Diário de Notícias
“TAP poupa 1300 milhões com negociação da frota”
O presidente executivo da TAP, Ramiro Sequeira, admitiu ontem que “a otimização de custos operacionais em ajustes financeiros com a frota” deverá garantir poupanças à companhia na ordem dos 1,2 mil milhões de euros, a que se deverão juntar os resultados de negociações com outros fornecedores, elevando a poupança para 1500 milhões de euros.
“Restauração exige plano de reabertura”
A associação nacional de restaurantes PRO.VAR reclamou ontem uma forma “simples” de acesso aos apoios e a divulgação de um plano “atempado” de reabertura, sublinhando que a subida do desemprego registada em janeiro é a “ponta do icebergue”.
“Braga: o roteiro de Ricardo Rio para um dia no melhor destino europeu 2021”
A cidade minhota venceu a eleição da European Best Destinations superando 19 rivais europeias, entre elas a capital italiana, Roma. O DN desafiou o autarca bracarense a traçar um roteiro para uma isita de 24 horas.
Público
“TAP adiou pagamentos a bancos para além do prazo da moratória”
Uma das formas encontradas pela TAP para resistir aos impactos da pandemia foi o adiamento do pagamento de dívidas (capital e juros) aos bancos. De acordo com o documento entregue pelo Governo ao Parlameno, datado de dezembro, os mutuantes bancários “concordaram em adiar as datas de vencimento em cerca de 1,5 anos para evitar aumentos significativos de pagamentos após a moratória”. No final de setembro, a dívida da TAP à banca era da ordem dos 240 milhões. O montante total adiado representa uma média de 16% do total da dívida, ou seja, cerca de 38 milhões de euros.
Jornal i
“TAP: Miguel Frasquilho alerta – Não há margem para mais erros”
“A TAP vai ter de ser uma empresa sustentável e rentável”, A frase, categorica, de Miguel Frasquilho, presidente do conselho de administração da TAP, confirma um plano à distância de 10 anos onde não há margem para erros. Frasquilho garante mesmo que a TAP não pode regressar ao passado, sob pena de não sobreviver. Para começar, o presidente da companhia afastou a possibilidade de ordenados ao nível do período pré-crise (em 2019, a TAP gastou 678,6 milhões apenas em salários).
“ALEP pede reforço ao Governo”
O presidente da ALEP pediu ao Governo um reforço “emergente” de apoios Às micro e pequenas empresas, porque precisam de “oxigénio” para resistir à “reta final” de uma “maratona dificílima”.
“Pro.var defende regresso de apoios e reabertura planeada”
Associação diz que falta de planeamento provoca um “verdadeiro ataque de nervos” aos empresários.
“André Jordan – pai do turismo português distinguido pela Ordem do Império Britânico”
Nome do empresário luso-brasileiro integra agora o conjunto de personalidades homenageadas este ano pela Rainha Isabel II.
“UE exige reabertura de fronteiras a seis países europeus”
O alastrar de novas variantes pôs travão à livre circulação no continente europeu, mas a UE exige que se opte por quarentenas e testes. Exigiu à Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Hungria e Finlândia que reabrissem as suas fronteiras aos outros países do espaço Schengen.
Negócios
“TAP vê derrapar plano em Bruxelas e cortes salariais”
O presidente do conselho de administração da TAP reconheceu que as negociações com Bruxelas sobre o plano de reestruturação da companhia não ficarão concluídas no primeiro trimestre deste ano, como previsto. O atraso também não permite aplicar os cortes salariais ainda neste mês de fevereiro.
“TAP: Governo quer «um ou mais parceiros privados»”
Segundo o presidente do conselho de administração da TAP, o Governo pretende que a companhia volte a ter “uma posição acionista privada relevante”, o que poderá incluir mais do que uma entidade. “Vamos ver o que resultará das negociações com Bruxelas quanto à recomposição do capital da TAP”, afirma Miguel Frasquilho.
“TAP admite ter operação no Porto maior do quem em 2019”
Perante as críticas de “desinvestimento” nas várias regiões do país, o presidente do conselho de administração da TAP garante que a empresa está a fazer tudo para que a operação no Porto seja igual à que existia antes da pandemia, “ou até maior”.
“Portugal na lista dos destinos preferidos pelos britânicos”
Portugal foi um dos destinos turísticos mais procurados pelos britânicos logo após o anúncio do Governo para aliviar o confinamento em vigor em Inglaterra devido à Covid-19.
Jornal de Notícias
“Frasquilho admite reforçar operação no Porto e em Faro”
Miguel Frasquilho assegurou que a dimensão da companhia após a reestruturação, com 88 aviões de passageiros e três de carga, sem ser “uma TAPzinha”, vai permitir realizar voos intercontinentais, bem como manter e reforçar operações “em cidades como Porto e Faro, através da TAP Express”.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.


















































