Os vencedores da 1ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT 2019) foram conhecidos num evento que decorreu na passada quinta-feira, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. A cerimónia contou com a presença de Pedro Barreto, administrador do BPI, bem como Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, que entregaram prémios aos vencedores.
Na categoria Hotelaria foi distinguido o hotel alentejano “São Lourenço do Barrocal”. A “Aldeia da Cuada”, na Ilhas das Flores, Açores, foi a vencedora da categoria Alojamento Local, na qual foi ainda atribuída uma menção honrosa ao “The Passenger Hostel”, no Porto. Na categoria Restauração foi reconhecido o restaurante “A Cozinha” do chef António Loureiro, de Guimarães, e a empresa “Vertigem Azul”, de Setúbal, foi distinguida na categoria Serviços Turísticos.
O júri decidiu ainda reconhecer iniciativas e personalidades pelo seu importante contributo para o setor do turismo: “The Presidential Train” ganhou o prémio Projeto Inovador (Douro/Porto), a “Rota Estrada Nacional 2” foi distinguida na categoria Projeto Público e o “Programa HOSPES” da Associação de Hotelaria de Portugal venceu na categoria Turismo Responsável.
Dionísio Pestana recebeu o último prémio da cerimónia, o Prémio Carreira, pelo seu enorme contributo para o desenvolvimento do setor do turismo em Portugal.
Pedro Barreto destacou a importância de “ajudar todas as empresas e empresários que estão a começar e que estão a fazer investimentos relevantes para o país.” O administrador do BPI referiu que “o Banco conhece muito bem o sector e queremos apoiar as empresas, não só no financiamento, como sempre fazemos, mas também no reconhecimento e promoção da sua trajetória de sucesso. Portugal deve continuar a potenciar o crescimento do turismo, de forma sustentável, apostando na descentralização dos destinos turísticos internos e na melhoria na qualidade da oferta a todos os níveis”.
PNT recebeu 464 candidaturas
O PNT 2019 foi criado com o objetivo de premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso, enquadradas nas categorias de Alojamento, Restauração e Serviços Turísticos. Pretende igualmente reconhecer projetos de turismo responsável, iniciativas que se destacaram pela inovação e projetos de âmbito público.
A iniciativa tem o alto patrocínio do Ministério da Economia, o apoio institucional do Turismo de Portugal e a assessoria técnica da Deloitte.
Na sua primeira edição, o Prémio Nacional de Turismo recebeu 464 candidaturas de todo o país. As candidaturas dividiram-se em: 207 na categoria Alojamento, 162 na Restauração e 95 nos Serviços Turísticos.
A qualidade das candidaturas foi avaliada por Comités Técnicos e por um Júri. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional e contributo para o desenvolvimento turístico foram alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.