• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
03/12/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Mirai lança Sarai, a nova geração de agentes de IA para hotéis

    Mirai lança Sarai, a nova geração de agentes de IA para hotéis

    Portugal está no Top 4 mundial do Desperdício Alimentar: AHP desafia hotéis a inverter o cenário

    Portugal está no Top 4 mundial do Desperdício Alimentar: AHP desafia hotéis a inverter o cenário

    Solférias e Sonhando rumam juntas para Zanzibar no verão 2023

    Soltrópico anuncia Zanzibar como novo destino para 2026

    Unlock Boutique Hotels integra o Haven Nature Hotel & Villas no seu portfólio

    Unlock Boutique Hotels integra o Haven Nature Hotel & Villas no seu portfólio

    Soltour apresenta programação alargada com reforço em destinos estratégicos para o próximo verão

    Soltour apresenta programação alargada com reforço em destinos estratégicos para o próximo verão

    Bestravel Matosinhos reabre sob nova gerência

    Bestravel Matosinhos reabre sob nova gerência

    Ibis Styles e Epson apresentam projeto que coloca a economia circular no centro do design de interiores e da hotelaria

    Ibis Styles e Epson apresentam projeto que coloca a economia circular no centro do design de interiores e da hotelaria

    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    SALTO mostra como está a moldar o futuro da hotelaria na Decor Hotel 2023

    Na Decorhotel com… Salto Systems

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Câmara Municipal de Lisboa vai fazer estudo sobre impacto do turismo na capital

    Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    Voltas de golfe no Algarve crescem no 1º semestre

    Algarve: Não há uma indústria que esteja a monitorizar a utilização de água como os campos de golfe

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Mirai lança Sarai, a nova geração de agentes de IA para hotéis

    Mirai lança Sarai, a nova geração de agentes de IA para hotéis

    Portugal está no Top 4 mundial do Desperdício Alimentar: AHP desafia hotéis a inverter o cenário

    Portugal está no Top 4 mundial do Desperdício Alimentar: AHP desafia hotéis a inverter o cenário

    Solférias e Sonhando rumam juntas para Zanzibar no verão 2023

    Soltrópico anuncia Zanzibar como novo destino para 2026

    Unlock Boutique Hotels integra o Haven Nature Hotel & Villas no seu portfólio

    Unlock Boutique Hotels integra o Haven Nature Hotel & Villas no seu portfólio

    Soltour apresenta programação alargada com reforço em destinos estratégicos para o próximo verão

    Soltour apresenta programação alargada com reforço em destinos estratégicos para o próximo verão

    Bestravel Matosinhos reabre sob nova gerência

    Bestravel Matosinhos reabre sob nova gerência

    Ibis Styles e Epson apresentam projeto que coloca a economia circular no centro do design de interiores e da hotelaria

    Ibis Styles e Epson apresentam projeto que coloca a economia circular no centro do design de interiores e da hotelaria

    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    SALTO mostra como está a moldar o futuro da hotelaria na Decor Hotel 2023

    Na Decorhotel com… Salto Systems

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Câmara Municipal de Lisboa vai fazer estudo sobre impacto do turismo na capital

    Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    Voltas de golfe no Algarve crescem no 1º semestre

    Algarve: Não há uma indústria que esteja a monitorizar a utilização de água como os campos de golfe

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

“Hoje Portugal é estratégico dentro da MSC”

18/12/2017
em Sem categoria
Tempo de leitura: 7 minutos
Home Sem categoria
0
PARTILHAS
23
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

É o “homem do leme” da MSC Cruises em Portugal desde a abertura do escritório da multinacional no nosso país, em 2010. E neste período de sete anos tem levado a companhia “a bom porto” e acredita sem hesitar que o mercado nacional poderá crescer mais no setor dos cruzeiros do que se perspetiva. Eduardo Cabrita, cujo percurso profissional esteve desde sempre ligado ao mar, contou à Ambitur por onde começou e a sua vontade de fazer crescer a companhia de cruzeiros a partir de Portugal.

