Tudo parece encaminhado para que o verão de 2021 seja melhor do que o verão de 2020 para a hotelaria e o turismo em geral. É nisso que acredita Lino Martins, diretor comercial da AP Hotels & Resorts, que, em declarações ao Ambitur.pt, garante que “notamos já uma procura consistente especialmente para as unidades que disponibilizam o regime de Tudo Incluído (TI)”. A maioria dos clientes virá do mercado nacional, centrando-se nos dois meses de verão – julho e, sobretudo, agosto. Mas as taxas de ocupação registadas até à data nas unidades que disponibilizam o TI são já “muito consideráveis” e “anteveem bons resultados”.
Mas o responsável desta cadeia hoteleira adianta que é importante observar que, ao contrário do que sucedeu em 2020, ano em que no verão praticamente não houve clientes internacionais, para este ano são esperadas estadias de clientes estrangeiros. “As ligações aéreas estão garantidas ou, pelo menos, a vontade de diversos tour operadores e companhias aéreas de vender Portugal e o Algarve é muito real”, frisa Lino Martins. E destaca aqui a gestão que se tem feito da pandemia, bem como o ritmo de vacinação, “o que vai ajudar no aumentar da perceção de que somos um destino seguro”, defende. Claro que a AP Hotels & Resorts tem consciência das restrições que ainda existem, essencialmente a nível da exigência de testes, e que isso pode limitar as viagens em família. “Dentro de todas as restrições vigentes, neste momento, o mercado do Reino Unido espera-se que seja um dos melhores que irá vender o Algarve”, aponta. E adianta que mercados como o Benelux e a Alemanha também poderão reagir bem, mas que as restrições ainda em vigor poderão arrastar as estadias para meses como setembro e outubro. Salienta ainda o mercado natural espanhol, “que será muito importante este verão”.
Hotéis a reabrir e novidades a estrear
No grupo ao Hotels & Resorts, que detém seis unidades, houve duas que nunca chegaram a encerrar, estando operacionais desde o verão passado e todo o inverno: o AP Eva Senses, na cidade de Faro, e o AP Victoria Sports & Beach. A cadeia hoteleira também não esteve parada durante os piores momentos da pandemia de Covid-19 e apostou, por exemplo, na renovação do restaurante do AP Victoria Sports & Beach que, este ano, estará a funcionar em regime de TI. “Este novo conceito implicou uma forte renovação com o tema do Desporto e da Praia”, explica Lino Martins. A unidade dispõe agora de “um restaurante elegante e muito versátil com duas zonas de esplanadas bem como um novo Bar”. Também o AP Adriana Beach Resort foi alvo de remodelação nas áreas exteriores, com uma aposta forte em novas zonas de esplanada. Em Tavira, no AP Maria Nova Lounge, houve um reforço e reconversão das áreas de alimentação e bebidas, nomeadamente no Roof Top Nomad Restaurant & Bar.
Mas nem só de renovações viveu o grupo ao longo destes meses, mantendo os timings de construção e inauguração de um novo hotel em Cabanas de Tavira, o que “demonstra bem a intenção do grupo de continuar a apostar no Algarve”, frisa o diretor comercial da AP Hotels & Resorts. Trata-se do Ap Cabanas Beach & Nature, que irá abrir portas a 27 de junho, sendo a primeira unidade do grupo construída de raiz. Serão 181 quartos numa unidade “adults friendly” (a partir dos 14 anos), com classificação energética global de A+, utilização de energia 100% renovável, entre outros detalhes que comprovam a sua aposta no ambiente e na sustentabilidade.
Recém-aberto está o AP Adriana Beach Resort, desde 5 de maio. E o AP Maria Nova Lounge deverá reabrir já no próximo dia 14 de maio. O Ap Oriental Beach, em Portimão, deverá voltar a abrir portas a 12 de maio.
Confiança nos hotéis
Para Lino Martins, “a curva de aprendizagem do ano anterior demonstrou que os clientes confiam nos protocolos sanitários que a generalidade da hotelaria criou e implementou, ou seja, existe já uma certa confiança e reconhecimento desses protocolos, onde se destaca o selo Clean & Safe”. Mas admite que esta confiança “tem de ser mantida e reforçada”, cabendo agora aos hotéis “inovar, implementar e seguir escrupulosamente esses protocolos sanitários”.
No grupo AP Hotels & Resorts houve uma aposta na formação dos recursos humanos e, parte dessa formação, assenta precisamente nos protocolos sanitários, nomeadamente nas áreas de restauração, bares, animação e atendimento, ou seja, no contacto direto com os clientes.
Lino Martins reconhece que “esta crise criou oportunidades de repensar o nosso produto e reforçámos, e muito, a forma como disponibilizamos e organizamos os nossos serviços”. A cadeia reforçou tudo o que está ligado a zonas exteriores, novas esplanadas, novas áreas de restauração, novos layouts e zonas de serviço reconfiguradas.