Ontem, 19 de novembro, os CEO’s das seis prestadoras de serviços de navegação aérea (Irlanda, Suécia, Dinamarca, Áustria, Croácia e Portugal) que integram a Aliança COOPANS reuniram-se na sede da Thales, em Rungis, França, para lançar oficialmente uma nova fase de modernização do sistema de gestão de tráfego aéreo, o denominado TopSky – ATC One. Este marco representa um avanço significativo no controlo de tráfego aéreo na Europa, promovendo maior eficiência e segurança no controlo do espaço aéreo, garante a NAV, em comunicado.
A atualização do sistema TopSky – ATC One permitirá melhorar a coordenação entre os controladores, oferecer suporte a decisões em tempo real e integrar dados de radar e planos de voo com maior precisão, diz a mesma nota. E acrescenta que o novo interface, otimizado para uma visualização mais clara e com uma ergonomia sofisticada, agilizará as operações e aumentará a capacidade de resposta em situações complexas, reforçando a segurança das operações aéreas.
O sistema encontra-se atualmente em fase de desenvolvimento. Até 2028, decorrerão, em paralelo, a implementação de hardware, a integração de software e as validações operacionais, juntamente com a formação dos controladores e da engenharia de suporte. A implementação do TopSky – ATC One na COOPANS está planeada em três fases, de 2028 a 2030.
No caso particular da NAV Portugal, a perspetiva é que o sistema seja adotado na sua última fase, previsivelmente em 2030. O contrato de aquisição colheu o visto prévio do Tribunal de Contas.
Com este desenvolvimento, a COOPANS avança decisivamente em linha com os objetivos do projeto Céu Único Europeu (SES), da União Europeia, que visa harmonizar e otimizar a gestão de tráfego aéreo. Esta modernização reforça o compromisso da aliança em criar um espaço aéreo europeu mais eficiente e integrado. Ao todo, os seis ANSP da COOPANS vão investir perto de 280 milhões de euros neste novo sistema de gestão do tráfego aéreo.

Durante a reunião desta semana, os membros da aliança decidiram ainda nomear Pedro Ângelo, CEO da NAV Portugal, como novo vice-presidente do COOPANS, para um mandato de dois anos, que se iniciará a 1 de janeiro de 2025.
Este é o primeiro cargo executivo assumido pela NAV Portugal no seio da aliança desde a sua adesão, refletindo a crescente relevância da empresa no âmbito da aliança e no panorama europeu.
A COOPANS, composta por seis prestadores de serviços de navegação aérea da Áustria, Croácia, Irlanda, Suécia, Dinamarca e Portugal, é responsável pela gestão de cerca de 14% do tráfego aéreo europeu.






















































