Em 2025, o número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico na União Europeia (UE) atingiu 3,08 mil milhões, superando o ano anterior em 61,5 milhões, ou 2%, segundo os dados divulgados hoje pelo Eurostat.
O crescimento das dormidas turísticas foi sobretudo impulsionado pelo aumento das dormidas de hóspedes internacionais (+46,1 milhões), enquanto as dormidas de hóspedes nacionais registaram um crescimento mais lento (+15,4 milhões). No total, as dormidas turísticas na UE estiveram relativamente equilibradas entre hóspedes internacionais (49%) e nacionais (51%).
Quanto ao tipo de alojamento, os hotéis e estabelecimentos similares registaram 1,9 mil milhões de dormidas (63% do total), seguidos pelos apartamentos de férias e outros alojamentos de curta duração, com 743 milhões (24%), e pelos parques de campismo, com 413 milhões (13%).
Números do turismo sobem na maioria dos países da UE
Comparando com 2024, em 2025 o número de dormidas em alojamento turístico aumentou em quase todos os países da UE. O maior crescimento foi registado em Malta (+10%), Polónia (+7%) e Letónia (+6%). Pequenas quebras foram registadas na Roménia (-1%) e na Irlanda (-2%).




















































