Por Julie Da Vara, responsável da Yescapa
São usadas para férias, para escapadinhas, para atividades como festivais, concertos e eventos culturais ou desportivos de vários dias ou por quem quer conhecer melhor o País ou até destinos mais distantes, juntando o melhor de dois mundos: o desejo de independência e o conforto.
Razões de sobra para que, nos últimos anos, o número de adeptos das autocaravanas tenha vindo a crescer um pouco por toda a Europa. E Portugal não é exceção, como provam os dados da Federação Europeia de Caravaning, que, em 2019, dão conta de um aumento de 23,7% nas matrículas de veículos de lazer em Portugal. Um crescimento que se deve manter este ano. Aliás, o número de reservas de autocaravanas no site da Yescapa aumentou 200% entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020.
O autocaravanismo, um dos passatempos preferidos dos portugueses, conquista mais e mais adeptos. E motivos não faltam: seja o desejo de umas férias diferentes, que permitem conhecer vários locais sem o stress da marcação de hotéis; a independência de um programa livre de horários definidos; ou uma personalização que acomoda as necessidades de toda a família, dos miúdos aos graúdos. Nos últimos anos, os portugueses começam a optar mais por alternativas para as suas viagens. Muitos viajantes pretendem escapar do turismo de massas, procurando formas de contornar as zonas mais concorrentes. Esta é uma tendência com cada vez mais força, o chamado Slow Tourism.
Por cá, o adepto das férias neste tipo de veículo tem entre 38 e 45 anos e tem por hábito viajar com a companhia da cara-metade e de um filho, em média com sete anos de idade. Atividades ao ar livre, como hiking ou visitas culturais, são as preferidas, inseridas num itinerário de viagem que costuma ser composto, em média, por quatro a seis etapas diferentes.
O autocaravanista nacional prefere a montanha, praia e pequenas aldeias, planeando com antecedência as férias ou escapadinhas. Aqui, nada é deixado ao acaso, com a preparação a começar cerca de quatro meses antes da partida, sendo suportada, muitas vezes, pelas recomendações encontradas nas redes sociais e nos fóruns de viagens, que se destacam como fontes de inspiração privilegiadas.
Os dados da Yescapa indicam que, antes da compra de uma autocaravana, cerca de 15% dos viajantes nacionais testam esta forma de viagem antes de adquirirem um veículo próprio. Esta escolha permite ainda ter acesso a conselhos mais personalizados, já que se contacta diretamente com outro viajante. Mas o investimento na compra de um destes veículos não é uma obrigação para quem se quiser fazer à estrada, existindo sempre a opção, proporcionada pela Yescapa, de alugar a autocaravana que melhor se adapte às necessidades pretendidas.