A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens vai realizar, na próxima sexta-feira (16 de janeiro), uma reunião geral nacional dedicada à apresentação da sua proposta de regulação da atividade dos consultores de viagens. A sessão terá lugar entre as 16h00 e as 17h00, em formato online, através da plataforma Microsoft Teams, e destina-se a agentes, empresários, profissionais de agências de viagens e demais interessados na organização e qualificação desta atividade.
Esta iniciativa insere-se no trabalho contínuo desenvolvido pela ANAV no sentido de reforçar a transparência, credibilidade e sustentabilidade do setor das agências de viagens, promovendo um enquadramento regulatório claro para a atividade de consultoria e angariação, alinhado com as boas práticas nacionais e europeias.
Para Miguel Quintas, presidente da ANAV, este é um dos problemas do setor que urge clarificar: “A inexistência de um enquadramento transparente para a atividade de consultores e angariadores tem criado assimetrias no mercado, riscos a nível de reputação e insegurança jurídica para os próprios profissionais. Esta proposta da ANAV procura trazer equilíbrio, regras claras e justiça concorrencial, protegendo as agências de viagens, os consumidores e os profissionais que atuam de forma séria e responsável”.
O responsável explica ainda: “Não se trata de criar mais burocracia, mas, sim de estabelecer critérios mínimos de atuação, transparência e responsabilidade, valorizando a profissão e reforçando a confiança no canal das agências de viagens”.
Durante a reunião serão apresentados:
- Os princípios estruturantes da proposta de regulação;
- Os objetivos institucionais do modelo proposto;
- O impacto esperado para agências de viagens, consumidores e mercado;
- O enquadramento jurídico e os próximos passos institucionais.
A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia obrigatória que poderá ser efetuada através deste link: https://forms.gle/s8DtB9ctZsLtqAcH7.



















































