A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria), de Peniche, tem reforçado a aposta no Turismo como área multidisciplinar, sendo de destacar a renovação da certificação TedQual atribuída pela Organização Mundial de Turismo às suas seis licenciaturas na área: Turismo, Marketing Turístico, Gestão Turística e Hoteleira, Gestão da Restauração e Catering, Gestão de Eventos e Animação Turística. A certificação, que confere um selo de qualidade reconhecido internacionalmente, resulta de um processo voluntário, e é atribuída à ESTM/IPLeiria desde 2012.
Paralelamente, a ESTM afirma o seu papel percursor no País na área da investigação em Turismo, com a criação do CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, e as relações além-fronteiras, com parceiros em todo o mundo.
O CITUR resulta do grupo de investigação em Turismo da ESTM – o GITUR (desde 2008) -, e do reconhecimento dos pares da forte aposta da Escola na investigação em Turismo, e tem desenvolvido um trabalho muito relevante e percursor para o setor. Numa primeira fase o Centro ficará sediado na ESTM, e envolve cerca de 150 investigadores de todo o país.
No que toca à aposta na Ciência e Internacionalização é de sublinhar a afirmação sucessiva do ITC – International Tourism Congress, que tem promovido o debate das mais prementes questões no turismo mundial e a proximidade de relações entre os vários atores internacionais, facto atestado pela organização conjunta do congresso no Sultanato de Oman em 2014, e no Equador, já na próxima edição.
A ESTM/IPLeiria conta ainda com quatro mestrados e três Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) na área do Turismo.

















































