Jornal de Notícias
“Fila não impediu passageiros de apanhar voo”
Uma fila para embarque com mais de 100 metros foi o que os passageiros encontraram ontem à tarde no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, devido ao controlo das fronteiras previsto nas novas medidas de contenção da pandemia.
“Principais regras a respeitar para quem pensa viajar”
Açores e Madeira e motivo profissional. As viagens para a Madeira e Açores são permitidas, assim como as deslocações profissionais “devidamente documentadas”.
“Turismo de Portugal tem já 63 eventos para este ano”
Até a pandemia arrasar tudo, o turismo de negócios era um segmento em crescimento no país. De mais de uma centena de eventos captados pelo Turismo de Portugal em 2020, não se realizaram 80%. Apesar da elevada incerteza em relação a 2021, o TP já tem reserva para dezenas de eventos. “Será um ano de grandes desafios, especialmente no turismo de negócios. Analisando um conjunto de tendências apresentadas recentemente, a retoma da MI basear-se-á num conjunto de cenários: virtual/online, presencial, híbrido”, indica fonte oficial do TP.
Jornal i
“TAP alarga prazo para negociar com sindicatos novo acordo de empresa”
É uma pequena vitória, mas nem por isso pode deixar de ser considerada uma vitória. A administração da TAP aceitou o apelo dos sindicatos para prolongar “por mais alguns dias” a data limite das negociações para a aprovação de um novo acordo de empresa. O prazo anteriormente definido pela companhia terminava ontem. A TAP pretende fazer aprovar um novo acordo de empresa para reduzir os custos com os trabalhadores para cerca de meyade face a 2019, ano em que a companhia gastou 678,6 milhões com pessoal.
Correio da Manhã
“TAP prolonga negociações para acordo”
As negociações para fechar um acordo de emergência na TAP foram prolongadas até terça-feira, 2 de fevereiro.
“Montebelo: Grupo reabre hotel durante confinamento”
O grupo hoteleiro Montebelo decidiu manter abertas três unidades durante este período de confinamento geral, em Lisboa, Viseu e barragem da Aguieira. O grupo português deseja responder “à necessidade dos profissionais em movimento” pelo país, não abrangidos pelas restrições.
Público
“O que será do turismo nas cidades quando a pandemia acabar?”
No fim de 2019, ao passar em revista a segunda década deste século, o Público descreveu os anos dourados do turismo em que tudo era crescimento: o número de hóspedes, os hotéis e o alojamento local, o dinheiro que animava a economia. A queda, em 2020, foi a pique. Vera Gouveia Barros, autora do ensaio “Turismo em Portugal”, e que faz investigação em economia do turismo, refere que “a pandemia foi um fenómeno que atingiu duramente o turismo, mas que não tem que ver com o turismo”. Eduardo Brito-Henriques, geógrafo do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), indica que “claro que o turismo vai voltar a existir, é inevitável, mas deve ser balanceado com outro tipo de atividades, não devemos ter uma economia excessivamente dependente deste tipo de atividade”.
“TAP suspende 93% das operações em fevereiro”
Devido aos impactos da evolução da pandemia de Covid-19 e das novas restrições à circulação, a TAP já tinha recentemente anunciado que haveria uma redução da oferta em fevereiro da ordem dos 73% face a idêntico período de 2020 (ainda sem os efeitos do vírus). Ontem a transportadora emitiu um comunicado, onde diz que esse cenário será agravado e que a suspensão será de 93%.
Negócios
“Portugal está com o pior desempenho económico do euro”
Há duas semanas que a economia portuguesa é a que mais cai, de entre todos os países da zona euro para os quais há dados (17, num total de 19). Portugal será mesmo o país deste grupo a registar o pior desempenho no primeiro trimestre deste ano. A projeção resulta de um indicador desenvolvido pela OCDE.
“Restrições obrigam TAP a suspender 93% da operação”
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.





















































