Plano estratégico para alavancar o Turismo no Rio será debatido em evento
Encontro promovido pela Associação Rio Vamos Vencer reunirá as principais lideranças do Turismo e visa debater iniciativas para o incremento do setor.
“Investindo no Rio, o turismo de todo o Brasil cresce junto”. Foi com esse pensamento que a Associação Rio Vamos Vencer, liderada pelo empresário Marcelo Conde, idealizou o evento “Turismo – Planejamento e Resultados – A Importância do Rio de Janeiro para o Brasil”, que será realizado no dia 16 de março, das 9h às 17h15min, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.
O encontro reunirá as principais lideranças da indústria de Turismo e visa promover o debate de iniciativas para o incremento do setor no Rio, de forma a culminar com a elaboração de um plano estratégico para promover a cidade e atrair mais turistas.
“Nosso objetivo é buscar caminhos que ajudem o Rio a retomar sua vitalidade econômica e financeira. A indústria do turismo é, sem dúvida, uma vocação do Rio e a necessidade de um plano estratégico para a cidade é urgente. Investindo no Rio, o turismo de todo o Brasil cresce junto”, destacou Marcelo Conde, acrescentando que pretende buscar apoio no governo, a nível federal, estadual e municipal, para atingir a meta.
O empresário destaca o sucesso do Plano Maravilha (1997-2000), implementado pela Prefeitura do Rio com o apoio da Embratur, e que ficou reconhecido como um caso de sucesso.
“Ao longo de três anos de atuação, o Plano Maravilha mudou o panorama do turismo carioca, alcançando ótimos resultados no incremento do produto turístico Rio, no Brasil e no exterior. Neste período, saltamos de 2,8 milhões de turistas para 5,3 milhões. Esses números, por si só, já comprovam a importância de um planeamento efetivo”, reforçou o presidente da Associação Rio Vamos Vencer.
O evento conta com o apoio do Bondinho Pão de Açúcar, Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, Hoteis Rio, RIOgaleão, STX e Trem do Corcovado.
Sobre a Associação Rio Vamos Vencer:
O projeto teve início em 2017, quando um grupo de empresários e executivos, ligados maioritariamente aos setores de turismo, cultura e imobiliário, decidiu se unir para, juntos, debaterem questões pertinentes ao Rio e encaminharem às autoridades dos diferentes níveis, federal, estadual e municipal, propostas em geral, inclusive para melhorar o posicionamento turístico da cidade.
Após cinco anos de atuação, o movimento Rio Vamos Vencer está se transformando numa associação civil, sem fins lucrativos, de forma a poder lutar ainda mais pelos interesses da Cidade Maravilhosa.
Operadoras marcam presença na WTM Latin America 2022
Com mais de 30 empresas já confirmadas, Tour Operators Area segue consolidada
Idealizada com o objetivo de se firmar, mais do que um espaço, como um novo modelo de relacionamento direto com operadores, a Tour Operators Area vem crescendo vertiginosamente ao longo das edições da WTM Latin America e ultrapassou, neste momento, a marca de 30 empresas já confirmadas na WTM Latin America 2022, que será realizada entre 5 e 7 de abril, nos pavilhões azul e branco do Expo Center Norte, em São Paulo.
“Comemoramos que a Tour Operators Area é uma referência em nosso evento. É uma forma de reunir as principais operadoras que trabalham com turismo emissivo e fortalecer a dinâmica do turismo no mercado. Essa área é pensada como um espaço inclusivo e padronizado que possibilita a participação de diferentes empresas unidas por um único objetivo. diz Bianca Pizzolito, gerente Comercial da WTM Latin America.
O evento mantém seu posicionamento e compromisso com operadores de turismo. “Parte importante do nosso trabalho, além de oferecer essa plataforma de conexão, é conectar as operadoras aos agentes de viagem brasileiros. Para isso temos o Programa Agente na Estrada que, nesta edição, contempla a vinda de 550 agentes de viagem de todo o País”, reforça Bianca.
Até agora, a Tour Operators Area já tem confirmadas as presenças de mais de 30 operadoras brasileiras e empresas de cruzeiros, entre as quais estão a Abreutur, Azul Viagens, Bancorbrás, Beds Online, Best Buy, Century Travel e Turismo, Costa Cruzeiros, CVC Corp, Discover Cruises, Diversa Turismo, Domundo Operdora, E-HTL, Europlus, FRT Operadora, Grou Turismo, HotelDO Brasil, Lusanova, MG3 Operadora e Turismo, Newmon Travel & Conventions Operadora de Turismo, Norwegian Cruise Line Agência de Viagens Ltda., Nova Pasargada, Orinter Tour & Travel, Outsider Turismo Ltda., Personal Brasil Turismo, RXSP Viagens e Turismo, Schultz Operadora, TBO Holidays, Travel﹒com Viagens e Turismo, e Viagens Promo.
