
O Baixa Hotels Group – proprietário do Hotel da Baixa e do Blue Liberdade Hotel – anuncia um plano de investimento de seis milhões de euros nos próximos dois anos, que permitirá a expansão para mais de 30 quartos nas unidades existentes.
No Hotel da Baixa, já está em curso a primeira fase desta expansão, com a criação de nove novos quartos que se juntam aos já 66 que servem os hóspedes deste hotel da baixa lisboeta. Paralelamente, estão previstos outros projetos que irão reforçar a capacidade e diferenciação das unidades do grupo.
O Hotel da Baixa, inaugurado em abril de 2018, tornou-se um ícone da hotelaria lisboeta, reconhecido pela sua fachada de azulejaria verde e pela homenagem que presta à história e cultura portuguesas.
“A ideia não era fazer mais um hotel mas, sim, O Hotel da Baixa”, explica Francisco Bordalo, CEO e fundador do Grupo. “Tudo começou em 2014, quando eu e o meu sócio, Amancio Dominguez – proprietário dos imóveis – idealizámos um boutique hotel único, que fosse uma homenagem à Baixa Pombalina. O nosso objetivo era tornar-nos no melhor quatro estrelas da cidade, mas não imaginávamos que o conseguiríamos tão depressa. A primeira pessoa que contratámos foi Pedro Caetano, que esteve desde o início envolvido em todo o processo criativo e que, ainda hoje, é o nosso Diretor-Geral de Operações, agora já à frente de duas unidades.”

Cada piso é dedicado a figuras emblemáticas como D. Maria, Eça de Queirós, Marquês de Pombal, Pardal Monteiro e Gil Vicente, e a receção conta com um fresco pombalino do século XVIII (figura mitológica) no teto e no lobby estão expostas peças originais recuperadas dos antigos letreiros de comércio dos edifícios, como a ourivesaria Dragão de Prata ou a loja de correeiros, preservando e celebrando a memória viva do bairro. No interior, paredes de tabique preservadas e um arquivo musical com 600 discos de vinil e gira-discos, que mantêm viva a memória do edifício, outrora casa da mítica Discoteca Festival.
“O que nos diferencia é o compromisso diário de uma grande equipa, um serviço ímpar e a capacidade de, todos os dias, ir mais além na experiência que proporcionamos aos nossos clientes”, afirma Francisco Bordalo. Com uma taxa média anual de ocupação superior a 95%, os planos de expansão são uma resposta à procura crescente e um voto de confiança no futuro turístico da capital.
O Blue Liberdade Hotel, também integrante do grupo, foi reconhecido como o melhor hotel de 3 estrelas da cidade ao nível de preço e posicionamento online. Atualmente, ocupa o 3.º lugar no ranking nacional do TripAdvisor, reforçando a reputação de excelência que caracteriza o Baixa Hotels Group.
“Temos a convicção plena de que Lisboa tem ainda muito para oferecer aos seus visitantes. O nosso objetivo é continuar a crescer com qualidade, mantendo a essência e o cuidado que nos trouxeram até aqui”, conclui Francisco Bordalo.






















































