O Alentejo Walking Festival – Festival de Caminhadas vai realizar-se entre 10 e 20 de outubro, em parceria com os municípios do Alentejo. Este é um festival que, de forma descontraída e saudável, dá a conhecer a natureza e cultura do território, enquanto dinamiza a sua rede de percursos pedestres.
“Esta é uma atividade em que o desporto, o turismo e o lazer se cruzam, numa promessa de valor, natureza, descontração, gastronomia, património”, conforme refere o presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, José Santos, que ressalta o desejo de “fixar no mindset dos portugueses que o Alentejo é a região ideal para caminhar”.
Já com olhos postos no futuro, José Santos anuncia que “queremos começar a trabalhar de uma forma ainda mais estruturada a internacionalização deste produto”, explicando que o Alentejo tem “condições ímpares para a promoção internacional do turismo de caminhadas”.
Pedro Beato, vice-presidente da ERT Turismo e Ribatejo, anuncia que a iniciativa “Todo o Alentejo a Caminhar”, nos dias 19 e 20 de outubro, integrada no Alentejo Walking Festival, “já tem alguns percursos esgotados e conta com ofertas de outros passeios turísticos, que os municípios estão a proporcionar”.
O Alentejo Walking Festival começa com uma conferência, no dia 10 de outubro, em Montemor-o-Novo, subordinada ao tema “Turismo de Passeios Pedestres”. No dia 12 terá lugar o passeio “Entre Pontos e Colinas de Arraiolos”, em Arraiolos, seguido de convívio com almoço comunitário e, no domingo, dia 13 de outubro, é a vez de Cabrela receber o passeio “Montados de Cabrela” que alia momentos apontamentos literários à caminhada. Segue-se um convívio com experiência gastronómica vinhos e produtos regionais.
Para o fim de semana de 19 e 20 de outubro, sob o tema “Todo o Alentejo a Caminhar”, estão reservados passeios pedestres por todos os 47 municípios alentejanos.






















