No ano seguinte à sua entrada na MSC, em 2009, a companhia transportava oito mil passageiros; hoje transporta 20 mil. Quais os fatores determinantes para este percurso?
O ano passado fechámos com 20,5 mil passageiros e começámos sensivelmente com oito mil. Primeiro há na MSC um fator preponderante que é pertencer a um grande grupo com 500 navios de contentores. Há 300 anos que a MSC navega no mar, só ainda não tinha ainda pegado num hotel colocando-o num navio. Este foi um processo que começou em 2003. Em determinado momento avaliou-se a hipótese de se desistir do navio de cruzeiros ou avançar-se para um processo industrial, e foi a última posição que prevaleceu. Porque só havia estas duas opções? Porque quando se começa do zero e já há todo um setor implementado é muito mais fácil analisar onde está a concorrência, o que está a fazer e como é que nos vamos implantar. Ou seja, a decisão de construir é baseada na estratégia posterior, sendo isto tudo evolutivo. Este crescimento foi a par e passo com a abertura dos escritórios na Europa, não sendo por acaso que Portugal acaba por ser a última abertura, pela dimensão do mercado.

Temos, por um lado, a capacidade de investimento da MSC para nesta altura lançar 12 navios, num investimento de cinco mil milhões de euros até 2013. Nós abrimos o escritório em Portugal em 2010 e tivemos a oportunidade de ter ainda três navios para inaugurar, e conseguirmos passar uma imagem e comunicar. Depois estivemos parados três anos ao nível do investimento em navios, foi uma fase de consolidação. Quando se lança 12 navios em 10 anos é muito difícil colocar todos os departamentos alinhados. Houve essa necessidade. Este também foi o período em que se desenvolveu um novo plano de investimento, que começou agora com o navio Meravigliaa, que implica a construção de 11 novos navios, num investimento de nove mil milhões de euros. Esta capacidade de investimento é um dos pontos essenciais da MSC, para que Portugal também possa usufruir de uma forma comunicacional completamente diferente.

Segue-se a responsabilidade do próprio país para esses resultados, no bom sentido. Neste caso foi a de conseguirmos, num curto espaço de tempo, comunicar de uma forma muito efetiva com os agentes de viagens e clientes. Um dos nossos pontos fortes é a MSC ter como core business os europeus. Isso leva a que tenhamos que ter uma bandeira em todos os países da Europa e é na Europa que temos que continuar a lutar cada vez mais pela liderança.

 

Olhando para o futuro, a empresa quer atingir os 30 mil passageiros até 2030?
Neste momento fazemos globalmente 1,6 milhões de passageiros por ano. Em 2026, com os novos navios, esperamos fazer três vezes mais, o que dará 4,8 milhões. De acordo com estes números, e com as perspetivas que temos para Portugal em termos de crescimento dos últimos sete anos, diria que podemos apontar para três vezes mais clientes também. Além disso, acredito que o mercado português consiga ter muito mais capacidade até 2026, porque a curva de crescimento assim o indica. Pelos números que temos através do MSC Monitor, o número de portugueses a viajar anda nos 50 mil. Este ano prevemos acabar perto de 23 mil passageiros nacionais e poderíamos ter tido mais não fossem os fenómenos que aconteceram com Cuba, Caraíbas, entre outros. Em Portugal, se passarmos dos 22/23 mil passageiros este ano para 60 mil num espaço de 10 anos acho que nem sequer é muito.

 

Esta é uma meta desafiante ou relativamente fácil?
É uma meta que aparentemente será fácil, só não acontecerá se houver algo que inverta totalmente o panorama atual. Há outro fator interessante face ao resto dos países que é a taxa de penetração. 50 mil passageiros a dividir por 10 milhões de habitantes é 0,5 a média europeia, está nos 2%, sendo que cada vez há mais cruzeiros a partir de Lisboa e os portugueses estão habituados a viajar para fazer algum tipo de férias. Se continuarmos a passar uma mensagem cada vez mais forte de que os cruzeiros são uma alternativa fantástica a quem quer ir de férias, a percentagem dos 0,5 irá aumentar. Há um número muito engraçado que diz que até 2026 existirão mais 97 navios de cruzeiros. Até 2016, nós vamos lançar 10 novos navios. O facto é que, no mundo inteiro, o mercado de 2007 para 2017 aumentou 100%. Porque será que nos próximos 10 anos o aumento não pode ser maior ainda?

