A Lusanova esteve, esta quarta-feira, 18 de setembro, a promover a ilha da Madeira enquanto destino para todo o ano, em parceria com a Associação de Promoção da Madeira, num evento em Lisboa. Este é um destino que desde a pandemia tem ganho cada vez mais destaque na programação do operador turístico.
“A Madeira é, para nós, um destino que sai completamente fora do verão. Temos circuitos o ano inteiro, temos o final do ano, temos a Festa da Flor, e a Madeira está a apostar fortemente noutros festivais e noutros eventos ao longo do ano, portanto, o verão já não é tudo”, começou por dizer Tiago Encarnação, diretor de operações da Lusanova. Como exemplo, contou que a programação para a Festa da Flor do próximo ano já está quase toda vendida.
“A partir da pandemia, começámos a olhar para a Madeira com outro ângulo, que é diversificar a oferta e o destino não ser só para um segmento. A partir de 2020, lançámos a Madeira Aventura, que são excursões individuais feitas em circuito que englobam passeios de jipe e algumas atividades viradas para um turismo mais radical e para um segmento mais jovem”, afirmou ainda.
Em relação à realização deste pequeno evento com agentes de viagens, Tiago Encarnação confirma que “fazia sentido, este ano, voltarmos a promover o destino porque acreditamos que é muito competitivo e aliciante para o português e porque achamos que a Madeira merece pelo investimento que tem feito”.
A programação da Lusanova para o arquipélago da Madeira oferece uma ampla variedade de pacotes, com durações de duas a cinco noites. As opções variam desde o popular ‘Fly and Drive’, que permite explorar a ilha de forma autónoma, até programas que capturam a essência do destino. Para os amantes de turismo ativo, a Lusanova disponibiliza ainda pacotes “Aventura”, válidos durante todo o ano.
Para a época festiva do Natal e Fim-de-Ano, operador turístico propõe pacotes que incluem visitas aos Mercadinhos de Natal do Funchal, com estadas de três noites, bem como uma oferta para celebrar o Ano Novo no Funchal, com partida de Lisboa no dia 29 de dezembro, em voos TAP, e estada de quatro noites.
Já em 2025, a Lusanova apresenta pacotes dedicados à Festa da Flor, que se celebra em maio, incluindo visitas a outros pontos de interesse da ilha, como Curral das Freiras, Pico de Barcelos, Câmara de Lobos, Cabo Girão e Porto Moniz.
Vendas abrandam, mas época forte não é o verão
Em declarações aos jornalistas, o diretor de operações da Lusanova afirmou que a nível europeu as vendas continuaram a crescer, apesar de não tanto como no ano anterior. Mas os grandes destinos, “esses sim, cresceram mais do que no ano passado e conseguimos a recuperação”.
De forma geral, “o verão até agora correu bem”, apesar de uma pequena quebra nas vendas. Todavia, Tiago Encarnação relembra que o forte da Lusanova são as viagens fora do verão e que ainda faltam três meses até ao fim do ano. “O boom das grandes viagens é antes ou depois do verão. Temos a Argentina e o Chile que se vendem muito a partir de agora, e depois temos as passagens de ano”, explicou.
A Lusanova vai ainda lançar uma campanha, de 23 de setembro a 23 de outubro, para alavancar as grandes viagens ao longo de todo o ano, “porque o cliente das grandes viagens é aquele cliente que não está a olhar a preços, quer qualidade e uma coisa diferenciada”.
Por Diana Fonseca























































