• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
20/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels compra Le Monumental Palace no Porto

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    Explora Journeys revela detalhes do próximo Explora III

    Explora Journeys renova website e identidade visual

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    IATA: procura doméstica em março cresce mas viagens internacionais continuam bloqueadas

    INE: Aeroportos nacionais registaram 7,2 milhões de passageiros em setembro

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Quem é… Filipa Figueira?

    Quem é… Filipa Figueira?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels compra Le Monumental Palace no Porto

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    Explora Journeys revela detalhes do próximo Explora III

    Explora Journeys renova website e identidade visual

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    IATA: procura doméstica em março cresce mas viagens internacionais continuam bloqueadas

    INE: Aeroportos nacionais registaram 7,2 milhões de passageiros em setembro

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Quem é… Filipa Figueira?

    Quem é… Filipa Figueira?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Raio X das agências de viagens III: Impactos da Crise Sanitária no Turismo Mundial

03/11/2021
em Advisor, Destaque_Newsletter, Inquéritos/Estatísticas
Tempo de leitura: 8 minutos
Home Advisor
0
PARTILHAS
25
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Maria José Silva, investigadora, Professora Doutorada Especialista em Turismo, nomeadamente Operação e Distribuição Turística, Redes e Liderança Estratégica, e CEO da RAVT, efetuou um estudo sobre o impacto da Covid-19 na operação e distribuição, analisando as perceções da e sobre a liderança estratégica do setor na gestão de crise. A Ambitur tem vindo a publicar algumas partes deste extenso trabalho que pretende contribuir para uma melhor qualificação de recursos humanos e das organizações, bem como para melhor prevenir, planear e atuar em futuras situações de irregularidades com impactos extremos no turismo.

Depois de termos dedicado a semana passada aos impactos da Covid-19 na operação, distribuição e comercialização de produtos e destinos turísticos, debruçando-nos sobre as crises no turismo e a liderança estratégica no turismo em resposta à crise, chegou a vez de falarmos sobre o impacto da crise no turismo a nível mundial. O que é facto é que nem na 2ª Guerra Mundial o setor “sofreu tamanha severidade”, admite a investigadora, que quis por isso analisar os impactos nos diferentes subsetores para que “as lições aprendidas com esta calamidade possam ficar connosco” e se consigam implementar estratégias preventivas e melhores formas de responder a uma próxima crise.

Turismo 2019 versus 2020

Assim, Maria José Silva leva-nos de volta a 2019, altura em que o turismo registou 1,500 mil milhões de chegadas internacionais, após 10 anos consecutivos de crescimento sustentado. Criou 7% do comércio global, empregou uma em cada 10 pessoas do mundo e duas em cada 10 em Portugal.

Segundo dados de organizações mundiais, a nível global, o turismo é o 3º maior setor exportador, representando 6,8% das exportações totais, 27,4% do total de serviços exportados, chegando até 50% do total de exportações para muitos dos países em desenvolvimento. Tem sido para todas as economias e países, um dos setores chave que cresce a um ritmo mais acelerado do que a economia mundial.

No relatório de Impacto Económico da WTTC, nos barómetros da OMT e na European Travel Commission – ETC, em 2019 o turismo representou 10,4%, 9.170 mil milhões de dólares, do PIB global; 10,6% do emprego mundial (334 milhões) e foi responsável pela criação de um em quatro novos empregos em todo o mundo.

O gasto do turismo internacional atingiu 1.700 mil milhões de dólares e o do turismo doméstico aproximadamente 4.300 mil milhões.

Os principais meios de transporte foram o transporte aéreo (50%), 35% terrestre, 5% marítimo e fluvial, e 1% ferroviário.

A Europa conta com mais de metade (51%) das chegadas internacionais, seguida da Ásia e Pacífico com 25%, as Américas representam 15%, África e Médio Oriente 4%. Em termos de receita turística, a Europa tem uma representação menor, mantendo-se na mesma no topo com 39%. Segue-se a Ásia e Pacifico com 30%, as Américas com 23%, Médio Oriente com 5% e África com 3%.