No mercado português esta é mais uma questão de conseguirmos comunicar com mais força. Claro que isso é um desafio porque os orçamentos de marketing das companhias são desafiantes só por si. Por outro lado, há outros mercados na Europa que são muito mais fortes. Se, por um lado temos, pontos fracos em comparação com outros mercados, por outro lado, temos o “mindset” do povo português que realmente está muito ligado ao mar, comparado com outros países. Temos tudo para que as coisas possam ser muito mais do que realmente apresentam estes números.

 

Qual o timing de aumento de capacidade dos navios por parte da MSC?
O único ano em que não teremos navios novos até 2026 será 2023. Acredito que muito perto do final deste plano haja um terceiro plano de expansão, mas o mercado vai ditar o que se passará nos 10 anos subsequentes.

De que forma é Portugal estratégico para uma multinacional?
Se disser que Portugal é estratégico para a MSC terei de quantificar o quanto é estratégico. 80% do volume de vendas da MSC, assim como de outras companhias, é essencialmente de cinco países europeus: Espanha, França, Itália, Alemanha e Inglaterra. Estamos a procurar outros mercados de origem, como o Norte da Europa e outros a nível mundial. Já temos operações no Brasil e África do Sul, mas em breve iremos para outras latitudes mundiais, como China ou Japão, pois temos de expandir a nossa oferta e procura, e jogar com o inverno e verão.

Dentro dos países em que fazemos o mesmo número de passageiros de países europeus com uma dimensão idêntica posso dizer que Portugal é estratégico porque os números dos últimos anos o afirmam. Na última grande reunião que tivemos conseguimos comprovar que Portugal tem apetência para crescer. Eu adoro passar um slide, da Organização Mundial do Turismo, que mostra o que Portugal é: o português gasta em média o dobro do dinheiro dos países da Europa, é assim hoje e será daqui a 10 anos. Não há mais nenhum país assim. Mostro assim que vale a pena continuar a apostar em Portugal pois o país vai ter cartas para dar. Sendo assim, dentro de um segundo patamar estratégico, posso dizer que hoje Portugal é estratégico dentro da MSC. Nota-se isso pela aposta no próprio país.

Mas todos os anos tenho que mostrar e provar onde e como quero crescer através de um plano de negócios, em várias vertentes. Felizmente todos os anos se observa que a estratégia é a correta porque temos conseguido os resultados a que nos propomos, o que nos permite discutir o futuro com confiança.

 

Em 2013 tem luz verde do CEO da MSC para uma estratégia mais forte; é um ponto de viragem?
Este período coincide com a saída do anterior CEO da empresa e com a entrada do atual, Gianni Onorato. As perspetivas dos dois eram completamente diferentes, pois o primeiro estava a lidar com uma fase de investimento. A entrada do Sr. Onorato coincide com a paragem do ciclo de investimento, que já estava planeada. Três anos depois voltamos a ter outro plano de investimento. Sendo assim a primeira vez que há uma reunião obviamente que há suspense no ar. Felizmente deparámo-nos com alguém que encara que os países são os primeiros que estão à frente, a fazer o seu trabalho, e que “corporate” de alguma forma é quem está atrás a tentar ajudar. Isto foi uma inversão em relação à lógica de uma multinacional. Sendo assim a primeira pergunta que nos fizeram foi: do que precisam vocês para o mercado português crescer?

