Por Karina Simões, Head of Hotel Advisory JLL Portugal
“Eu diria que depois da crise iremos ter de lidar com uma realidade diferente, e teremos de nos adaptar/ reinventar. Dessa adaptação podem decorrer oportunidades, as quais devem ser potenciadas, no sentido de podermos fazer a diferença, sendo crucial para nos distinguirmos dos nossos principais concorrentes. Partimos com algum vantagem nesta corrida retomada, dado que do ponto de vista sanitário nos destacámos pela positiva.
A mudança dos hábitos de consumo do ponto de vista turístico são um dado adquirido, e apenas quando os fluxos turísticos forem retomados é que estaremos em condições de perceber um pouco melhor qual o rumo a que toda esta situação nos vai levar.
Creio que o maior desafio é a manutenção dos níveis interessantes de ADR que tínhamos alcançado na época pré-Covid; outros aspetos, tais como alterações aos processos de check-in e check-out, higienização dos espaços, entre outros procedimentos, irão a princípio estranhar-se, mas irão sem dúvida fazer parte da “nova” normalidade. É claro que são processos que não acontecem da noite para o dia, mas iremos com certeza sair mais fortes!”
* A opinião foi solicitada por Ambitur.pt no âmbito de um conjunto de artigos que estamos a elaborar com empresários e responsáveis do setor sobre a atual situação que o país/mundo vive no âmbito da Covid-19.