De acordo com os dados da Consultia Business Travel, as viagens empresariais estão mais fortes do que nunca, mas acompanhadas de novas tendências e exigências por parte das empresas e dos colaboradores.
Uma das principais tendências é o bleisure, ou seja, viagens que combinam elementos de negócios e lazer, com 82% dos colaboradores a valorizar este tipo de viagem. A razão reside na necessidade crescente de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. De facto, quando se trata de atrair e reter os melhores talentos, cada vez mais colaboradores valorizam outros atributos para além do salário.
Já de acordo com um inquérito da Forrester, realizado a gestores de viagens de grandes empresas, a digitalização é também uma exigência. As empresas têm necessidade de acelerar a transformação digital da gestão de viagens e despesas associadas, de forma a melhorar a experiência dos colaboradores e atingir os objetivos corporativos.
Nos últimos anos, tem havido uma necessidade crescente de ter informações e documentação sobre viagens corporativas ligadas aos sistemas corporativos de forma a evitar lapsos de informação. Do mesmo modo, as empresas estão a tentar automatizar os processos de gestão manual que conduzem a erros e a custos adicionais.
Em termos de Custo Total de Propriedade (TCO), as taxas de transação representam 20% do custo das viagens empresariais, sendo os restantes 80% provenientes de custos ocultos e ineficientes que são frequentemente ignorados. Estes custos ocultos (como a falta de integração com os sistemas empresariais; a aprovação manual de viagens e a recolha manual de recibos) podem ter um impacto significativo na rentabilidade e produtividade de uma empresa. Por este motivo, as empresas estão a recorrer cada vez mais a soluções tecnológicas integradas, à automatização de processos e à otimização das políticas de viagem, a fim de obterem um maior controlo sobre as despesas totais.
Por outro lado, o último inquérito da GBTA (Global Business Travel Association) revela a necessidade do colaborador se sentir seguro e cuidado durante a sua viagem. Por conseguinte, as empresas exigem um serviço que permita aos seus colaboradores uma maior variedade de escolha e controlo sobre as suas viagens, garantindo-lhes ao mesmo tempo uma maior segurança durante as mesmas.






















































