O Alentejo foi distinguido como Melhor Destino Sustentável e Melhor Destino de Enoturismo em mais uma gala dos Seven Stars Luxury Hospitality and Lifestyle Awards (SSLHLA), que se realizou pela primeira vez em Portugal, este sábado, no Troia Design Hotel.
José Santos, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), subiu ao palco para receber estas distinções e fez questão de afirmar que “não há melhor destino para celebrar o luxo”. E acrescentou: “No Alentejo, acreditamos que o verdadeiro luxo é o tempo, tempo para abrandar, tempo para perceber a luz, tempo para nos reconectarmos com o que importa. O luxo aqui não é sobre excesso, é sobre espaço, serenidade e autenticidade”.
Os SSLHLA comemoram este ano o seu 13º aniversário e já passaram por cidades como Nápoles, Creta, Istambul, Atenas, Marbella ou Bali. Este ano, com o apoio do Turismo do Alentejo, estrearam-se em Troia para reconhecer hotéis, empresas, gestores e destinos de todo o mundo.
A propósito da distinção do Alentejo, José Santos afirmou ainda que “a nossa região é generosa na sua diversidade, de vastas planícies a estuários protegidos na costa do Atlântico, de vinhas a vilas antigas no campo, do design contemporâneo a tradições intemporais”. E garantiu que a escolha do lugar para mais uma gala deste evento que comemora o luxo foi perfeita pois “Troia incorpora este equilíbrio, sendo um lugar onde a hospitalidade moderna se encontra com um cenário natural intocado, provando que sofisticação e sentido de pertença podem andar de mãos dadas”.
O presidente da ARPTA disse também que “o luxo deve ser responsável”, lembrando que “no Alentejo protegemos aquilo que nos torna únicos, a cultura, a comunidade”. Indo mais longe, José Santos explicou que “defendemos as cadeias de fornecimento locais, a prática circular e o património vivo; investimentos em competências, talento e inovação para que todos os dias se tornem uma experiência criativa, sustentável e de elevada qualidade”.
Por fim, o orador garantiu à plateia que “o Alentejo está pronto para surpreender”, seja com vinho e gastronomia, bem-estar e natureza, golfe e observação de estrelas, rotas criativas e programação cultural. Deixou pois três convites. O primeiro dos quais, aos convidados dos SSLHLA para que “levem o seu tempo, escutem, provem e olhem à vossa volta pois cada detalhe aqui em Troia e no Alentejo foi desenhado para que se sintam em casa”.
O segundo convite endereçou-o aos investidores e marcas para que “tragam propostas de projetos, estamos prontos para vos apoiar, e aqui encontrarão talento, identidade e estabilidade”.
Por último, ficou o convite aos parceiros de promoção e media: “contem com o Turismo do Alentejo. O Alentejo é uma história escrita por muitas mãos e queremos escrevê-la convosco”.
Por Inês Gromicho, nos SSLHLA, no Troia Design Hotel.






















































