A Agência de Promoção de Albufeira (APAL) constituiu um grupo de trabalho para dinamizar novas estratégias da promoção turística do concelho algarvio. Refletir sobre o estado do setor turístico e desenvolver a cooperação com os associados e as entidades locais foram outros elementos discutidos numa reunião que decorreu na semana passada.
Num comunicado enviado à imprensa, a direção da APAL sublinha a nova estratégia, que passa “por valorizar o papel desta instituição para que possa ser um fórum de promoção do destino ainda mais eficaz, integrando a variada oferta turística presente neste território”.
Na sessão conduzida por Desidério Silva, presidente da APAL, foram apresentadas algumas das iniciativas que fazem parte do Plano de Atividades da APAL para 2023. O documento aprovado em janeiro “contempla um conjunto de ações em vários mercados, assim como a presença em feiras, a organização de ‘workshops’ e ‘fam trips’”.
Os vários interlocutores falaram ainda sobre questões como a sazonalidade, a relação com as entidades parceiras, o investimento em ferramentas digitais para reforçar a promoção de Albufeira, a valorização dos mercados de nicho, a promoção dos mercados com voos diretos para Faro e a publicidade de eventos que possam maximizar os investimentos realizados pelas entidades promotoras.
No comunicado, a APAL revelou ainda que pretende reforçar a sua comunicação institucional para dar a conhecer melhor o trabalho efetuado pela agência, com vista a atrair novos associados e aumentar a sua rede de parceiros.
“A APAL, em articulação com a autarquia, associados e parceiros, pode desempenhar um papel cada vez mais importante no sentido de identificar oportunidades de promoção, agregar os associados em ações conjuntas e contribuir para valorizar a marca «Albufeira»”, pode ler-se.
As conclusões da primeira reunião deste grupo de trabalho servirão, explica a APAL, para sustentar opções estratégicas futuras, com novos ‘inputs’ e sugestões.