De acordo com os dados globais do tráfego de passageiros divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), em agosto deste ano, a procura aumentou 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor foi igualmente superior ao aumento anual de 3,5% em julho. Também a capacidade no mês de agosto cresceu 3,5% e a carga aumentou de 0,3% para 85,7%, sendo um novo recorde mensal.
O diretor geral e CEO da IATA Alexandre De Juniac considera que, “embora tenhamos observado um retorno da procura de passageiros em agosto, em relação a julho, o crescimento permanece abaixo da tendência de longo prazo, diminuindo aproximadamente o crescimento anual de 8,5%, observado entre o período de 2016 e o primeiro trimestre de 2018”. Para o responsável, estes valores refletem o “impacto das desacelerações económicas em alguns mercados-chave, a incerteza sobre o Brexit e a guerra comercial entre os EUA e a China”. No entanto, realça o papel das companhias aéreas que “estão a fazer um excelente trabalho em adequar a capacidade à procura. Com os fatores de carga de passageiros atingindo um novo aumento de 85,7%, isso é bom para o conjunto de eficiência e da pegada de carbono individual dos passageiros”.
Mercados Internacionais de Passageiros
A procura internacional de passageiros em agosto aumentou 3,3% em relação ao período homólogo de 2018. Com a exceção da América Latina, todas as regiões registaram crescimentos, liderados pelas companhias aéreas na África. A capacidade subiu 2,9% e o fator de carga subiu 0,3 pontos percentuais para 85,6%.
Mercados nacionais de passageiros
A procura por viagens nacionais aumentou 4,7% em agosto quando comparada com período igual em 2018, tendo-se alterado em relação ao mês anterior. A capacidade aumentou 4,6% e o fator de carga aumentou 0,1 ponto percentual, para 85,9%.
40.ª Assembleia da Organização Internacional de Aviação Civil
A 40.ª Assembleia da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) terminou na semana passada com progressos significativos feitos pelos governos no apoio às metas ambientais do setor. A Assembleia aprovou uma resolução que reafirma e fortalece o apoio à implementação do Esquema de Redução e Redução de Carbono para Aviação Internacional (CORSIA) – o primeiro esquema global de compensação de carbono do mundo – a começar em 2020. Também orientou o Conselho da ICAO para informar a próxima Assembleia sobre as opções para adoção de uma meta ambiciosa de longo prazo para reduzir as emissões de carbono da aviação internacional.
“Faz dez anos que a indústria da aviação concordou com uma meta de longo prazo de reduzir as emissões da aviação para metade dos níveis de 2005 até 2050”, afirma De Juniac, acrescentando que a Assembleia assinala “a primeira vez que os Estados membros da ICAO concordam numa meta de longo prazo para os governos: reduzir as emissões da aviação”. O CEO da IATA conclui referindo que, a partir de 2020 e com a ajuda da CORSIA, o “crescimento do setor será neutro em carbono. E com o forte apoio dos governos em áreas como a comercialização de combustíveis sustentáveis para a aviação e a melhoria da eficiência da gestão do tráfego aéreo, continuaremos a trabalhar em direção ao nosso objetivo de longo prazo”.