 

O que o país tem de fazer para ter mais escalas de navios?
O Terminal de Cruzeiros do Porto Lisboa é uma mais-valia pois permite turnarounds, algo que era muito difícil até hoje, já que a partir dos 800 passageiros o porto perdia capacidade de escoamento. Com as obras tornou-se possível até às duas/três mil pessoas. É muito difícil que isso venha a acontecer nos próximos dois/três anos, porque o planeamento dos navios é feito antecipadamente. Mas partindo do princípio que se possa pensar nisto, embora Portugal em termos estratégicos não esteja no centro do setor dos cruzeiros que são feitos na Europa, deixa de haver uma limitação. Um armador quando pensa num determinado local pensa em circulação, segurança, facilidade, e Lisboa tem isso.

Tem que se ter em conta nesta vertente o período do ano em que as escalas são feitas e a capacidade. O nosso navio que faz Lisboa/Lisboa é o Magnifica, com capacidade para 3400 passageiros, e temos aumentado a capacidade todo os anos. Para o ano será o Preziosa, que há três meses atrás era o nosso último navio, com capacidade para 4500 passageiros. Eu não consigo em Portugal ainda embarcar numa escala 4500 passageiros porque não há massa crítica. Se existisse eu seria o primeiro a propor três cruzeiros de turnaround completo em Lisboa. Talvez daqui a 10 anos possamos estar a falar de maneira diferente com os navios que aí vêm. Quando conseguirmos passar eventualmente um terço da capacidade do navio à partida de Lisboa teremos capacidade para ativar dentro da MSC um novo panorama.

 

Esta é a 1ª Parte da Grande Entrevista publicada na Edição 306 da Ambitur.

Artigo anterior

Ávoris anuncia programação e principais novidades para 2018

Próximo artigo

Volta Int: “Europa do Sul, norte de África e Médio Oriente impulsionam crescimento do turismo em outubro”

Artigos Relacionados

Sem categoria

Volta Nacional: “Aviação: Pedrosa disponível para voltar a jogo na TAP”

15 de Novembro, 2024
51
Um Halloween supernatural no W Algarve
Eventos

Um Halloween supernatural no W Algarve

16 de Outubro, 2023
165
Grande Real Villa Itália Hotel & Spa ganha um novo ritmo ao som de jazz e blues
Explore

Grande Real Villa Itália Hotel & Spa ganha um novo ritmo ao som de jazz e blues

24 de Agosto, 2023
163
Volta à Imprensa

Volta Nacional: “Governo arrisca crime de desobediência se negar parecer sobre despedimento de CEO”

20 de Abril, 2023
96
Próximo artigo
Eurostat: Dormidas em Alojamento local com quebra de quase 50% em 2020 na UE

Volta Int: “Europa do Sul, norte de África e Médio Oriente impulsionam crescimento do turismo em outubro”

Notícias Populares

  • Unlock Boutique Hotels integra o Haven Nature Hotel & Villas no seu portfólio

    Unlock Boutique Hotels integra o Haven Nature Hotel & Villas no seu portfólio

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Mirai lança Sarai, a nova geração de agentes de IA para hotéis

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Quem é… Rui Gonzaga?

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Soltrópico anuncia Zanzibar como novo destino para 2026

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

SPV: “Mais do que uma mudança de imagem, o rebranding é sobre estar próximos das pessoas e ter ambição para o futuro”
2 Dezembro 2025
SPV: “Mais do que uma mudança de imagem, o rebranding é sobre estar próximos das pessoas e ter ambição para o futuro”
João Amaral deixa Voltalia e ruma a cargo de CEO da americana Principle Power
2 Dezembro 2025
João Amaral deixa Voltalia e ruma a cargo de CEO da americana Principle Power
PreZero ganha concurso de gestão de resíduos orgânicos da Águas e Energia do Porto
2 Dezembro 2025
PreZero ganha concurso de gestão de resíduos orgânicos da Águas e Energia do Porto
Governo vai reforçar fiscalização e segurança de barragens
2 Dezembro 2025
Governo vai reforçar fiscalização e segurança de barragens

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC