A Ambitur.pt continua a reconhecer que a inovação é uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de dar a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.
É o caso da ADECI, uma empresa que disponibiliza uma solução online onde cada empresário do setor da restauração pode analisar o seu negócio com recurso à inteligência artificial. De forma simples e sem qualquer esforço, o empresário pode ver respondidas três simples questões: “quanto vai faturar diariamente nos próximos 14 a 28 dias?”, “quanto vai vender de cada opção do menu?” e “quantos clientes vai receber?”.

A ideia desta startup começou em 2021, mesmo antes dos próprios fundadores saberem que a sua existência poderia acontecer: “o primeiro passo da ADECI ocorreu enquanto eu estava a realizar um projeto no âmbito do Mestrado. Nessa altura estava a desenvolver um projeto de simulação do fluxo de clientes para um Cervejaria em Vila Nova de Gaia e numa conversa com o Empresário este disse «Se me dissesses o que vai acontecer amanhã é que era». Louco por ideias como sou, este comentário ficou a fervilhar na minha cabeça, e depois de alguma pesquisa e um conjunto de soluções, sentei-me com o Helder, o meu melhor amigo desde os 10 anos e Co-founder da ADECI, e falei-lhe da ideia e nessa conversa decidimos juntos criar aquilo que se tornou o nosso sonho e dedicação diária”, começa por explica Telmo TAIPA, CEO. “Passados cerca de 1 ano e seis meses de desenvolvimento do algoritmo de Machine Learning que dá vida à nossa solução e do MVP, criamos oficialmente a Empresa em abril de 2023″.
Na empresa, Telmo é responsável por todas as áreas de negócio e venda da solução da empresa, sendo formado em Engenharia Industrial e tendo experiência na área de Inovação, Retalho e Logística. Já Helder Ferreira é o CTO e co-fundador da ADECI, ficando assim a cargo de toda a parte de desenvolvimento da solução, devido à sua paixão pela Informática e pela Inteligência Artificial.
Desta forma, a função da ADECI passa por “conjugar os dados históricos de cada estabelecimento com os fatores externos que impactam a atividade deste setor, como o Clima, Eventos Culturais e Desportivos, Feriados nacionais e internacionais, e muitos outros fatores, e coloca a Inteligência Artificial ao serviço deste setor como ferramenta para mais rapidamente prever o que vai acontecer em cada estabelecimento”.
“Apesar da larga experiência dos empresários deste setor, antecipar o inesperado tornou-se algo essencial”
Até ao momento, a startup passou por mais de 2.500 estabelecimentos, “onde para uma grande parte a facilidade de acesso a informação e a confiança nas previsões tornaram a ADECI o centro das suas decisões”, afirma Telmo Taipa. “Com uma precisão de pelo menos 92%, a ADECI conseguiu em alguns dos seus clientes obter reduções de food cost entre os 6 e 8%, reduções na taxa de desperdício em pelo menos 30%, onde a rentabilidade manteve-se ou cresceu em cerca de 2%. As horas trabalhadas associadas ao trabalho administrativo reduziu em pelo menos 25% e o ticket médio crescer em pelo menos 15%”, completa o CEO da empresa.
Recentemente, a ADECI integrou-se junto da StoresAce, líder ibérica de sistema de back-office para o setor da restauração, que passou a ter um papel ativo na empresa e que abriu portas para acelerar a entrada no mercado.
O mesmo fez o NEST, que deu a oportunidade de “dar-nos palco no evento BTL, na FIL, permitindo assim apresentar a nossa solução ao setor Horeca e validar a nossa solução junto do público e de parceiros”.






















































