O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a inauguração do PortoBay Blue Ocean, em Albufeira, destacou a necessidade da oferta turística acompanhar a dinâmica da procura inter-geracional. Destaca o responsável que “é evidente que a evolução que hoje temos em Portugal, determina já não que a oferta possa influenciar a procura, mas nesta dinâmica, eu diria até inter-geracional, que determina hoje que o cliente, e sobretudo a capacidade que tem de escrutinar o destino, o produto e o serviço, determinam o sucesso e o insucesso dos destinos”. Sendo assim evidencia que o grande desafio que existe pela frente é tudo se fazer na continuação do processo de qualificação da experiência turística. Pedro Machado destaca que esta lógica passa desde logo pelo trabalho que os destinos regionais fazem, ou na estruturação do produto turístico ou na capacidade que têm, através daquilo que é a sua oferta instalada, poderem diversificar e criarem fatores de atratividade para que aqueles que procuram os nossos destinos. Destaca o secretário de Estado que “nós competimos à escala global e por isso a concorrência é permanente, é diária, e o trabalho de cumplicidade entre a estruturação do produto e do destino, da infraestrutura e saúde é cada vez mais decisivo, sobretudo para um destino, como é o caso do destino Algarve, que vive essencialmente da sua conectividade com destinos internacionais, uns de pequena, outros de grande escala”.
Para o interlocutor, o trabalho de qualificação do destino e da diversidade do produto associada ao serviço, são verdadeiramente aquilo que considera desafios absolutamente estruturantes, onde se inscreve a componente dos recursos humanos e a componente da mão de obra e dos seus problemas. “Portanto este desafio de qualificar a experiência turística, não é um desafio só vosso, é um desafio de todos. Aliás, os destinos não vivem isoladamente, como nenhum destino vive, seja ele nacional ou regional, vive isoladamente”.
O responsável abordou ainda o tema TAP e o novo aeroporto de Lisboa, considerando que “e talvez por isso tenhamos esta missão, nomeadamente na questão da conectividade, hoje foi anunciado o processo de privatização da TAP, que todos conhecem, e para o qual todos desejamos que tenha um sucesso”. Por outro lado, indicou que “estamos preocupados e conscientes, quer com este processo, quer, por exemplo, com a questão do aeroporto (de Lisboa) e sobretudo na celeridade e no processo que queremos que seja cada vez mais rápido de acolhimento dos nossos turistas internacionais”.
Por Pedro Chenrim, no Algarve
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