• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
25/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Timing faz forte aposta nas ilhas e abre delegação nos Açores

    Timing faz forte aposta nas ilhas e abre delegação nos Açores

    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Timing faz forte aposta nas ilhas e abre delegação nos Açores

    Timing faz forte aposta nas ilhas e abre delegação nos Açores

    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Entrevista: “O futuro da aviação está a ser pensado através da lente da sustentabilidade, e a Airbus está na vanguarda desta transformação”

Yadine Laviollete, Environment & Sustainability Marketing Manager da Airbus, esteve em Portugal no âmbito dos AED Days 2023 e a Ambitur.pt aproveitou a ocasião para uma entrevista.

23/06/2023
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas, Home
Tempo de leitura: 10 minutos
Home Advisor Entrevistas
0
PARTILHAS
199
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Yadine Laviollete, Environment & Sustainability Marketing Manager da Airbus, esteve em Portugal no âmbito dos AED Days 2023 e a Ambitur.pt aproveitou a ocasião para uma entrevista. A responsável aborda o papel da Airbus no futuro da aviação, as metas e projetos que o fabricante tem em curso, a importância da utilização do SAF, entre outros temas. Mas não tem dúvidas de que “estamos a liderar o desenvolvimento de combustíveis alternativos e a estabelecer objetivos ambiciosos de descarbonização”.

Qual é o papel da Airbus no futuro da aviação?

A Airbus está a desenhar o futuro da aviação, ao assumir um papel pioneiro e de catalisador. Estamos bastante empenhados em descarbonizar a indústria da aviação através de tecnologias e estratégias inovadoras, com o objetivo de tornar as nossas aeronaves mais eficientes, otimizando as operações de voo e permitindo a utilização de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF) e hidrogénio.

Estamos a promover ativamente o aumento da utilização e da produção de SAF, tendo objetivos definidos para as nossas operações. Planeamos utilizar, pelo menos, 10% de SAF puro em 2023 e pretendemos aumentar esta percentagem para, pelo menos, 30% até 2030. Ao fazê-lo, estamos a apoiar as metas da indústria definidas pela ATAG, IATA e ICAO, sendo o SAF considerado como um dos principais contributos para a obtenção de zero emissões líquidas de carbono até 2050.

estamos a trabalhar para tornar todas as nossas aeronaves e helicópteros comerciais e militares capazes de operar com 100% SAF até 2030

Além disso, estamos a trabalhar para tornar todas as nossas aeronaves e helicópteros comerciais e militares capazes de operar com 100% SAF até 2030. Esta iniciativa faz parte do nosso contributo para a descarbonização do setor.

consideramos o hidrogénio promissor enquanto combustível descarbonizado para o futuro, estando a trabalhar no desenvolvimento de um avião movido a hidrogénio, o ZEROe, que pretendemos colocar no mercado até 2035

ZEROe

Para além do SAF, consideramos o hidrogénio promissor enquanto combustível descarbonizado para o futuro, estando a trabalhar no desenvolvimento de um avião movido a hidrogénio, o ZEROe, que pretendemos colocar no mercado até 2035. Atualmente, estamos a avaliar diferentes conceitos, incluindo a combustão a hidrogénio e a célula de combustível de hidrogénio. Acreditamos que o hidrogénio é promissor porque pode ser criado a partir de energias renováveis, não produz emissões e pode ser utilizado na produção de eFuels e através de combustão direta.

Para concretizar estas soluções inovadoras, estamos ativamente a fomentar parcerias intraindustriais, a promover a defesa de políticas e regulamentos e a procurar investimento nas tecnologias SAF e de hidrogénio.

Concluindo, o nosso papel no futuro da aviação é multifacetado. Estamos a liderar o desenvolvimento de combustíveis alternativos e a estabelecer objetivos ambiciosos de descarbonização. Desenvolvemos e promovemos a utilização do SAF e hidrogénio nas nossas operações e trabalhamos em tecnologias disruptivas como as aeronaves movidas a hidrogénio.

Através destes esforços, estamos a tomar medidas para construir um futuro sustentável para a indústria da aviação.

Esse futuro passa por uma indústria mais sustentável?

Sem dúvida, o futuro da aviação está a ser pensado através da lente da sustentabilidade, e a Airbus está na vanguarda desta transformação. A nossa estratégia de sustentabilidade é um testemunho deste compromisso.

