Os dados revelados pela Associação de Turismo do Algarve (ATA) indicam que, no primeiro semestre de 2015, foram registadas 602.346 voltas de golfe na região, mais 34.580 que no período homólogo. Março terá sido o mês mais forte, com um total de 128.163 voltas, seguido de abril (123.932), o mês que maior crescimento registou face a 2014, 12,8%.
Segundo a diretora executiva da ATA, Dora Coelho, “o Algarve possui 45,9% da oferta de campos de golfe nacional, tornando-o no principal destino de golfe de Portugal. Para além disso, os nossos campos distinguem-se por estarem inseridos em ambientes distintos e diferenciadores, possuírem excelentes infra-estruturas de apoio à prática da modalidade e profissionais qualificados”.
Todos os anos chegam ao Algarve praticantes oriundos do Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Holanda e Suécia, pertencentes a classes socioeconómicas de elevado poder de compra e possuem, predominantemente, habilitações literárias de nível superior. Tratam-se pois, de turistas de qualidade que efetuam gastos consideráveis na região. Segundo Dora Coelho, “uma procura justificada pelas excelentes condições climatéricas que o Algarve tem ao longo do ano, o que muitas vezes não acontece nos países de origem”.
O golfe é uma das principais apostas da ATA na promoção da Região. Campanhas e ações viradas para a modalidade fazem parte do calendário da Associação, que em novembro promove a segunda edição do EDGA Algarve Open, evento que reúne os melhores golfistas mundiais com deficiência. A competição é a peça central da campanha Golf4all, da ATA, cujo objetivo é promover o Algarve como destino turístico inclusivo.