A KLM congratula-se com a notícia de que a SkyNRG conseguiu garantir o financiamento para o seu projeto de SAF em Delfzijl, dando oficialmente início à construção da primeira fábrica nos Países Baixos totalmente dedicada à produção de combustível sustentável para a aviação (SAF). Este marco traz maior escala à produção de SAF nos Países Baixos e representa um avanço significativo na aceleração da transição para a sustentabilidade na aviação. A partir de 2028, a fábrica produzirá 100.000 toneladas de combustível alternativo por ano.
A KLM investe há anos em voos mais limpos, silenciosos e com maior eficiência de combustível. Enquanto cofundadora e acionista da SkyNRG, a KLM tem desempenhado um papel ativo no desenvolvimento do mercado de SAF e neste projeto desde a sua conceção em 2009 – com a unidade de Delfzijl a ser anunciada em 2019. Fomos a primeira companhia aérea do mundo a providenciar uma garantia de fornecimento a longo prazo, o que foi fundamental para assegurar o financiamento e a construção desta fábrica.
Juntamente com a renovação da frota, o SAF é uma das medidas mais eficazes para reduzir substancialmente as nossas emissões de CO 2 . E ainda que o SAF emita uma quantidade semelhante de CO₂ durante o voo, face ao combustível convencional, o seu impacto total de CO₂ ao longo do ciclo de vida, desde a produção até à combustão, é pelo menos 65% inferior ao do combustível convencional.
“Estamos orgulhosos com a nossa parceria com a SkyNRG, onde, enquanto cofundadores e investidores, lançámos as bases para a primeira fábrica dedicada ao SAF nos Países Baixos. Estamos empenhados em adquirir 75.000 toneladas de SAF por ano, o que representa cerca de 2% do nosso consumo total de combustível. Com esta fábrica, damos um passo concreto para acelerar a produção de SAF nos Países Baixos, reforçando a nossa posição de liderança internacional nesta indústria”, afirmou Marjan Rintel, CEO da KLM.



















