Ao concentrarmo-nos no desenvolvimento de aeronaves mais eficientes em termos de combustível, na produção de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF) e sendo pioneiros no avanço das aeronaves ZeroE movidas a hidrogénio, estamos a contribuir para uma indústria de aviação mais sustentável. Esta realidade reflete uma tendência mais ampla no setor com vista à redução de emissões de carbono e à pegada ambiental. Estamos igualmente concentrados em reduzir ou eliminar emissões do sistema de propulsão e em conceber aeronaves e adquirir peças de aeronaves utilizando a mais recente abordagem de conceção ecológica de ciclo de vida completo em toda a cadeia de abastecimento.

Essencialmente, a Airbus não só está a alinhar a sua estratégia com princípios sustentáveis, como também está a liderar o percurso para demonstrar que uma indústria de aviação bem-sucedida no futuro será uma indústria ambientalmente responsável e sustentável.

a Airbus não só está a alinhar a sua estratégia com princípios sustentáveis, como também está a liderar o percurso para demonstrar que uma indústria de aviação bem-sucedida no futuro será uma indústria ambientalmente responsável e sustentável

Que caminho tem a indústria trilhado para se tornar mais sustentável? De 0 a 100, em que nível se encontra a aviação mundial neste objetivo?

O setor da aviação tem vindo a dar passos significativos no sentido da sustentabilidade. Nos últimos 60 anos, a indústria de aviação reduziu o consumo de combustível e as emissões de CO2 por quilómetro em mais de 80%, as emissões de NOx em 90% e o ruído em 75%.

E a Airbus está a concentrar-se em várias áreas-chave:

  1. Design de Airframe e Eficiência de Combustível: Estamos constantemente a melhorar a nossa frota existente, otimizando as asas e os motores e utilizando materiais mais leves para tornar os nossos produtos mais eficientes em termos de combustível. A nossa família de aviões de última geração oferece uma eficiência cerca de 25% superior em comparação com as gerações anteriores.
  2. Combustíveis de Aviação Sustentáveis: Todos os aviões (comerciais e militares) e helicópteros Airbus têm capacidade para funcionar com uma mistura de 50% de SAF. Atualmente, estes combustíveis alternativos permitem uma redução média de 80% em termos de emissões de CO2 durante o seu ciclo de vida. O nosso objetivo é permitir que todos os nossos aviões comerciais e militares e helicópteros possam funcionar com 100% do SAF até 2030.
  3. Gestão do Ciclo de Vida e Economia Circular: A indústria está a adotar uma estratégia holística para uma conceção sustentável ao longo do ciclo de vida de uma aeronave. Isto inclui a compreensão da pegada de CO2 de cada peça utilizada na aeronave e de todas as etapas de trabalho a ela associadas, como o aprovisionamento, a produção, os controlos de qualidade, as paragens, o transporte e a reciclagem. Há também uma tendência para a criação de uma economia mais circular, por exemplo, através da utilização de materiais de cabine que possam ser reciclados em vez de acabarem em aterros sanitários (ver a nossa subsidiária Tarmac Aerosave aqui).
  4. Colaboração e Partilha de Dados: Os fabricantes estão a trabalhar em estreita colaboração com os fornecedores, partilhando dados para obter produtos da mais elevada qualidade que possam ajudar a reduzir as correções e as consequentes emissões de CO2. As inovações digitais também estão a ser utilizadas para calcular a pegada de CO2 das peças com maior precisão e melhorar a transparência em toda a cadeia de valor.
  5. Tecnologia e Inovação: A indústria está também a tirar partido de tecnologias como a digital twins para acelerar a produção, as aprovações e as certificações de novos motores e aeronaves.

Em termos de progresso, o movimento em direção à sustentabilidade é multifacetado e complexo, e o progresso pode variar em diferentes áreas. No entanto, estão a ser feitos progressos significativos e é evidente que a indústria está empenhada em fazer a transição para um futuro mais sustentável.

É importante notar que os esforços da indústria também estão a ser impulsionados por fatores externos, como o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal) e outras políticas que promovem a sustentabilidade ambiental.

Que contributo procura a Airbus dar para que a indústria aérea possa ser mais sustentável? Que aparelhos são mais sustentáveis?

Como fabricante líder de aviões comerciais, a Airbus oferece atualmente a frota mais moderna e eficiente em termos de combustível de aviões de passageiros, desde aviões de 100 a 850 lugares, desde os aviões de corredor único A220 e família A320 até aos aviões de fuselagem larga A330 e família A350. Estamos sempre a procurar desenvolver os nossos produtos, mantendo-os na vanguarda da tecnologia para satisfazer as necessidades atuais e futuras dos nossos clientes. A nossa atual linha de produtos já está a proporcionar reduções significativas de CO2. Os modelos A220, A320neo, A330neo e A350 emitem menos 20-25% de CO2 em comparação com a geração anterior (antes de 2015). Precisamos de acelerar este processo.

