• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
28/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Segundo airbus A320neo da Azores Airlines já está em Portugal

    Grupo de quatro empresários formaliza proposta para compra da Azores Airlines

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Câmara Municipal de Lisboa vai fazer estudo sobre impacto do turismo na capital

    Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Aeroporto da Madeira foi único no país a crescer entre janeiro e agosto

    Aeroporto da Madeira ultrapassa marca histórica dos cinco milhões de passageiros

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Segundo airbus A320neo da Azores Airlines já está em Portugal

    Grupo de quatro empresários formaliza proposta para compra da Azores Airlines

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Câmara Municipal de Lisboa vai fazer estudo sobre impacto do turismo na capital

    Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Aeroporto da Madeira foi único no país a crescer entre janeiro e agosto

    Aeroporto da Madeira ultrapassa marca histórica dos cinco milhões de passageiros

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Hospitality Insights, por Glória Peixe: “A Sustentabilidade na Estratégia de Vendas e Marketing do Hotel”

A Ambitur.pt inicia hoje uma nova rubrica quinzenal, da inteira responsabilidade de Glória Peixe, Regional Director of Sales & Marketing JJW Hotels & Resorts - Algarve.

09/08/2023
em Advisor, Destaque_Newsletter, Home, Opinião
Tempo de leitura: 6 minutos
Home Advisor Opinião
0
PARTILHAS
1.8k
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A Ambitur.pt inicia hoje uma nova rubrica, da inteira responsabilidade de Glória Peixe, Regional Director of Sales & Marketing JJW Hotels & Resorts – Algarve. A intenção é a partilha de conhecimentos, tendências e experiências que permitam aos nossos leitores ganharem novas perspetivas sobre a hotelaria em geral, bem como estratégias inovadoras nas áreas de vendas, marketing e marketing de F&B. De uma forma quinzenal, Glória Peixe escreverá para a Ambitur.pt, dando-nos “Hospitality Insights“, mas também irá desafiar colegas a participarem da discussão e a coescreverem artigos de opinião nas diferentes áreas hoteleiras.

Por Glória Peixe, Regional Director of Sales & Marketing JJW Hotels & Resorts – Algarve

A indústria hoteleira enfrenta um desafio significativo perante o crescente aumento das preocupações ambientais e da consciencialização dos hóspedes sobre a importância da sustentabilidade. A hotelaria está a perceber que, para além de oferecer serviços de alta qualidade e conforto, é essencial adotar práticas sustentáveis na sua estratégia (igualmente de marketing) para atrair um público cada vez mais envolvido com a temática ambiental. Neste artigo, irei explorar como a sustentabilidade se poderá tornar num fator diferenciador para o hotel, enquanto cativa os hóspedes que valorizam experiências autênticas, responsáveis e ecologicamente conscientes.

1. A Sustentabilidade

A crescente preocupação com as mudanças climáticas e o impacto ambiental das atividades humanas tem impulsionado uma mudança nos hábitos de consumo. O turista, em particular, está a procurar opções de alojamento que estejam alinhadas com os seus valores e preocupações ambientais. Neste contexto, os hotéis que adotem práticas sustentáveis têm uma vantagem em atrair este público cada vez mais consciente e exigente.

2. Práticas Sustentáveis

Existem várias formas pelas quais a indústria hoteleira pode incorporar a sustentabilidade na sua estratégia. Desde a adoção de tecnologias de eficiência energética e redução de resíduos, até ao envolvimento com a comunidade local e o apoio a iniciativas sociais e ambientais, cada ação pode fazer a diferença na perceção do público e no desenvolvimento de boas práticas ambientais, inclusivamente com poupanças que poderão traduzir-se em melhores resultados operacionais.

3. Atração do Público Consciente

Ao comunicar as suas práticas sustentáveis, os hotéis podem atrair um público-alvo mais consciente e preocupado com as questões ambientais. Ações de marketing que destaquem iniciativas sustentáveis, como o uso de energia renovável, a redução de plásticos descartáveis e a promoção do turismo de baixo impacto ambiental, despertam o interesse do turista que procura uma estadia responsável. Exemplos construtivos nesta área, preconizadas pela IHG Hotels & Resorts, quando em Outubro de 2018 anunciou a remoção de utilização palhinhas plásticas de uso único até ao final de 2019 (Link) e o anúncio em Junho de 2022 pela mesma companhia, sobre a sua colaboração global com a empresa de bens de consumo Unilever para substituir os banalizados amenities de utilização única, por amenities de grande dimensão (Link).

