• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
22/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Grupo Lufthansa formaliza interesse no processo de privatização da TAP

    Ryanair vai encerrar voos para os Açores a partir de março de 2026

    Autoridade do Turismo de Malta marca presença na BTL 2019

    Soltrópico anuncia Malta como novo destino para o verão de 2026

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Grupo Lufthansa formaliza interesse no processo de privatização da TAP

    Ryanair vai encerrar voos para os Açores a partir de março de 2026

    Autoridade do Turismo de Malta marca presença na BTL 2019

    Soltrópico anuncia Malta como novo destino para o verão de 2026

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Entrevista: “Portugal tem demonstrado ser um mercado maduro e estável”

12/08/2019
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas
Tempo de leitura: 11 minutos
Home Advisor
0
PARTILHAS
33
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Com uma nova sede que reúne todas as empresas do grupo num único espaço, em Lisboa, o Avis Budget Group comemora os seus 60 anos de vida em Portugal. Por isso mesmo a Ambitur esteve à conversa com Francisco Farrás, diretor geral ibérico do grupo, que nos recordou alguns dos momentos mais marcantes desta história e sublinhou a aposta no mercado português, que tem vindo a crescer e, em 2018, foi eleito País do Ano para o Avis Budget Group.

Que momentos marcaram a história de 60 anos da Avis em Portugal?
A história da nossa empresa em Portugal foi marcada por momentos diferentes ao longo destes 60 anos que podemos resumir em crescimento. Começámos pela abertura do primeiro balcão apenas com a marca Avis, e sem veículos comerciais. Fomos crescendo depois, focando nos primeiros 10 anos nos aeroportos (Madeira, Lisboa, Porto e Faro). E depois começámos a viagem de expansão por Portugal Continental nos anos seguintes.

Outro marco importante foi a introdução da Budget no nosso grupo. Foi uma oportunidade não só de focar nos clientes premium mas também nos clientes com melhor relação custo-benefício – aquilo a que chamamos de tier 1 e tier 2.

Ao longo deste percurso, começámos a expandir para veículos comerciais, e abrimos o mercado das vans. Neste caminho de crescimento houve um momento em que começámos a explorar aquilo que chamamos de tier 3, o low-cost. Tínhamos uma marca muito forte nos EUA, a Payless, a qual introduzimos o ano passado para ver de que forma é que o negócio low-cost estava a evoluir em Portugal. Portugal tem uma grande procura de turistas que vêm do Reino Unido, França, Alemanha, para o sul, e nós explorámos essa solução. E foi por essa razão que demos o passo seguinte: a aquisição de duas empresas em Portugal, a Turiscar e a Turisprime. Por isso, este ano deixámos de trabalhar com a Payless e começámos a contar com a Turiscar.

Nestes 60 anos houve muitos eventos que marcaram. Do ponto de vista das parcerias, por exemplo, desde o início que a nossa empresa tem apostado em estar muito próxima dos grandes hotéis. Estamos presentes na maioria dos hotéis em Portugal e temos muito orgulho de ter a exclusividade do Grupo Pestana. O Hotel Mundial é outro exemplo.

Também colocamos especial foco em ser pioneiros na mobilidade. Com a CP temos uma longa relação que demonstrou ser uma parceria de sucesso. A TAP também é importante, claro. Temos o nosso programa de cliente frequente com a companhia aérea já há muitos anos.

Outra coisa que tentámos fazer nestes 60 anos foi ligarmos-nos às cidades do ponto de vista do desporto. Em Portugal estamos presentes em alguns patrocínios, e um deles é o Estoril Open; temos também o Sporting Clube de Portugal, no qual estamos presentes no estádio.