Comprometemo-nos a reduzir em 46% as emissões de gases com efeito de estufa do Scope 3 (SBTi), geradas pelas nossas aeronaves comerciais em serviço até 2035.

A Airbus está a investir mais de três mil milhões de euros em I&D por ano para desenvolver avanços tecnológicos. A Airbus detém cerca de 37.000 patentes.

A Airbus está também a atuar como catalisador na indústria para aumentar a produção e a utilização do SAF (apoiando o ecossistema SAF mais vasto, estabelecendo parcerias com produtores de energia, companhias aéreas e aeroportos). Na próxima década, são necessários investimentos em investigação e desenvolvimento em todo o setor. A Airbus está a investir mais de três mil milhões de euros em I&D por ano para desenvolver avanços tecnológicos. A Airbus detém cerca de 37.000 patentes.

Estamos conscientes da nossa responsabilidade, de que temos um papel – um papel de liderança – a desempenhar no desenvolvimento de meios de voo sustentáveis para o futuro.

Que metas impôs a Airbus neste sentido e que projetos tem em curso?

A Airbus está a tomar medidas significativas para enfrentar o desafio das alterações climáticas. Estamos a concentrar-nos na utilização de Combustíveis de Aviação Sustentáveis, ou SAF, e de hidrogénio como fontes de energia alternativas.

o nosso objetivo para 2023 é aumentar a proporção de SAF puro nas nossas operações para 10%. Olhando para o futuro, o nosso objetivo é atingir pelo menos 30% até 2030

Já estamos a utilizar Combustível de Aviação Sustentável (SAF) nas nossas operações, o que inclui a nossa frota Beluga e os primeiros voos comerciais. Em 2022, atingimos uma mistura de 5% de SAF para o nosso mix de combustível, que abrangeu não apenas as nossas operações Beluga, mas também em voos de teste e outras operações internas. Com base neste impulso, o nosso objetivo para 2023 é aumentar a proporção de SAF puro nas nossas operações para 10%. Olhando para o futuro, o nosso objetivo é atingir pelo menos 30% até 2030. Isto demonstra o nosso compromisso com o objetivo mais amplo da indústria aeroespacial de “zero emissões líquidas de carbono até 2050” até 2050. Para defender e promover a utilização e produção de SAF – uma mistura de combustível que combina fontes renováveis com combustível convencional – estamos a fomentar parcerias entre indústrias, a defender políticas progressistas e a incentivar o investimento nesta área crucial.

emos a ambição de ser pioneiros na construção de um avião movido a hidrogénio, o ZEROe, e de o colocar no mercado até 2035.

Em termos de inovação, estamos a colocar uma ênfase considerável no hidrogénio. Temos a ambição de ser pioneiros na construção de um avião movido a hidrogénio, o ZEROe, e de o colocar no mercado até 2035. As nossas equipas estão a explorar várias vias tecnológicas, desde a combustão do hidrogénio até às células de combustível de hidrogénio. Estamos igualmente empenhados em minimizar outras emissões e em adotar uma abordagem ambiental de ciclo de vida completo para a conceção de aeronaves.

Mas não nos estamos a concentrar apenas na tecnologia. Reconhecemos a importância de criar um ecossistema que apoie estas tecnologias. É por isso que estamos a colaborar com uma série de partes interessadas, desde empresas de energia a decisores políticos, para garantir que temos a infraestrutura e apoio mais alargado necessários.

Em suma, a Airbus está empenhada em desempenhar um papel de liderança no percurso de descarbonização da indústria aeroespacial. Embora tenhamos definido alguns objetivos ambiciosos, estamos confiantes de que, com a nossa abordagem estratégica e parcerias, podemos contribuir significativamente para um futuro mais sustentável para a aviação.

As companhias aéreas estão já conscientes e preocupadas com este tema da sustentabilidade? Já são mais exigentes na hora de encomendar novas aeronaves?

Sim, as companhias aéreas estão cada vez mais conscientes e preocupadas com as questões da sustentabilidade. Há indícios claros de que as companhias aéreas estão a dar prioridade à sustentabilidade e a desenvolver a sua estratégia empresarial tendo-a como um fator-chave. Há um reconhecimento crescente no setor da aviação de que operações mais sustentáveis não são apenas possíveis, mas necessárias para o futuro das viagens aéreas.

Em outubro de 2021, as companhias aéreas, através da IATA, comprometeram-se a atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050, um ano antes da LTAG e ICAO terem definido a mesma ambição para o sector da aviação.

Há indícios claros de que as companhias aéreas estão a dar prioridade à sustentabilidade e a desenvolver a sua estratégia empresarial tendo-a como um fator-chave.