De acordo com dados da IATA, “o transporte aéreo sofreu um forte embate da crise sanitária COVID-19, com o tráfego de passageiros limitado, apesar da carga apresentar receitas resilientes”. O declínio no transporte de passageiros foi o maior desde que se registam RPK (Revenue Pax-Km), em 1950, registando uma quebra de 65,9%. Em 2020, registaram-se menos 50% de lugares nas companhias aéreas e 371 mil milhões de dólares de operações de passageiros. Verificou-se uma quebra de 74% de tráfego de passageiros internacionais e quebra de 50% no tráfego doméstico.

Em 2021 verifica-se uma quebra menor no primeiro semestre, em relação ao mesmo período homólogo de 2020. Segundo os dados da IATA (2021) ainda se registam -66,7%, derivados de -33,1% de RPK doméstico e -85,8% Internacional.

Analisando por regiões, a IATA (2021) regista o share do tráfego aéreo total, com destaque para a região da Ásia e Sul Pacífico (40,9%), seguida da América do Norte (24,8%) e só depois a Europa (24%), contrariamente a anos anteriores, em que a Europa era a região com maior share.

Na sua análise, a investigadora recorda que os movimentos de passageiros nos transportes têm reflexo na hotelaria mundial. A STR e a ETC, em 2021, registam que o alojamento turístico afundou sem precedentes, com quebras de ocupação de pelo menos 30% nas regiões menos afetadas, devido às restrições à mobilidade externa, mas também interna dos países. As quebras do ADR (Available Daily Rates) são entre 20% na Ásia e Pacífico e 19% na Europa. Em relação aos RevPar, todos os segmentos estão com quebras superiores a 45%, sendo a Europa a mais afetada (-63%) e o Médio Oriente o menos afetado (-46%).

Maria José Silva sublinha que a situação da indústria do turismo tem sido dramática desde 2020, com a perda de 62 milhões de empregos só nesse ano (-18,5%), sobretudo a nível das micro e PME’s, que têm um peso de 80% no setor. E lembra que estas quebras só não foram mais acentuadas devido às ações proativas dos governos.

A situação em Portugal

No que diz respeito ao contexto nacional, também se verificou uma forte contração da atividade económica, com efeitos nocivos para o turismo, a maior indústria exportadora de serviços com um share de 52,3%, e 19,7% do total de exportações, em 2019, altura em que contribuiu diretamente para 8,7% do PIB.

Segundo os resultados da balança de pagamentos, de 2020, do Banco de Portugal, as receitas turísticas registam uma quebra de 62,2% no saldo da rubrica de viagens e turismo, quando em 2019, revelavam crescimento de +5,1%. As receitas das exportações (incoming) diminuíram cerca de 57,6% face a 2019, quando se registou +7,3, totalizando apenas cerca de 7.8 mil milhões de euros. As despesas em viagem e turismo das importações (outgoing) registaram igualmente forte quebra em 2020, de -46,1%, quando em 2019 se registara um crescimento de 13,1%, situando-se em 2.8 mil milhões de euros.

O turismo de cruzeiros teve um decréscimo de 84% nos movimentos de passageiros em relação a 2019. A aviação, segundo dados do NAV Portugal & Rolo (2021), registou em 2020 o pior registo desde 1998 em Portugal, com apenas 345 mil voos, representando uma quebra de 58% em relação a 2019, ano em que se verificaram 816 mil voos comerciais no espaço aéreo português. Em toda a rede da Eurocontrol a quebra foi de 55%, valores abaixo de Portugal. As chegadas de não residentes atingiram 6,5 milhões, correspondendo a -73,7% em relação a 2019 (crescimento de 7,9%). O total de chegadas no transporte aéreo em Portugal, em 2019 foi de 29.3 milhões, e em 2020 apenas 8.8 milhões (INE, 2021).