Ao longo deste percurso, quais diria terem sido os momentos mais desafiantes?
Quando olho para trás, houve momentos no grupo em que passámos por desafios externos e internos. Quando falamos de desafios internos, foi-nos pedido que analisássemos a possibilidade de Espanha e Portugal trabalharem juntos, transformando-se numa unidade ibérica. Foi um marco para ambas as equipas, um caminho que tiveram de percorrer e, ao longo dos anos, provou ser um grande exemplo para o grupo. Estou muito orgulhoso. No ano passado, Portugal foi reconhecido como País do Ano a nível internacional no Avis Budget Group. Isto resulta em parte do facto de estarmos juntos, temos acordos comerciais de empresas portuguesas a irem para Espanha e vice-versa. Vemos muitas semelhanças entre os dois países.

Quanto a desafios externos, temos agora o Brexit. Claramente os dois países estão a viver uma situação em que sendo o principal emissor o Reino Unido, vemos que o nível de turistas que vêm para os nossos países deste mercado é inferior. O que acontece é que, originalmente, este mercado pertencia a outros países, como a Turquia, Grécia, Egito, África do Norte. E estes países estão agora a recuperá-lo. Mas crescemos muito nos últimos três anos.

Outro desafio externo que enfrentamos é o gasóleo. Em Portugal, os carros a gasóleo ainda são muito importantes. Por um lado, os fabricantes não podem produzir mais carros a gasóleo; e há que avançar para outras tecnologias, como veículos híbridos ou elétricos. Vemos que apesar de o podermos fazer, pois compramos carros a cada cinco meses, o grau de penetração no mercado português é difícil. Este ano estamos a introduzir um novo grupo de carros, os híbridos, para vermos se os clientes são realmente ecológicos. Nós teríamos todo o prazer em ser pioneiros nesta questão. Mas as pessoas ainda estão relutantes, não sabem onde carregá-los, quais as infraestruturas existentes. Estamos a tentar oferecer-lhes a proposta mas temos que aguardar por uma mudança de mentalidades.

Qual é o futuro da empresa em Portugal, a curto e médio prazo?
Ao contarmos também com a Turiscar e a Turisprime, empresas portuguesas com o seu próprio ADN, isso deu-nos competências fora dos aeroportos; nos aeroportos já contávamos com essa experiência através da Avis e da Budget. Verificámos que éramos muito fortes na Madeira e no continente no que diz respeito aos aeroportos mas ainda tínhamos uma oportunidade de crescer como organização fora dos aeroportos. A Turiscar tem 23 lojas no país, todas fora dos aeroportos; e a Turisprime também está fora dos aeroportos. Por isso, duplicámos o número de balcões da nossa rede, bem como o número de funcionários. Estamos agora todos reunidos numa mesma sede, o que confirma o nosso crescimento. Estamos num momento de expansão. Mesmo internacionalmente, Portugal é encarado como um bom local para investir no futuro.

Como avalia o mercado de rent-a-car em Portugal?
É um mercado maduro. Tem havido uma grande transformação a nível mundial, e há um caminho a percorrer do tradicional para a mobilidade. Há muitos players novos no mercado, e não me refiro apenas a pequenas rent-a-car mas, por exemplo, a fabricantes de automóveis que estão a explorar o mercado, ou gigantes da Internet, como a Amazon, que também estão a entrar na questão da mobilidade. A concorrência é algo bom pois faz com que nos desafiemos a fazer melhor. O importante é a sustentabilidade do modelo. Como garantir que estamos a construir os pilares do futuro da empresa? Penso que Portugal, comparado com outros países onde vemos comportamentos mais imprevisíveis, tem demonstrado ser um mercado muito mais maduro e estável.

Neste momento, e voltando aos desafios, um deles é sem dúvida o Aeroporto de Lisboa. Eu vejo o turismo a querer crescer neste país, mesmo agora com o sul a sofrer um pouco com o Reino Unido, mas Lisboa está num boom. Mas a infraestrutura não está a ajudar. Estamos em conversações com a ANA de forma a olhar para as necessidades do futuro e como podemos encontrar um modelo que satisfaça todos.