Porque razão não está o SAF a ser mais utilizado já? Quais têm sido os obstáculos? E quais são as grandes vantagens?

A principal razão pela qual o Combustível Sustentável para a Aviação (SAF) não é mais amplamente utilizado atualmente resume-se à questão da oferta e da procura, juntamente com certos desafios regulamentares.

Do lado da oferta, o SAF constitui atualmente uma pequena fração – cerca de 0,03% – do combustível utilizado e é utilizado em menos de 1% dos voos operados desde 2020. A produção do SAF tem de ser significativamente aumentada, o que exige investimentos substanciais. No entanto, a produção do SAF torna-se mais atrativa quando existem mecanismos de mercado e regulamentares adequados para a apoiar.

a produção do SAF torna-se mais atrativa quando existem mecanismos de mercado e regulamentares adequados para a apoiar.

Do lado da procura, o desafio consiste em incentivar uma maior utilização do SAF. São necessários incentivos e políticas de longo prazo para estimular esta procura. É aqui que o papel da regulamentação se torna crucial.

Do lado da procura, o desafio consiste em incentivar uma maior utilização do SAF. São necessários incentivos e políticas de longo prazo para estimular esta procura. É aqui que o papel da regulamentação se torna crucial.

Alguns exemplos promissores já estão a ser aplicados. O “Compromisso para o Crescimento Verde” francês e o Grande Desafio do SAF dos EUA são iniciativas nacionais destinadas a reforçar as parcerias público-privadas para impulsionar o desenvolvimento do SAF. O Grande Desafio dos EUA tem um objetivo ambicioso de aumentar a produção de SAF para satisfazer 100% da procura de combustível para a aviação nos EUA até 2050, apoiado pelas disposições da Lei de Redução da Inflação. Entretanto, na Europa, o pacote “Fit for 55” da UE, no âmbito do Pacto Ecológico, está a planear regulamentos que obrigam os produtores de combustíveis a aumentar progressivamente a percentagem de SAF na sua mistura de combustível para aviação, atingindo 20% até 2035.

Assim, os obstáculos à utilização generalizada do SAF são significativos, mas não intransponíveis. Trata-se essencialmente de criar um ambiente que torne a produção de SAF economicamente atrativa e de estabelecer os quadros políticos que incentivam a sua utilização.

As vantagens do SAF são claras. Produz significativamente menos emissões do que o combustível para aviação convencional, desempenhando assim um papel vital no objetivo da indústria de emissões líquidas zero de carbono até 2050. Ao reduzir a pegada de carbono da aviação, podemos ajudar a garantir a sustentabilidade do setor, atenuando simultaneamente o seu impacto ambiental. Os ganhos a longo prazo, tanto para o setor como para o nosso planeta, são de facto substanciais. A Airbus está empenhada em trabalhar com os seus parceiros e autoridades para tornar a utilização em larga escala da SAF uma realidade.

Por Inês Gromicho

Tags: airbusaviaçãoaviõesdescarbonizaçãoemissõesEnvironment & Sustainability Marketing Manager da AirbusfabricanteSAFsustentabilidadeYadine LaviolleteZeroe
Artigo anterior

Volta Nacional: “Galamba trabalha na versão de obras alargadas na Portela”

Próximo artigo

Christie & Co com novo diretor de investimento para Portugal e Espanha

Artigos Relacionados

APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”
Formação

APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

25 de Novembro, 2025
20
(Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”
Destino do mês

(Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

24 de Novembro, 2025
68
Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis
Política

Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

24 de Novembro, 2025
90
ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso
Associativismo

ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

24 de Novembro, 2025
81
Próximo artigo
Christie & Co com novo diretor de investimento para Portugal e Espanha

Christie & Co com novo diretor de investimento para Portugal e Espanha

Notícias Populares

  • Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Timing faz forte aposta nas ilhas e abre delegação nos Açores

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Vila Franca de Xira sensibiliza para gestão responsável de resíduos e uso de ecocentros móveis
25 Novembro 2025
Vila Franca de Xira sensibiliza para gestão responsável de resíduos e uso de ecocentros móveis
Campanha de Natal da Ponto Verde dá prémios de 40 mil euros na app
25 Novembro 2025
Campanha de Natal da Ponto Verde dá prémios de 40 mil euros na app
“A transição energética só será viável se for acompanhada por investimentos estruturantes”
25 Novembro 2025
“A transição energética só será viável se for acompanhada por investimentos estruturantes”
Recolha seletiva de biorresíduos chega a mais seis mil munícipes de Setúbal
24 Novembro 2025
Recolha seletiva de biorresíduos chega a mais seis mil munícipes de Setúbal

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC