O Aeroporto Humberto Delgado está a adotar uma política de “aeroporto silencioso” em resposta à crescente procura por um ambiente de aeroporto mais calmo e sereno.
Esta iniciativa visa melhorar a experiência dos passageiros, minimizando as interrupções auditivas e promovendo uma atmosfera tranquila dentro dos terminais aeroportuários. Em vez de depender de frequentes e muitas vezes avassaladores anúncios por sistema de som, os aeroportos silenciosos utilizam sistemas de informação visual para comunicar detalhes essenciais aos passageiros.
A implementação desta política será concluída em três fases, estando agora em vigor a primeira, onde os anúncios de embarque e de última chamada serão ouvidos, alinhados com as observações do SIVVs por alteração do status do embarque no GOPads.
Os monitores de porta de embarque, ou outra sinalização visual, serão utilizados para substituir os restantes anúncios de embarque (bagagem de mão, pré embarque, fases de embarque – zonas, grupos, filas. O “airline gate client” poderá ser utilizado para anúncios de atrasos e cancelamentos.
Na fase dois, os anúncios de embarque e de última chamada serão descontinuados. Os “remarks” resultantes do status do embarque continuarão a ser exibidos através dos SIVVs e os monitores de porta de embarque serão utilizados para a gestão do embarque. O “airline gate client” poderá ser utilizado para anúncios de atrasos e cancelamentos.
Na última fase, os “remarks” de embarque e de última chamada serão exibidos através dos SIVVs e todo o processo de embarque será gerido através dos monitores de porta de embarque. O “airline gate client” será descontinuado.
O logo escolhido para cada momento do embarque será apresentado no monitor. A informação de voo (número e destino) será apresentada na barra de rodapé:























