O que pensa da solução do Montijo?
Não estou tão familiarizado com a forma como isso irá afetar as companhias aéreas. Mas o que é claro é que Lisboa precisa de um segundo terminal ou local, caso contrário não vai ser possível crescer. Um dos focos da nossa companhia é a satisfação do cliente. A nossa empresa tem um método para avaliar a satisfação dos clientes, enviando-lhes questionários e o nosso objetivo é que um em cada dois nos atribua um nove ou 10. E onde estamos a sofrer mais agora é no Aeroporto de Lisboa. O cliente não consegue desligar dos problemas com a bagagem, com as chegadas, o tempo de espera no estacionamento. E a pontuação é afetada, apesar de nada ter a ver com a nossa empresa. É nestas coisas que temos de trabalhar. Porque de resto Portugal está bem encaminhado para o sucesso.

Quanto vale o nosso país para o Avis Budget Group?
Tendo em conta a região sul da Europa, e com a última aquisição que fizemos em outubro, Portugal terá um peso de cerca de 30% de peso. Considerando que Espanha e Itália são muito grandes, é muito. O ano passado, Portugal obteve o prémio devido aos resultados financeiros, à satisfação do cliente e ao envolvimento dos trabalhadores. Fizemos um inquérito interno, a nível mundial, perguntando aos funcionários como avaliam a empresa e, nos 180 países onde estamos, Portugal ficou em 2º lugar, com pontuações muito elevadas, logo após a Índia. Quando os nossos funcionários estão satisfeitos, os clientes ficarão satisfeitos, e os resultados estarão à vista.

Quais as expectativas de desenvolvimento de negócio em Portugal para este ano?
O que vemos, não só em Portugal mas na região sul da Europa, é que o crescimento dos anos anteriores resultou muito dos ataques terroristas que ocorreram em alguns países. E agora, juntamente com o Brexit e a incerteza em relação ao valor da libra, vemos em algumas áreas do país, especialmente no sul, um declínio do volume. Quando olhamos para o país num todo, assistimos a um crescimento de dois dígitos, muito superior a 10%, no negócio corporate. O que podemos ver é que a economia está funcionar bem e o corporate é um bom exemplo para vermos se o país está a desenvolver-se.

Para este verão prevemos um bom equilíbrio entre o volume e o preço. Parece-nos que os clientes que deixaram de vir para Portugal terão sido aqueles com menos poder aquisitivo; traziam muito volume mas o que vemos agora é clientes com mais qualidade, no que diz respeito ao incoming. Para o desenvolvimento de um país, ter demasiados turistas sem ter as infraestruturas necessárias pode ser pior.

No futuro, vemos que a mobilidade vai exigir um grande desenvolvimento. A Amazon, por exemplo, ainda não arrancou em Portugal, e é uma questão de tempo. E isso define muito a forma como conhecemos os transportes.

Estamos a preparar a nossa frota para termos um grande volume de vans. Com a Turiscar duplicámos o número de vans em Portugal.

A inovação é algo no qual trabalhamos bastante. Ao longo destes 60 anos passámos de um método tradicional de alugar carros para um processo automatizado. Na Avis estamos a eliminar ao máximo o papel, utilizando ecrãs nos balcões para tornar as viagens mais céleres. Também no momento do check-in temos a tecnologia de tablets para que o cliente possa concluir o processo. Desenvolvemos soluções para o check-in e o check-out para tornar todo o processo mais rápido pois sabemos que o futuro está a exigir um ritmo acelerado.

E novos balcões, haverá um crescimento em Portugal?
No ano passado, por esta altura, tínhamos 35 balcões em Portugal Continental e Madeira. Em Açores temos um parceiro que contribui com mais 15 balcões, o que faz com que no total tivéssemos 50 lojas em 2018. Agora, com as aquisições, temos mais 27 balcões da Turiscar e mais quatro da Turisprime. Portanto, em um ano, aumentámos mais 31 balcões. O que estamos agora a tentar compreender é se estamos a cobrir as novas oportunidades antes de avançar para um novo crescimento.