Localizada no centro do Pavilhão Internacional, entre os destaques da Tour Operators Area está o seu foco em melhorar a experiência do agente de viagens, que encontrará as operadoras brasileiras reunidas em um único lugar. “Adicionalmente, não podemos desconsiderar todo conhecimento que temos do mercado e os desafios pelos quais estas empresas passaram ao longo dos últimos dois anos. Por isso, mantivemos nossa estratégia comercial e seguimos oferecendo as melhores condições às operadoras”, finaliza Bianca.
O credenciamento é gratuito e precisará ser feito antes da chegada aos pavilhões. “Esta é mais uma das medidas de segurança que estamos tomando e que objetiva, entre outros, a diminuir o fluxo de pessoas na entrada do evento”, diz Thaís Del Ben, gerente de Marketing da WTM Latin America.
O credenciamento para a WTM Latin America 2022 já foi aberto e a visitação só será permitida mediante inscrição prévia e apresentação do ciclo completo de vacinação. Todos os protocolos sanitários estão adotados e disponíveis no site.
Sobre o World Travel Market
O portfólio do World Travel Market (WTM) compreende os principais eventos de viagens, portais online e plataformas virtuais em quatro continentes, gerando mais de US$ 7,5 bilhões em negócios do setor.
Sobre a WTM Latin America
A WTM Latin America ocorre anualmente em São Paulo e atrai cerca de 19 mil profissionais de turismo durante três dias de evento. A feira oferece conteúdo qualificado, além de networking e oportunidades de negócios. Em sua nona edição — a primeira 100% virtual, realizada em 2021 — a WTM Latin America seguiu seu foco na geração efetiva de negócios e atingiu a marca de 4.200 encontros realizados entre compradores, agentes de viagens e expositores.
Natal receberá o Encontro Nacional de Presidentes das Abavs estaduais

A presidente da Abav- RN, Michelle Pereira anunciou que Natal receberá de 31 de março a 3 de abril, o Encontro Nacional de Presidentes das Abavs estaduais e diretoria da Abav Nacional a ser realizado no SERHS Natal Grand hotel & Resort. Segundo Michelle, que sugeriu promover o evento em Natal, este será um marco na história da Abav-RN e no turismo do Rio Grande do Norte, já que o evento sempre ocorreu em São Paulo . Virão ao todo, 28 presidentes das Abavs, incluindo o presidente da ABAV-DF e a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, além de 22 diretores da Abav Nacional . O jantar de abertura será no dia 31 de março, em local a ser confirmado com a presença de 01 representante de cada agência abaviana. O evento conta com apoio da Emprotur/ Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sindetur-RN, Prefeitura de Natal e Tibau do Sul, Preserve Pipa, Sebrae RN, Fecomercio, hotéis SERHS Natal e Ocean Palace.
Para organizar todos os detalhes deste importante evento, Michelle Pereira conta com apoio da vice presidente da Abav-RN, Ohana Fernandes e da diretora de eventos, Jarbiana Costa.
Vila Galé Opera em Lisboa recebe o 5º Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira
Será sexta-feira (11) às 19hs no Vila Galé Opera, em Lisboa, o 5º Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira. Evento de networking, que acontece no Brasil . Em formato palestra jantar e por adesão custa por pessoa 28 euros com bebidas inclusas. Terá como palestrante, o CEO da Portugal Lux, Paulo Henrique Salles Cunha que falará sobre a retomada do turismo, sua passagem pela TAP até chegar a Portugal Lux. O evento conta com apoio da Nethospitality , El Corte Inglês de Lisboa, Terra Tour Turismo, Promartur Viagens e turismo, SERHS Natal Grand hotel & resort, Assist Card Brasil. Os interessados em participar podem contactar esta colaboradora pelo instagram @cristinaliraturismo ou pelo whatsapp (+55 84994316084)
7ª Rodada de Negócios da Foco Operadora em João Pessoa (PB)
Estarei na BTL em Lisboa. Os interessados em marcar um café, agendem. Estarei como jornalista de Turismo, do meu blog Turismo por Cristina Lira, colaboradora daqui da Ambitur e também representando a 7ª Rodada de Negócios da Foco Operadora, que tem 12 anos no mercado brasileiro , com matriz em Natal, e filiais no Nordeste , além de representação no Norte do Brasil , promoverá a sétima rodada de 25 a 28 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa na Paraiba e receberá cerca de 600 agentes de viagens do Brasil.






















































