Continuamos a dar-lhe a conhecer um pouco melhor os profissionais do setor hoteleiro em Portugal. Hoje estamos com Pedro Fonseca, assistente de direção dos Hotéis Cristal.
Atual cargo: Assistente de Direção na Hotéis Cristal
Data de nascimento: 10/05/1984
Local onde nasceu: Figueira da Foz
Formação: Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, MBA – Business Management Program
1º emprego: Comecei como empregado de Mesa no QH Praia de Quiaios 4* , Figueira da Foz em 2001, e acabei por fazer a maior parte do meu percurso profissional ligado ao F&B.
Em 2011, saí do país à procura de novos desafios, inicialmente em Tenerife onde trabalhei em alguns resorts e onde fui responsável por um dos mais conceituados restaurantes da ilha.
Uns anos depois, mudei-me para a Dinamarca onde geri, durante três anos, um Restaurante e Spa boutique, o que me permitiu crescer imenso profissionalmente, tendo trabalhado com vários chefs de estrela Michelin dinamarqueses. Mais tarde, abracei um novo projeto na cadeia hoteleira Comwell, considerada uma das empresas mais sustentáveis do país. Posteriormente fiz vários projetos de aberturas de restaurantes, e de restruturação, em várias empresas, tanto em Tenerife como na Dinamarca.
Em 2021, regressei à minha terra natal para assumir a direção de F&B do hotel Eurostars Oásis Plaza.
Atualmente, encontro-me nos hotéis Cristal com a posição de Assistente de Direção, no qual tenho reporte direto à administração. Sou responsável pelas operações de todo o complexo turístico com 190 unidades de alojamento, composto por Hotel Cristal Praia Resort & Spa 4*, Hotel Cristal Vieira Praia & Spa 4* , Parque Aquático Mariparque e o Restaurante/Bar Riomar, no qual contamos com mais de 150 funcionários.
Última função antes de assumir a atual: Diretor de F&B na Eurostars Oasis Plaza 4* , Figueira da Foz
Qual o foco da sua função profissional: O meu foco é a atenção ao cliente, o cuidado e a motivação contínua das equipas de trabalho. Um bom trabalho de RH traduz-se em bons resultados.
O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: Enquanto profissional, o que mais valorizo é a ambição, a aprendizagem contínua e o equilíbrio da vida pessoal com a profissional, não só no meu caso mas especialmente no que diz respeito às equipas que lidero. Foi no meu percurso na Dinamarca onde aprendi bastante sobre a importância do bem-estar das equipas, onde o equilíbrio é a chave do sucesso. Em relação à aprendizagem contínua, sendo eu um colecionador de formações, penso que devia ser mais e melhor valorizada, tanto pelos trabalhadores como pelas empresas.
















