Como vê o futuro do Avis Budget Group a nível mundial?
Estamos a investir muito no futuro no sentido de sermos sustentáveis. A rentabilidade da empresa vai bem, estamos a crescer ao ritmo certo, a fazer aquisições. Na Europa, nos últimos três a cinco anos, comprámos mais de seis empresas. Continuamos numa tendência de expansão. Mas globalmente estamos sobretudo a investir numa frota conectada. Temos cerca de 600.000 automóveis a nível mundial, o que nos dá uma capacidade de negociação grande. Mas, estrategicamente, o futuro está nos carros conectados. Estamos a fazer testes piloto nos EUA com a frota conectada, estamos a trabalhar com a Waymo, uma empresa da Google, e a criar com eles uma frota autónoma, de carros sem condutores.

O nosso foco é assegurarmos-nos que temos uma presença em todos os países. Somos a maior rent-a-car do mundo, estamos em cerca de 180 países.

Como é que o Avis Budget Group vê o cliente? Há algum elemento diferenciador?
Sim, penso que existem três pilares que fazem a diferença. Um é o facto de personalizarmos a experiência. Todos os produtos da Avis estão ligados a uma experiência. Temos produtos, por exemplo, relacionados com casamentos, produtos para o surf, produtos para a neve. Estamos sempre ligados à experiência e não apenas a um carro.

Depois, investimos muito na qualidade da frota. Substituímos a frota a cada seis a nove meses, com as tecnologias mais recentes e mais segurança. Investimos muito em ser diferenciadores no que diz respeito à qualidade da frota.

E o terceiro pilar é a inovação, que traz sempre a tecnologia para os nossos escritórios, para nos ajudar a acelerar o serviço.

De que forma está a Avis a usar o digital para diminuir o stress dos clientes em alturas de maior movimento?
O que estamos a fazer é, para tentar que as filas de espera sejam mais rápidas, disponibilizar máquinas onde os clientes se podem registar e esperar que lhes enviemos uma mensagem para quando for a sua vez. Em Faro, por exemplo, temos um parque infantil para os mais pequenos.
Para ser um cliente Avis Preferred, basta inscrever-se online e a partir daí terá prioridade no balcão e o contrato já impresso.

Este verão a Avis App, que pode ser descarregada na Apple, iOS ou Android, permite escolher o automóvel antes de chegar ao balcão.

Estamos constantemente a tentar arranjar soluções que acelerem o processo.

Prevê algumas mudanças a nível de reservas e de gestão a nível mundial?
O que é claro é que os telemóveis são cada vez mais usados. O que tentamos é melhorar as nossas soluções para o cliente. Na Itália, por exemplo, acabámos de lançar uma App Self-Service. O cliente chega ao aeroporto, dirige-se ao local onde o automóvel está estacionado e abre-o com o seu telemóvel. É uma marca nova, para o cliente que não quer ter nenhuma interação desde o momento da reserva ao levantamento do carro. Não sei se será uma tendência global… Há clientes para tudo. Há pessoas que preferem o serviço personalizado e a interação; e depois há outras que querem sempre o mesmo automóvel, por comodidade. É o que chamamos de intermobilidade. Estamos a trabalhar com a equipa de Marketing nos produtos de intermobilidade, nos alugueres por horas, dias, semanas ou anos.

No que diz respeito a melhorar o serviço ao cliente e a transparência, o que tem o Avis Budget Group feito e que inovações se podem esperar?
Globalmente, a transparência é muito importante para as rent-a-car. É muito importante que o cliente, ao chegar, não tenha demasiadas surpresas. É este o caminho que o nosso setor deve claramente seguir. O que estamos a fazer é trabalhar continuamente na forma como podemos gerir as expectativas dos clientes. A maioria dos produtos que comercializamos está disponível no momento da reserva. Quando o cliente efetua a reserva, fica a saber quais são os produtos e o que significam, e as explicações dadas no momento em que reserva e no momento em que paga são as mesmas.
Estamos a tentar que o cliente perceba que os nossos produtos e a nossa forma de agilizar o processo de aluguer são os mais adequados.