Quanto ao alojamento turístico e às dormidas, sofreram um impacto forte em 2020 e registaram 11,7 milhões de hóspedes, ou seja, -60,4% (+ 7,4% em 2019) e 30.3 milhões (-1,1%) de dormidas (+4,3% em 2019), sendo que estes números incluem os crescimentos dos meses de janeiro de 2020 (+8,2%) e fevereiro (+14,1%) que atenuaram a quebra. A hotelaria concentra 76,9% da capacidade de cama e 30,3% do total de estabelecimentos no alojamento turístico. Na hotelaria a quebra de dormidas geral, em 2020, é superior a 65% e a estada média geral reduziu 6%, para 2.53 noites.

A nível regional, no alojamento turístico no global, apesar da quebra generalizada, notou-se um desvio de fluxos, sendo que as áreas costeiras e litorais registaram piores indicadores de dormidas (-66%) e as áreas interiores ou rurais -48,3%.

Nas viagens, os residentes deslocaram-se, maioritariamente, em Portugal (34,5%) e apenas 1,6% se deslocaram a países estrangeiros (-5p.p.). Dos que realizaram viagens tanto fora de Portugal como no país, 2,9%, o número é também inferior a 2019 que registou 11%. Isto indica que a deslocação dos residentes (14,4%) decreceu 41,1%, quando em 2019 registava aumentos de 10,8%, tornando estes valores, os mais baixos de uma década.

A marcação de férias através da operação e distribuição turística manteve a tendência decrescente que se tem verificado ao longo dos últimos cinco anos, centrando-se em 3,8% do total das viagens dos residentes, com redução mais acentuada de 2.3pp. (-0.3pp. em 2019). Nas deslocações ao estrangeiro representa, 19,8% do total, -9.5pp. face a 2019, e nas deslocações no país, 3%, com crescimento de 0.3pp., sendo que apenas nos motivos de viagens profissionais se regista maior expressão, com 11.1% do total de viagens. O recurso a viagens sem intermediação regista 27.6% do total de viagens.

Estes dados, sublinha Maria José Silva, criaram dificuldades sérias na liquidez na operação e distribuição turística, uma vez que para além de quebras fortes, o produto que foi mais procurado foram serviços soltos, de hotelaria e em Portugal, que leva a que marquem mais diretamente nas unidades e recorram a transportes individuais próprios terrestres que não necessitam de reserva via intermediários, na ótica do consumidor final. O alojamento com registos mais significativos foi o alojamento local, que também foge um pouco ao consumo pelas agências de viagens.

Impactos na Operações Turísticas – oferta e procura

As restrições nas viagens tiveram impactos extremos na cadeia de valor do turismo e nos setores conexos.

As entidades turísticas lançaram diversas campanhas e mensagens, ao longo das várias fases da crise sanitária, para não perderem a ligação ao potencial turista, criando sempre o desejo de viajar e estimulando as emoções mais nobres e o imaginário, revela a investigadora. E recorda que as imagens, vídeos ou informações nas redes sociais foram a forma mais rápida, mais acessível e eficaz de chegar a todos os públicos-alvo, sendo que muitos dos colaboradores não tinham acesso nem aos seus emails de trabalho, nem aos computadores fixos, nem aos telefones das empresas, por estarem em teletrabalho, mas tinham, mais do que nunca, de estar informados sobre os assuntos, leis e procedimentos, para dar uma resposta rápida e resolver as irregularidades em catadupa em todo lado. “Foram tantas as mudanças operacionais, técnicas e legais, até de apoios diversos às empresas, aos recursos humanos, de tecnologias e de tudo, nas empresas sem capacidade financeira suficientes para tantos ajustes, que a gestão de tanta mudança, caos e informação com tantas regras de entradas e saídas foi deveras difícil”, realça Maria José Silva.

Neste cenário, a CEO da RAVT frisa que o trabalho da operação e distribuição turística se tornou complexo e instável, não só pela variável económica como também pela necessidade de informação para as operações, complexidade que ainda hoje vigora.

E detalha que para uma viagem simples é necessário cruzar uma infinidade de parâmetros que se juntam aos requisitos obrigatórios de antes (vistos, vacinas, registos, seguros, moeda, etc) com novos elementos que resultaram da Covid-19: regras de saída e regresso do país de origem e de destino, regras de transporte da companhia aérea, nacionalidade dos passageiros, países visitados nos últimos 14 dias, testes a fazer e prazos, declarações obrigatórias, entre vários outros requisitos.

