Numa fase em que as empresas da atividade turística concentram os seus esforços na atração de consumidores e na manutenção dos seus negócios, é essencial que existam linhas de apoio ao investimento para impulsionar a recuperação da atividade turística, refere a AHRESP, no seu boletim diário.
Neste momento, o principal instrumento financeiro de apoio ao investimento destinado às empresas turísticas é a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, promovida pelo Turismo de Portugal, em parceria com o sistema bancário. No entanto, esta Linha é direcionada exclusivamente para investimentos nas áreas da sustentabilidade e da acessibilidade, sendo que, para poderem apresentar uma candidatura, todos os projetos devem obter uma pontuação global mínima nestas duas áreas.
Pese embora a AHRESP reconheça a importância destas duas componentes na requalificação dos estabelecimentos turísticos, considera que os critérios de acesso à Linha de Apoio à Qualificação da Oferta devem ser flexibilizados, para que este apoio financeiro possa chegar a maior número de empresas possível e funcionar como um mecanismo de incentivo à retoma da atividade, potenciando assim mais investimento.






















