4. Criação de Experiências Autênticas e Envolventes

A sustentabilidade também pode proporcionar a oportunidade de criar experiências autênticas e envolventes para os hóspedes. Por exemplo, podemos sugerir passeios e atividades que destaquem a biodiversidade local, promovendo a consciencialização ambiental e o respeito à natureza. Estas experiências podem estabelecer conexões emocionais com os hóspedes e contribuir para a fidelização da clientela.

5. Parcerias com Comunidades Locais e Iniciativas Sustentáveis

A colaboração com a comunidade local e o apoio a iniciativas sustentáveis reforçam a imagem de responsabilidade social do hotel e envolve o negócio hoteleiro no panorâmica e responsabilização para a sustentabilidade local. Parcerias com organizações não governamentais, projetos de preservação ambiental e ações de voluntariado são alguns exemplos de como a hotelaria pode afirmar o seu compromisso da empresa com o bem-estar do planeta e da sociedade em que está inserida. Abaixo apresento alguns exemplos de parcerias que apresentam potencial de desenvolvimento na Região do Algarve*:

Parcerias com Organizações Locais:

  • Associação Almargem: organização dedicada à preservação do património natural e cultural do Algarve.
  • Quercus Algarve: Uma associação de conservação ambiental que trabalha em várias questões, incluindo biodiversidade e energias renováveis.

Programas de Reciclagem:

  • Algar: empresa de gestão de resíduos que poderá fornecer orientações sobre a implementação de programas de reciclagem e recolha seletiva.

Apoio a Iniciativas Locais:

  • Festival Med: festival de música que celebra a diversidade cultural do Mediterrâneo, promovendo a sustentabilidade e a inclusão.
  • Projeto RIAS: centro de recuperação de animais selvagens no Algarve, que aceita doações e voluntários para ajudar na reabilitação da fauna local.

Oferta de Atividades Sustentáveis:

  • Empresas turísticas cujo foco seja a sustentabilidade que, por exemplo, disponibilizem passeios de bicicleta pelo Algarve, enfatizando o turismo sustentável e a exploração da natureza ou de passeios de barco com foco na educação e conservação marinha, permitindo que os hóspedes aprendam sobre a vida marinha local.

Educação e Sensibilização:

  • Centro de Ciência Viva do Algarve: museu interativo dedicado à ciência e sustentabilidade, onde os hóspedes podem aprender sobre questões ambientais locais.
  • Visitas guiadas pela Rota da Cortiça: atividade educativa que mostra aos hóspedes a importância da cortiça na economia e ecologia do Algarve.

Integração com a Cultura Local:

  • Mercado de Loulé: através do incentivo aos hóspedes a visitar o mercado local, onde podem encontrar produtos frescos, artesanato e outros produtos típicos da região.
  • Algarve Shopping: por via da promoção de visitas ao centro comercial local, que abriga lojas e restaurantes que valorizam a gastronomia e cultura algarvias.

6. Certificações e Selos Sustentáveis

Uma maneira eficaz de comunicar o compromisso do hotel com a sustentabilidade é obter certificações e selos sustentáveis reconhecidos internacionalmente. Por exemplo, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) atesta o desempenho ambiental do edifício e das operações do hotel, enquanto selos como o Green Key e o EarthCheck demonstram o compromisso com práticas sustentáveis. Estas certificações não apenas validam as ações do hotel, mas também fornecem informações confiáveis ​​aos hóspedes sobre o seu impacto ambiental positivo.

7. Educação e Consciencialização dos Hóspedes

Ao implementar práticas sustentáveis, os hotéis têm a oportunidade de educar e consciencializar os seus hóspedes sobre questões ambientais. Através de materiais informativos nos quartos, preferencialmente eco-friendly, painéis explicativos na receção e atividades relacionadas com as experiências natureza locais, a indústria hoteleira pode contribuir para o envolvimento dos hóspedes em iniciativas de sustentabilidade. A consciencialização aumenta a valorização das ações sustentáveis do hotel e pode influenciar os hóspedes a adotarem comportamentos mais responsáveis também durante a sua estadia.