Os governos, juntamente com a comunidade europeia, tiveram que criar protocolos de apoio às empresas e recursos humanos, que se depararam sem liquidez, sendo que até aí se criou mais um caos. E, segundo registos de atividades e feedback de diversas associações, confederações e agrupamentos de agências, os apoios foram tardios, em plataformas desajustadas, complexas, com burocracia demasiada, parâmetros incoerentes ou injustos.

Perante este caos, a investigadora aponta que a confiança das empresas e dos recursos humanos ficou abalada e muitos ativos do setor foram transferidos para outros, não só por falta de emprego como de formação e conhecimentos, ou pelo descrédito no futuro da indústria. Também a confiança dos clientes foi afetada, não só com as falhas dos serviços, voos atrasados, filas para tudo, documentos caducados ou medo de viajar.

Diz a análise de Maria José Silva que a procura turística se ajustou ao ambiente PEST e é indicadora de uma mudança na forma de viajar, no tipo de produtos, serviços e destinos turísticos que pretende. Foram diversas as entidades que foram monitorizando a procura e o sentimento de viajar.

Ao longo de 2020, e até ao primeiro semestre de 2021, algumas mudanças mais claras foram apontadas. Para viagens a curto prazo, é a segurança sanitária que tem maior enfoque. Verifica-se uma maior prioridade dada à segurança e menor preocupação com o preço apenas. Os hóspedes estão mais atentos à limpeza e ao cumprimento de medidas se segurança, preferindo também voos diretos e transportes individuais. Por outro lado, os horários e dias considerados fora de “hora de ponta” têm maior procura, com a procura a aumentar para destinos com menores aglomerados. Outra das alterações observou-se na maior procura por alojamento local ou pequenas unidades hoteleiras, bem como por atividades outdoor, de natureza ou wellness. O slow tourism passou a estar em destaque e os clientes optaram mais pelo interior ou pelo litoral menos massificado. A preferência por uma política de cancelamento flexível ganhou força, assim como as tarifas e reservas de última hora. Os consumidores sentiram mais necessidade de informação e de preparar as viagens com maior detalhe. Claro que a digitalização e o recurso a tecnologias ganharam peso, bem como os trabalhos híbridos.

 

Leia também:

“Raio X das agências de viagens I: Operação, distribuição e comercialização de produtos e destinos turísticos”

“Raio X das agências de viagens II: Impactos da Covid-19 na operação, distribuição e comercialização de produtos e destinos turísticos”.

Tags: Covid-19impactoMaria José Silvaraio x das agências de viagensRAVTturismo
Artigo anterior

ACISO marca presença na Fairway – IV Fórum do Caminho de Santiago

Próximo artigo

Volta Int.: “Aeroportos devem receber 3,6 biliões de passageiros a menos em 2022”

Artigos Relacionados

Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto
Inquéritos/Estatísticas

Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

19 de Novembro, 2025
54
Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira
Agenda

Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

19 de Novembro, 2025
55
ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve
Destino do mês

(Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

18 de Novembro, 2025
74
Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias
Formação

Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

14 de Novembro, 2025
23
Próximo artigo
Volta Int.: “Aeroportos devem receber 3,6 biliões de passageiros a menos em 2022”

Volta Int.: "Aeroportos devem receber 3,6 biliões de passageiros a menos em 2022"

Notícias Populares

  • Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

ENEG 2025: “Questão da água tem de ter palco nos fóruns europeus”
19 Novembro 2025
ENEG 2025: “Questão da água tem de ter palco nos fóruns europeus”
ENEG 2025: História, cultura e valores da água em debate com perspetiva dos legados religiosos
19 Novembro 2025
ENEG 2025: História, cultura e valores da água em debate com perspetiva dos legados religiosos
SmartIO: Inteligência e precisão para uma nova era na gestão da água
19 Novembro 2025
SmartIO: Inteligência e precisão para uma nova era na gestão da água
Opinião: O Clima Está a Determinar o Crédito
19 Novembro 2025
Opinião: O Clima Está a Determinar o Crédito

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC