Na passada sexta-feira, dia 10 de setembro, decorreu a Super Final do TTL Super Edition, uma competição nacional promovida pela Associação Fórum Turismo e o Super Bock Group, com o apoio do Turismo de Portugal. Esta edição, que já é a segunda da iniciativa, teve como objetivo angariar ideias para inovar as áreas da Restauração e Hotelaria em Portugal, e contribuir com soluções sustentáveis a aplicar no canal HORECA.
Na primeira fase da iniciativa, foram angariadas mais de 200 ideias com o objetivo de trazer inovação através de eixos como a capacitação e formação, o desperdício alimentar e reciclagem, a digitalização, a responsabilidade social e serviços às áreas da Restauração e Hotelaria em Portugal, numa altura de retoma progressiva do setor do Turismo. Já numa segunda fase, as melhores ideias foram pré-selecionadas e desenvolvidas em projetos de equipa, resultando num total de 69 projetos a concurso.
Para a Super Final foram selecionadas seis equipas, detentoras dos melhores projetos desenvolvidos, para serem apresentados aos membros do júri constituído pela Associação Fórum Turismo, o Super Bock Group, o Turismo de Portugal I.P. e o NEST – Centro de Inovação do Turismo. Desta fase saiu apenas uma equipa vencedora que, para além do título “Equipa Vencedora TTL Super Edition HORECA”, levou para casa um cheque de 5.000€ para tornar a sua ideia num projeto real.
As ideias apresentadas na Super Final abordaram Rotas Gastronómicas com base na economia circular, aproveitamento do desperdício dos restaurantes e cafés para a produção de adubos orgânicos, a criação de um Airbnb para a Restauração, entre outras.
A Super Final aconteceu no Suspenso Lisboa, onde as seis equipas finalistas apresentaram os seus pitch finais perante o júri. No final, foi a equipa Atlantic Compost, com um programa de combate ao desperdício alimentar, que passa pela valorização em adubo orgânico de qualidade, a partir de resíduos orgânicos que são normalmente descartados pelos restaurantes e cafés, que se tornou vencedora da 2ª edição do TTL Super Edition.
“É sempre uma mais valia trabalhar ao serviço da inovação e da sustentabilidade para o turismo na companhia de grandes parceiros como o Super Bock Group e o Turismo de Portugal. Ainda existe muito a fazer ao serviço da inovação e da sustentabilidade nas diversas áreas de turismo. O que estamos a fazer agora é apenas o início de uma ambição maior, de continuarmos a desenvolver este tipo de iniciativas no setor”, afirma António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo, sobre o fecho da iniciativa.