O Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentou esta segunda-feira à imprensa os roteiros “Road Trips Centro de Portugal – 1 é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais”. Estes são roteiros temáticos de descoberta e exploração da diversidade do Centro de Portugal. Recuperando o conceito de viajar de carro (“Road Trips” são “Viagens por Estrada” em português), a dois, em família ou entre amigos, os roteiros “desafiam os turistas a explorar o território e a aumentar o seu tempo de estada na região, com flexibilidade para parar, contemplar e experimentar o muito que há para conhecer”, afirma o TCP em comunicado.
Foram apresentados oito roteiros: Ria de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. Em cada um deles, são propostas oito viagens de três dias. As propostas de viagem integram não só os produtos turísticos mais distintivos das oito Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro – os museus e atrações obrigatórias, as praias mais secretas, as iguarias tradicionais ou os melhores locais para captar fotografias -, mas igualmente recursos exclusivos e transversais, como o Património Mundial do Centro.
Nestes roteiro, o TCP também destaca as preocupações com a sustentabilidade, acessibilidade e usabilidade, através da “inclusão de informações práticas sobre como usufruir de experiências mais sustentáveis para os territórios e menos impactantes para o ambiente”.
O presidente do TCP, Pedro Machado destacou a importância destes guias para o Centro de Portugal, afirmando que “estes Road Trips resultam de uma estratégia de convergência para o turismo que a região conseguiu encontrar. São o fruto de um trabalho conjunto de dimensão significativa, que envolveu a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e as oito Comunidades Intermunicipais deste território. É um trabalho ininterrupto que dura já há quatro anos e meio”. O responsável acrescentou ainda que “os guias mostram um pouco da magia que está associada a estes territórios. Alimentam o imaginário dos nossos turistas e são um contributo importante para a descoberta da região, ajudando a criar e a distribuir riqueza entre a população”.
Estes suportes são o resultado de um investimento de 11 mil euros, aplicado na impressão de 16 mil exemplares, consolidando assim um trabalho de articulação da estratégia de Promoção e Comunicação da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal para os Produtos Turísticos Integrados das CIM da Região Centro.
A apresentação contou com a presença de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro e da CIM Região de Aveiro, Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, vários autarcas e representantes das CIM da região Centro de Portugal, entre outras individualidades.