Hoje as rent-a-cars são empresas de mobilidade. O que significa isso para o Avis Budget Group?
Há muitas soluções disponíveis: desde bicicletas a trotinetes, scooters… No mundo do Avis Budget Group, e uma vez que somos muito grandes a nível mundial, estamos a distribuir os nossos laboratórios de produtos. Por exemplo, a Índia está a testar os automóveis com motoristas; quando o cliente aluga um carro na Índia, tem sempre motorista. É assim que estamos a aprender as necessidades dos nossos clientes e quando temos a certeza de que a solução funciona e os clientes estão satisfeitos, então sim alargamos a outros países. No Reino Unido, se o cliente for a Londres, encontrará milhares de automóveis elétricos, sobretudo VW, e quando estivermos preparados poderemos distribui-los noutro país. O nosso modelo de mobilidade assenta em definirmos bem o produto primeiro e depois sim lançá-lo a uma escala maior.

Penso que surgirão novos produtos depois do verão, em outubro, mais relacionados com o negócio da longa duração.

Qual é o futuro das rent-a-cars e da mobilidade a nível mundial?
Uma coisa é positiva: estamos no setor certo. Quando olhamos para as tendências do turismo, dos transportes, da mobilidade… todos querem estar neste setor da mobilidade. É o setor com maior sucesso no futuro. Mas claro que isso traz muita concorrência, muita adaptação a este novo ambiente. Haverá uma transformação, seguramente. E haverá espaço para todos, mas será preciso capacidade de adaptação. Adaptação a uma nova forma de pensar na mobilidade.

Tags: AVIS Budget Groupentrevista francisco farrás
Artigo anterior

Noite Branca: Loulé prepara-se para receber festa de despedida do verão algarvio

Próximo artigo

5 cidades europeias para a última escapadinha de Verão

Artigos Relacionados

Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Formação

Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

21 de Novembro, 2025
54
Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”
Política

Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

21 de Novembro, 2025
68
Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa
Associativismo

Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

21 de Novembro, 2025
66
Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação
Destino do mês

Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

20 de Novembro, 2025
116
Próximo artigo
Volta Int: “Espanha: Reservas hoteleiras atingem já níveis anteriores à pandemia”

5 cidades europeias para a última escapadinha de Verão

Notícias Populares

  • LATAM lança nova marca e três voos inaugurais 

    Grupo LATAM projeta crescimento de 12% a 14% nas operações de passageiros em 2024

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • INE: Proveitos turísticos dos primeiros 10 meses de 2023 superam tonal anual de 2022

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • TUI Portugal reforça departamento comercial

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • The Yeatman: onde a tradição e a elegância se juntam para celebrar a época festiva

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • “Estamos empenhados em colocar o Alentejo e o Ribatejo na rota da transição digital e climática”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Polinizadores garantem mais de 2 mil milhões de euros anuais à agricultura portuguesa
21 Novembro 2025
Polinizadores garantem mais de 2 mil milhões de euros anuais à agricultura portuguesa
ENEG 2025: PENSAARP 2030 é “um plano que já está a falhar”
21 Novembro 2025
ENEG 2025: PENSAARP 2030 é “um plano que já está a falhar”
Bairro Alto recebe sistema municipal de copos reutilizáveis
21 Novembro 2025
Bairro Alto recebe sistema municipal de copos reutilizáveis
Sistema de PVC corrugado Sanecor®: A solução mais eficiente para os problemas atuais das redes de saneamento e drenagem
21 Novembro 2025
Sistema de PVC corrugado Sanecor®: A solução mais eficiente para os problemas atuais das redes de saneamento e drenagem

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC