sido muito positivos, ultrapassando mesmo os objetivos que definimos no início do ano.
Que projetos/novidades estão em marcha?
A Story Studio prepara-se para abrir 17 unidades de alojamento turístico na Aldeia Histórica de Sortelha no último trimestre do corrente ano – Story Studio SORTELHA. A médio prazo irá integrar mais três unidades a este projeto na Aldeia Histórica de Monsanto – Story Studio MONSANTO – e mais uma nova unidade de alojamento na Aldeia Histórica de Piódão – Story Studio PIÓDÃO 2.
Por Diana Fonseca























