8. Colaboração com Fornecedores Sustentáveis

A sustentabilidade não se limita apenas às operações internas do hotel, mas também pode estender-se à cadeia de fornecedores. Ao dar preferência a fornecedores que seguem práticas sustentáveis, como a utilização de materiais recicláveis, produtos biodegradáveis ​​e processos de produção sustentáveis, o hotel pode demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade em todas as etapas do negócio. Esta colaboração poderá fortalecer as iniciativas sustentáveis do hotel e incentivar outras empresas a adotarem práticas mais amigas do ambiente.

9. Medição e Transparência de Impacto

Para sustentar o compromisso com a sustentabilidade, é importante que o hotel meça e divulgue o seu impacto ambiental. Poderemos desenvolver esta ação através de relatórios de sustentabilidade que apresentem metas e resultados alcançados em áreas como consumo de energia, gestão de resíduos, redução de emissões de carbono e conservação de recursos naturais. A transparência na divulgação destas informações mostra a seriedade do hotel em relação à sustentabilidade e ajudará a desenvolver uma relação de confiança com os hóspedes.

A sustentabilidade, vista também um elemento estratégico de marketing na hotelaria é mais do que uma tendência passageira. É uma abordagem que se tornou essencial para atrair um público cada vez mais consciente e preocupado com a questão ambiental e de sustentabilidade do planeta. A adoção de práticas sustentáveis poderá diferenciar o hotel no mercado, fortalecer sua reputação e contribuir para um turismo mais responsável e consciente. Ao incorporar a sustentabilidade em todas as etapas da operação, desde a construção até às parcerias com fornecedores e a “educação” dos hóspedes, o hotel pode se destacar como um exemplo positivo na indústria hoteleira e ajudar a construir um futuro mais sustentável para o planeta.

* Disclaimer: A informação apresentada neste artigo é resultado de pesquisa online e pode não ser completamente precisa, completa ou atualizada. Recomenda-se que os leitores validem as informações aqui fornecidas caso-a-caso, especialmente quando se tratar de questões cruciais ou de importância decisiva. O autor e os responsáveis por este artigo não se responsabilizam por quaisquer ações tomadas com base unicamente nas informações contidas neste texto.

 

Tags: Glória PeixeHospitality Insightshotelariaopiniãosustentabilidade
Artigo anterior

Turkish Airlines e Thai Airways assinam acordo de joint venture

Próximo artigo

InterContinental Cascais-Estoril traz experiência gastronómica japonesa este verão

Artigos Relacionados

Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios
Destino do mês

Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

27 de Novembro, 2025
39
Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…
Destino do mês

Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

27 de Novembro, 2025
74
Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior
Destino do mês

Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

27 de Novembro, 2025
48
Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores
Empresas

Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

27 de Novembro, 2025
38
Próximo artigo
InterContinental Cascais-Estoril traz experiência gastronómica japonesa este verão

InterContinental Cascais-Estoril traz experiência gastronómica japonesa este verão

Notícias Populares

  • Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Projeto europeu inaugura “laboratório vivo” em Palmela para dar nova vida aos resíduos vinícolas
27 Novembro 2025
Projeto europeu inaugura “laboratório vivo” em Palmela para dar nova vida aos resíduos vinícolas
Quadrante consolida operação global com objetivo de liderar transição energética e mobilidade
27 Novembro 2025
Quadrante consolida operação global com objetivo de liderar transição energética e mobilidade
Tetra Pak lança sistema integrado de bomba de calor para eletrificar a pasteurização e reduzir o consumo de energia
27 Novembro 2025
Tetra Pak lança sistema integrado de bomba de calor para eletrificar a pasteurização e reduzir o consumo de energia
Sonae Arauco reduziu emissões de GEE em 41% desde 2019
27 Novembro 2025
Sonae Arauco reduziu emissões de GEE em 41% desde 2019

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC